Cerca de 30% dos trabalhadores do Brasil tem burnout.
Alarmante, né?
Esse dado foi publicado pelo Jornal da USP no final do ano passado e serve para nos mostrar que PRECISAMOS desenvolver uma relação mais saudável com a nossa profissão - principalmente no que diz respeito à nossa saúde mental.
Muitas pessoas têm se sentido exaustas, frustradas e desanimadas, como se estivessem em um beco sem saída. Ainda que não tenham desenvolvido o burnout, sofrem de estresse e isso provoca nelas uma série de outros problemas de saúde, como pressão alta, gastrite e dores musculares.
Como fazer, então, para ter uma relação mais saudável com o trabalho?
Nós separamos 05 dicas para te ajudar nessa missão. Vem conferir!
1) Autoconhecimento
Você sabe dizer quanto tempo precisa para executar uma tarefa?
E quanto você rende em um dia de trabalho? Já parou pra fazer essa conta?
Você precisa saber o que a sua agenda comporta (ou seja, o que você dá conta de fazer nas horas disponíveis para o trabalho)!
Esse é o primeiro passo para “desenrolar” a rotina, garantindo a sua organização diária, nossa próxima dica.
2) Organização
Você já teve a sensação de que seu trabalho é um tsunami prestes a te engolir? Se sim, saiba que isso é comum, ainda que não seja natural.
Entenda: você domina o seu trabalho e não o contrário. Essa ideia de estar em meio a uma avalanche ou maremoto mostra que não estamos no comando da nossa vida profissional. E o primeiro passo para reverter esse quadro é organizar sua lista de afazeres.
O que é realmente importante? E entre essas tarefas, quais são prioridade? Quantas delas você será capaz de concluir em um dia? Quantos dias serão necessários para fechar a sua lista?
É alto o percentual de profissionais que, por acharem que podem dar “um passo maior do que a perna”, acabam se vendo num estado de estresse bastante acentuado.
3) Saiba dizer não
Três letrinhas formam uma simples palavra que parece impossível de ser dita por algumas pessoas.
Existem muitas razões por trás da nossa dificuldade de estabelecer limites e entre elas está o nosso medo de rejeição e o desejo de agradar a todos. E é claro que isso se torna ainda mais intenso quando estamos no trabalho - o medo do desligamento é real, né? Só que você se tornará um profissional mais admirado e respeitado se souber se colocar (com respeito, é claro!). Isso demonstra maturidade!
4) Invista na endorfina
Boa alimentação, hidratação e exercícios físicos são essenciais para o equilíbrio…da mente!
Se você ainda tem a falsa ideia de que corpo e mente são partes separadas do seu ser, mude agora mesmo esse conceito. A endorfina é conhecida como o hormônio da felicidade e sua produção está diretamente ligada às práticas que citamos acima.
5) Entenda a raiz do problema
As dicas que demos até agora só são verdadeiramente úteis naqueles casos em que tudo está funcionando dentro da normalidade. Mas e quando essa não é a realidade?
Existem casos em que o estresse e o burnout são consequência de um relacionamento profissional tóxico. Isso pode vir da liderança ou mesmo de outros colegas e o importante é verificar se há meios de interromper o ciclo dos abusos. Caso a resposta seja NÃO, desenhe um plano de ação para buscar um outro espaço de trabalho.
Sim, a gente sabe que isso não é simples… No entanto, você precisa ser a sua prioridade. A médio e longo prazo, as relações tóxicas trazem um forte impacto negativo para a saúde. E a sua profissão deve ser um caminho de construção, não de adoecimento.
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A última coisa que a gente quer te dizer é que saúde mental é coisa séria. Mesmo com todas as nossas dicas, se você já tem percebido que não está bem, procure ajuda profissional e faça os tratamentos indicados.
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