6 filmes que se você assistir o meio ambiente agradecerá!

PreparaTODOS - 21 Junho, 2021

PreparaTodos

6 filmes que se você assistir o meio ambiente agradecerá!

Cuidar do meio ambiente é um dever de TODOS nós. Para refletir sobre a importância de se preocupar com o planeta, veja nossa lista de filmes!

Cuidar do meio ambiente é um dever de TODOS nós. Para refletir sobre a importância de se preocupar com o planeta, veja nossa lista de filmes!

Quando ouvimos sobre o tema meio ambiente, muitas vezes nossa ação é virar a cara e não dar a devida relevância, mas a responsabilidade é de cada um de nós, sabia?

A ONU alertou em uma pesquisa recente que a degradação ambiental é responsável por causar mais de 12 milhões de mortes todos os anos em nosso planeta e que se continuar como está hoje os níveis tendem a subir.

Para compreender essas circunstâncias tão importantes para o nosso desenvolvimento sustentável, o que pode ser melhor que uma lista de filmes sensacionais sobre o assunto?! 

Meio ambiente e sustentabilidade

O maior responsável pelo aquecimento global e destruição ambiental nas últimas décadas é o homem.

Apesar de não termos noção da magnitude do que temos causado, se não fizermos nada - as futuras gerações sequer terão um planeta para habitar.

Algumas das pautas da Agenda 2030 - feita pelos países participantes da ONU referem-se a diminuição dos níveis de aquecimento global, redução da emissão de gases poluentes e outros fatores sustentáveis.

Filmes para refletir sobre sustentabilidade

filmes-meio-ambiente-para-refletir-ser-ecologicamente-sustentavel

  • O homem

Este curta-metragem traz muitas reflexões sobre o que temos causado no lugar que habitamos.

Produzido em 2012 por Steve Cutts - um cartunista crítico dos rumos que a sociedade tem tomado nos últimos anos - está disponível em seu próprio canal do YouTube, tire suas conclusões:


  • Wall - E

Um clássico das animações não poderia ficar de fora!

Se passa em um planeta Terra distópico em que a humanidade deixou de habitá-lo. Tudo que há nele agora é um robô coletor de lixo que “vive” abandonado em um aterro sanitário esperando por dias melhores.

Até que, as coisas mudam quando ele recebe uma visita surpresa no lugar inabitável.

Onde assistir: Disney+

 

  • Interestelar

A obra da sétima arte foi vencedora de cinco Oscars em 2015. 

Vários assuntos são abordados dentro deste filme como viagem no tempo que traz à tona a Teoria da Relatividade, de Einstein. Mas, há também como pano de fundo o impacto das ações humanas na Terra.

Cooper é um morador do campo que não consegue sucesso com o seu plantio de milho, devido à escassez de recursos naturais no planeta.

O fazendeiro e ex-astronauta da NASA é chamado novamente para viajar pelo espaço e procurar um novo local para os humanos viverem.

Onde assistir: Globo Play


  • Oceanos de Plástico

Esse é um documentário produzido em 2017 e dirigido pela ONG inglesa que cuida do descarte de resíduos no mar, a Plastic Ocean Foundation.

A narrativa conta sobre como é o descarte dos materiais que são atirados ao mar como o plástico - resíduo que representa 85% dos lixos encontrados nos oceanos - grande causador da destruição da fauna e flora marinha.

Onde Assistir: Netflix

 

  • Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes

Os designs minimalistas se popularizaram nos últimos anos. Mas além de um estilo de arte é também uma maneira de viver que  contribui com a preservação do meio ambiente.

O conhecido “menos é mais” é o ponto central deste documentário que visa mostrar que conseguimos sim, ter uma qualidade de vida utilizando somente aquilo que é necessário.

A ideia afeta diretamente a utilização dos recursos naturais que temos disponíveis, promovendo menor desgaste ao nosso planeta.

Onde Assistir: Netflix

 

  • O Sal da Terra

Produzido por Juliano Salgado, filho de um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado, que sempre se dedicou às causas ambientais.

A narrativa sobre o meio ambiente mostra as imagens do pai de Juliano na obra conhecida como Gênesis. Através das lentes do fotojornalista vemos civilizações e regiões do planeta Terra até então inexploradas.

Digno de indicação ao Oscar de melhor documentário em 2015.

Onde assistir: Globo Play


  • Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade

Se você busca um filme sobre meio ambiente que te faça refletir sobre sua forma de consumo, este documentário é a escolha certa.

Uma das grandes questões do aquecimento global é a produção de gases poluentes produzidos pela agropecuária - mais danosa a natureza que todo setor de transporte.

Sua narração detalha a alarmante degradação dos recursos naturais causados por essa indústria que movimenta bilhões de dólares todos os anos.

Onde assistir: Netflix

 

Saiba como ser uma pessoa melhor no Blog da PreparaTODOS.

Tópicos: Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more