Você acredita que ainda tem gente que acha que liderar é simplesmente dar ordens? Chocante, né? Mas é verdade…
E é também por isso que muitas equipes não se desenvolvem, que projetos não prosperam e que, em casos graves, empresas naufragam.
Liderar é pôr as mãos no leme da embarcação; é arregaçar as mangas e trabalhar junto com o time para que as metas sejam atingidas e os objetivos da organização se cumpram. É ralação! Um trabalho minucioso e ao mesmo tempo árduo, que requer perspicácia e MUITO autodesenvolvimento.
👉O bom líder tem uma postura positiva
“Não se é líder batendo na cabeça das pessoas - isso ataque, não é liderança.” (Dwight Eisenhower - presidente dos EUA)
O bom líder sabe extrair o melhor do seu time. E de acordo com os autores do best-seller “O gerente-minuto”, é quando estamos satisfeitos e felizes com o que fazemos que produzimos os melhores resultados.
Então, o líder que adota uma postura tóxica tem menos chance de êxito em sua atuação.
E o que é uma postura tóxica?
Lembre-se: você joga no mesmo time que os profissionais da sua equipe. Então, quando os coloca para baixo, afunda junto!
👉 O bom líder dá responsabilidade e autonomia
“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que devem fazer” (Steve Jobs - fundador da Apple)
Se por um lado o líder deve orientar os colaboradores, por outro isso não significa dizer a eles exatamente o que fazer. Em outras palavras, você deve indicar o destino final, mas deixar que eles apontem o caminho para chegar lá!
Profissionais não são robôs que meramente executam ordens. São pessoas criativas e capacitadas que podem apresentar soluções inovadoras e surpreendentes. Só que para isso acontecer, é necessário dar a eles autonomia de pensamento.
E a autonomia deve vir sempre acompanhada de sua principal aliada, a responsabilidade. Mostre à sua equipe que eles são agentes da mudança e criadores de resultado. Isso é se encher do tal “espírito de dono”, fundamental para o florescer das organizações.
👉 O bom líder busca constantemente se aprimorar
“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade” (Augusto Cury - psiquiatra)
A liderança é uma característica comportamental. Isso significa que é possível, através de testes e análises de perfil, identificar quais profissionais têm maior ou menor aptidão para exercê-la.
No entanto, é sempre importante lembrar que nenhum líder nasce pronto. É necessário estudar e se aprimorar por toda a vida, para estar sempre atualizado em relação às melhores práticas e às novas tendências.
👉 O bom líder serve de exemplo ao seu time
“É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo” (Adlai Stevenson - político estadunidense)
Você já ouviu aquela história de que a gente “educa pelo exemplo”? Pois é, ela também vale para a liderança! E mais: é o que distingue o líder do déspota.
Ser autoritário é dizer “faça o que eu digo”.
Ser autoridade é dizer “faça o que eu faço”.
Como cobrar do outro aquilo que nem você é capaz de fazer? Por isso, seja sempre a principal referência e inspiração do seu time!
👉 O bom líder investe no desenvolvimento da sua equipe
“A maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln - presidente dos EUA)
Só há uma coisa pior do que contratar a pessoa errada: contratar a pessoa certa, mas para a função errada.
Ser líder é saber observar e ler os profissionais a fim de identificar as aptidões e competências de cada um deles. E mais: incentivar e oferecer as condições necessárias para que eles as ampliem e desenvolvam.
Um dos principais valores do Grupo Cartão de TODOS Internacional é o Crescer Juntos. Altair Vilar, nosso presidente, nos ensina que o crescimento é coletivo. Uma pessoa sozinha é capaz de avançar muito, mas se estiver cercada de pessoas tão ou mais capazes, poderá ir ainda mais longe. Portanto, ajude o seu time a crescer mais e continuamente!
👉 O bom líder tem visão de longo prazo
“Ninguém vive de passado, mas pode morrer dele” (Altair Vilar - presidente do Grupo Cartão de Todos Internacional )
E por falar no Sr. Altair Vilar, é dele a frase que introduz este sexto e último ponto.
Quando estamos em uma travessia, precisamos olhar para frente. Se ficarmos olhando para trás, corremos o risco de tropeçar e cair.
Isso não significa que não podemos aprender com aquilo que vivemos ou mesmo com os nossos erros… mas sim que eles devem servir apenas de referência e não de norte!
E tem mais um detalhe: precisamos treinar a nossa visão de longo alcance. Afinal, devemos descobrir onde queremos estar amanhã para determinar os nossos passos hoje. Isso é Refuturizar! É reescrever o presente de modo a alcançar o que se deseja no futuro.
O bom líder sempre pensa adiante!
Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Refuturiza!