Você gosta de pesquisar sobre beleza e estética? Está sempre pesquisando (e experimentando) as novidades da área? Já pensou até em investir profissionalmente nela?
Então a gente vai te dar um empurrãozinho!
Se você deseja se tornar um(a) profissional dessa área, saiba que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome produtos e serviços deste setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Mesmo durante a pandemia, o mercado não parou de crescer.
E o que conseguimos entender com essa informação?
Que para nós, brasileiros, cuidar da beleza é visto como algo essencial.
E engana-se quem pensa que apenas as mulheres consomem esses produtos e serviços. Cada vez mais o público masculino têm se preocupado com a aparência e investido no personal care (do inglês, cuidado pessoal). Nos últimos 5 anos, o número de consumidores homens dessa área dobrou!
O sucesso é tanto que uma das principais empresas especializadas em depilação a laser do país chegou à bolsa de valores - aumentando o seu número de investidores.
Um dos grandes legados da pandemia em termos de consumo é o desejo de alinhar saúde com beleza e bem-estar.
Definitivamente, as pessoas estão mais preocupadas em investir em práticas que tragam resultados “para dentro” e “para fora”.
Nesse sentido, destacam-se serviços como aulas de Yoga - que trabalha corpo e mente de forma integrada - e massagem com drenagem linfática - que além de ajudar na perda de peso, melhora a oxigenação do corpo, a circulação sanguínea e ajuda a liberar toxinas.
Você já ouviu falar em produtos cruelty free (do inglês, sem crueldade)?
A expressão é o lema do movimento que luta pelos direitos dos animais no Brasil e no mundo.
Assim, quando compramos um produto de personal care que tenha essas palavras em sua embalagem ou, ainda, que indique ser vegano - sim, veganismo não diz respeito apenas à comida! -, você pode ter certeza de estar consumindo algo que, além de não possuir nenhum ingrediente de origem animal em sua fórmula, também não faz testagem nos bichinhos.
Esses produtos são, geralmente, um pouco mais caros que o padrão, mas ainda assim encontram uma clientela fiel, que não abre mão dos seus ideais.
Uma outra tendência desse período é a valorização daquilo que está sendo chamado de beleza natural.
E o que isso significa na prática?
Que cada vez menos as pessoas estão dispostas a se enquadrar em um padrão de beleza pré-estabelecido. Agora, o que elas querem, são tratamentos, procedimentos e serviços que ajudem a valorizar as suas características naturais!
É o que se chama de “encontrar a sua melhor versão”.
E isso impactou, também, o mercado de procedimentos.
Além de um número grande de pessoas querendo "voltar atrás" - retirando próteses e preenchimentos -, o que se deseja hoje é realizar intervenções "invisíveis", ou seja, que parecem não existir.
Sabe aquela história de ficar um tempão parado em frente à prateleira de cosméticos tentando entender qual xampu, condicionador ou creme de adequa ao seu tipo de cabelo?
Então, isso agora é passado!
Outra área do setor que só faz crescer é a de produtos personalizados de personal care.
Você entra no site, coloca as características da sua pele ou cabelos e eles enviam para a sua casa os produtos certos para o seu cuidado.
Isso mostra mais uma tendência do mercado, que alcança não apenas o setor de beleza: a vontade do consumidor de se sentir único!
Então, independentemente do produto ou serviço que você oferece, vale pensar em estratégias que façam com que a pessoa sinta a exclusividade do atendimento. Isso, certamente, vai fazer com que o seu negócio se destaque.
É um fato: a pandemia mudou a nossa maneira de pensar e também de consumir. E um dos hábitos desenvolvidos durante esse tempo e que parece que veio para ficar é fazer assinaturas de produtos para receber mensalmente em casa.
Produtos de higiene, maquiagem e personal care fazem parte dessa lista.
Isso nos mostra que o consumidor segue interessado em comodidade, mas sem perder de vista o ponto anterior: a personalização da entrega.
Alguns serviços de assinatura, como o de livros, entregam os mesmos produtos para todos os seus clientes. Mas quando falamos da área de estética e beleza, tal como a de alimentação, é fundamental que o cliente possa escolher exatamente aquilo que vai receber, de acordo com seus gostos, necessidades e características pessoais.
Então, você quer ser um profissional dessa área?