ADM, sua linda, você não cansa de ser perfeita?
Para quem não sabe, Administração é uma das áreas com maior potencial de crescimento do nosso país. E sabe por que? Por ser um curso bastante abrangente e com grandes possibilidades de atuação.
O administrador é aquele que sabe planejar e gerenciar os recursos - materiais, financeiros e mesmo humanos - de um negócio, seja ele qual for.
Assim, não faltam oportunidades para esses profissionais, nos mais variados setores.
Não é de hoje que se fala da necessidade de encontrar soluções para a sustentabilidade do planeta.
Apesar de ter começado a ser falada ainda nos anos 1970, durante muito tempo, tudo que se dizia ecológico estava, na verdade, vestido daquilo que se chamou de greenwash. As empresas podiam até dizer que seus produtos eram "verdes", mas a realidade se mostrava outra, com uma cadeia de produção dependente de exploração nociva da natureza.
Agora, porém, a crise ambiental e climática se agravou e o mundo tem exigido das empresas um compromisso verdadeiro com a sustentabilidade.
Cabe, então, ao administrador cuidar para que todas as etapas de produção da empresa sejam verdadeiramente verdes e reduzam ao máximo o impacto na natureza.
A sustentabilidade não diz respeito apenas ao meio ambiente. Em um mundo ainda muito desigual, precisamos também olhar para a sustentabilidade social.
É claro que toda empresa precisa buscar o lucro - afinal, é isso que a mantém "viva". Isso não significa, porém, manter uma mentalidade de exploração tanto nas relações internas (com os colaboradores) quanto nas relações externas (com os consumidores).
De que forma a gestão empresarial pode pensar em ações que contribuam para o desenvolvimento social? É isso que o líder do futuro precisa ter em mente.
O mundo digital ampliou as possibilidades geográficas de atuação das empresas
Hoje, você só precisa de um aparelho celular e se avesso à internet para se conectar com pessoas de todo o mundo. Assim, muitos são os negócios que decidem ampliar sua área de atuação e investir no público consumidor de outros países.
Mas como fazer isso?
É aí que entram a gestão internacional e o profissional de administração, buscando estratégias para se inserir no mercado internacional e alcançar competitividade.
Uma gestão de sucesso busca sempre melhorar resultados e alcançar as metas de crescimento definidas.
Uma das melhores maneiras de conseguir isso é investir em tecnologia. Hoje em dia, temos inúmeras ferramentas à nossa disposição para melhorar o rendimento das equipes e a oferta de produtos e serviços.
O administrador do futuro que quer se destacar precisa estar antenado nessas novas tecnologias.