3 benefícios da dança para a sua saúde

Refuturiza - 18 Janeiro, 2023

PreparaTodos

3 benefícios da dança para a sua saúde

Já pensou como a dança pode ser uma atividade completa, capaz de trazer benefícios para a sua saúde mental e física? Não? Então, vem descobrir!

Já pensou como a dança pode ser uma atividade completa, capaz de trazer benefícios para a sua saúde mental e física? Não? Então, vem descobrir!

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em que o app Tik Tok mais faz sucesso?

De acordo com o site Terra, em agosto do ano passado (2022), a plataforma já contava com quase 62 milhões de brasileiros inscritos -, ficando atrás apenas da China e seus cerca de 200 milhões de usuários.

Se você nunca acessou essa rede, ela é conhecida  por seus vídeos curtos e, usualmente, recheados de dancinhas coreografadas que viram trend.

Apesar do aplicativo ser cercado de polêmicas e críticas, a sua fama pode ser um reflexo da paixão do brasileiro pela dança. 

Nossa tropicalidade não perde tempo quando o assunto é balançar o esqueleto ao som dos mais variados ritmos. Seja axé, funk, piseiro, pop ou samba de gafieira (entre tantos outros), o brasileiro se joga na pista  “sem medo de ser feliz”.

E você, curte dançar?

Se a sua resposta foi sim, saiba que tem nas mãos uma excelente ferramenta para cuidar do bem-estar.

Ficou curioso? Então, vem com a gente desvendar os benefícios da dança para a saúde física e mental.

  • Formar laços de amizade

Pode até acontecer, mas é incomum que alguém dance sozinho.

Durante a pandemia, por exemplo, muitas pessoas, que queriam manter a rotina de atividades físicas, optaram por aulas de dança on-line, já que muitos ritmos podem ser executados sem a necessidade de um parceiro.

Mas o que é mais usual quando pensamos nessas aulas é que elas aconteçam em grupos. E esse é um ponto positivo.

Quando estamos com a nossa turma, diante de um espelho, tentando aprender uma coreografia, usamos o gesto do outro como referência para aquilo que vamos fazer. E dessa forma, acontece um apoio mútuo entre todos aqueles que estão aprendendo juntos.

E quando a aula pede a formação de duplas, como é o caso da Dança de Salão, essa troca é ainda mais intensa.

Assim, as aulas de dança são ótimas para o desenvolvimento de relações interpessoais e para formar laços de amizade - essenciais para a manutenção da saúde mental e emocional.

  • Exercita o cérebro

Os cientistas afirmam que um dos principais hábitos para evitar doenças neurológicas é manter o cérebro ativo e, de preferência, realizando tarefas não usuais. 

Fazer palavras-cruzadas (mesmo que no modelo digital), tocar um instrumento ou mesmo escolher uma rota diferente para ir ao trabalho são algumas das atividades que ajudam a estimular o bom funcionamento cerebral. E a dança também é uma delas.

Além do estímulo sonoro - já bastante importante para o cérebro - os movimentos de uma coreografia estimulam diversas de suas áreas, provocando a construção de novas sinapses.

E também: desenvolvimento do equilíbrio corpóreo; aprimoramento do foco e da atenção; ampliação e preservação da memória e exercício do raciocínio.

Como você pode ver, os benefícios neurológicos são muitos.

  • Sensação de bem-estar

Você sabe o que é a serotonina?

É um hormônio natural, conhecido como hormônio da felicidade. E ele recebe popularmente este nome porque, entre as suas principais funções, estão a regulação do sono, do humor, do ritmo cardíaco, da memória e da temperatura corporal. Tudo aquilo que precisamos para produzir a sensação de bem-estar - comumente entendida como felicidade.

Como dissemos, ele é um hormônio natural, ou seja, produzido regularmente pelo corpo. Mas existem formas de aumentar a sua produção. E a principal delas é através das atividades físicas.

E quando essa atividade agrega ainda mais prazer, como é o caso da dança, essa sensação de bem-estar é maximizada.

O aumento da produção de serotonina também é fundamental para reduzir os sintomas do estresse, da ansiedade e da depressão, três transtornos mentais que atingem um grande percentual da população.

Dançar traz leveza para corpo e alma!

=> Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Tópicos: Saúde, Bem Estar, Dança


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more