Você tem o hábito de ler? Sabe da importância do hábito da leitura para o seu desenvolvimento pessoal? Não?
Então vem com a gente desbravar o universo das letras!
Dizem que os primeiros livros criados pela humanidade surgiram por volta de 3.200 a.C, pelas mãos do povo sumério, que habitava a região da antiga Mesopotâmia (atualmente, Iraque) e escrevia em pranchas de argila.
Mas mesmo antes disso, o homem já deixava a sua marca nas paredes das cavernas registrando o seu dia a dia - e não seria essa também uma forma de escrita?
O livro, tal como conhecemos, só surgiu no século XV, mas esses primeiros registros já têm uma relevância enorme para a construção da história da humanidade. Foi através deles que fatos e informações foram transmitidos de geração a geração, chegando até nós, nos dias de hoje.
Enquanto o livro tem uma grande importância social, a leitura é transformadora para o indivíduo.
Disse o escritor francês do século XVIII, Voltaire: “A leitura engrandece a alma”!
E não é exagero falar isso!
Pesquisadores já chegaram à conclusão de que o hábito da leitura trás inúmeros benefícios, como:
Parece óbvio, né? Quanto mais a gente exercita a leitura, mais fácil ela se torna.
É como uma musculatura: no início, exercitá-la pode ser muito cansativo e difícil, mas, com o passar do tempo, vai-se ganhando potência e, assim, a dificuldade diminui.
Ler e escrever são duas etapas de um mesmo processo.
Por isso, se você sente que pode se comunicar melhor através da escrita - o que é essencial para quem deseja se destacar no mundo corporativo! -, o primeiro passo para mudar essa realidade é trazer mais leitura para a sua vida.
Isso vai te ajudar a compreender melhor o uso da pontuação, gravar a grafia correta das palavras e, também, a divisão das informações ao longo do texto.
Conhecer novas palavras é essencial, seja para entender melhor aquilo que lê (ou escuta), seja para aprimorar o seu próprio discurso.
E mais uma vez, tal como no tópico anterior, a leitura é a principal ferramenta para conquistar um vocabulário mais rico!
O hábito da leitura ajuda a desenvolver a habilidade de foco e concentração, além de aprimorar a sua capacidade de imaginação - fundamental para o exercício da criatividade, uma importante soft skill.
E os benefícios também aparecem a longo prazo: ler ajuda a manter o cérebro jovem, evitando a perda de memória e doenças como o Alzheimer.
Apesar de todos esses benefícios, os brasileiros ainda não se entregaram a esse hábito. Pesquisas mostram que a média de livros lidos ao longo de um ano é de apenas 2,5.
E é claro que a gente, que leva emprego e educação para todo o Brasil, queremos mudar essa realidade.
Para isso, separamos uma lista de livros para você ler em 2022 e se apaixonar pelo mundo das letras.
Vamos ver?
Autor: Mário Sérgio Cortella
Ano: 2016
Editora: Planeta
Filósofo, professor e escritor, Mário Sérgio Cortella aborda a nossa relação com o mundo do trabalho e a necessidade de termos propósito, motivação, valores e lealdade em nossa caminhada profissional.
Autor: Geovani Martins
Ano: 2018
Editora: Companhia das Letras
O autor estreante aborda, em 13 contos, a infância e adolescência dos moradores de favela do Rio de Janeiro.
Autor: R.J. Palácio
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
O livro conta a história de Auggie, um menino que, em razão de uma síndrome, ficou com uma deformação facial como sequela. A maneira como ele lida com a sua própria condição e com a reação das pessoas à diferença, ainda durante a infância, são o mote do livro.
Em 2017, foi adaptado para o cinema em um filme de mesmo nome.
Autor: Flávia Aidar e Januária Cristina Alves
Ano: 2019
Editora: Moderna
Em uma época de grande circulação de notícias, como saber em quais confiar?
Neste livro, as autoras abordam o tema e mostram como verificar a veracidade das informações.
Autor: Quino
Ano: 2010
Editora: Martins Fontes
Mafalda, uma menina de 6 anos nascida na Argentina, nos mostra a sua visão de mundo de forma espirituosa e bem-humorada. Criada pelo cartunista Quino, Mafalda conquistou o mundo com as suas tiradas inteligentes e reflexivas.
Autor: Ana Maria Gonçalves
Ano: 2006
Editora: Record
Uma africana idosa, à beira da morte, viaja para o Brasil em busca de seu filho. A partir desse enredo, a autora aborda a escravidão no Brasil e suas consequências.
Autor: Brené Brown
Ano: 2013
Editora: Sextante
Brené Brown ganhou visibilidade a partir da sua palestra no TEDx (“O poder da vulnerabilidade”), que alcançou mais de 56 milhões de visualizações. Neste livro, ela aborda a armadilha emocional da perfeição e nos mostra que o verdadeiro sucesso vem quando nos aceitamos.
Romance, quadrinhos ou autoajuda, não importa o gênero! O importante é navegar na literatura e abraçar todo potencial que o hábito de ler traz para o seu desenvolvimento pessoal!
Boa leitura! 📚