9 dicas para conquistar sua vaga pelo LinkedIn
Se a imagem que vem à sua mente quando pensa em procurar emprego é uma pessoa distribuindo currículos pelas empresas, você precisa rever os seus conceitos.
O LinkedIn é uma rede social de negócios que te ajuda a se conectar com empresas e outros profissionais. O parceiro ideal na hora de buscar uma oportunidade profissional.
A chamada Revolução 4.0 nos levou (em definitivo) para o mundo digital. E uma das principais vantagens desse novo modo de vida é que pudemos ampliar as nossas conexões.
Hoje, o meio de transporte mais rápido para te levar a outro país não é o avião, mas a internet. Assim, conseguimos estreitar os laços e ampliar a nossa teia de relacionamentos. Nesse sentido, o LinkedIn tornou-se um grande aliado daqueles que desejam crescer profissionalmente e conquistar novas e melhores oportunidades.
Se você ainda não conhece o LinkedIn, separe alguns minutinhos do seu dia, entre no site e crie o seu perfil. É gratuito!
E para usufruir dessa rede da melhor maneira, aproveitando tudo que ela pode te oferecer, siga as nossas dicas:
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Foto de perfil
Uma página sem foto passa a impressão de um perfil fantasma.
No entanto, é preciso escolher bem qual imagem usar. O LinkedIn é uma rede social de negócios. Por isso, fotos com um caráter muito pessoal - em trajes menores ou contextos muito informais - não são bem vindas.
Na hora de escolher, pense: como eu desejo ser visto pelo meu futuro chefe?
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Título
Logo abaixo da foto, o LinkedIn reserva um espaço para você inserir o seu título. Este é um campo que costuma gerar bastante dúvida.
Aqui vale colocar o cargo em que pretende atuar ou aquele em que já atua. Isso dará destaque ao seu perfil e facilitará a busca de empresas quando da abertura de uma vaga.
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Informações de contato
Esse é um campo que pede atenção constante. Muitas pessoas esquecem de atualizar as suas informações de contato e mantêm na página um endereço de e-mail ou número de telefone que já não existem mais.
E por que isso é tão ruim? Por que você pode perder grandes oportunidades. Imagine se um recrutador se interessar pelo seu perfil e não conseguir contatar você pois seus dados não estão corretos…
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Vida pessoal
Como dissemos no item 1, o LinkedIn é sim uma rede social, mas ela é voltada para os negócios. Isso não quer dizer que a sua vida pessoal deva ser completamente excluída do seu perfil, afinal sua profissão faz parte de quem você é. Mas é muito importante que você tenha atenção ao que postar. Fale sobre as suas experiências, sua formação, sua visão acerca de questões da sua área de atuação e etc. Nada de falar do casamento, postar fotos de filhos ou de pets, ok?
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Movimente o seu perfil
O LinkedIn é um espaço para que você mostre quem você é profissionalmente. Por isso, um perfil parado e sem postagens não é atraente e faz com que você fique “esquecido” em meio a tantas outras pessoas.
Fale sobre os seus projetos, compartilhe textos que você considere interessantes e dê o seu ponto de vista a respeito de determinados temas.
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Siga as empresas
Uma excelente maneira de buscar oportunidades no LinkedIn é seguir as empresas nas quais você tem interesse. Assim, você consegue acompanhar a abertura de vagas de emprego.
Além disso, essa é uma forma de conhecer melhor a empresa, sua visão e valores, bem como o perfil de profissionais que eles buscam.
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Habilidades
Hoje em dia, mais do que a formação, as empresas buscam conhecer o perfil dos candidatos. As chamadas soft skills (habilidades comportamentais), como liderança, comunicação, criatividade e empatia, são um importante critério na hora de escolher um profissional para ocupar uma vaga. Por isso, mostre aquilo em que você é bom, aquilo que sabe fazer.
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Recomendações
O LinkedIn reserva um espaço para que as pessoas falem sobre o seu trabalho. Assim, peça a antigos colegas ou líderes que escrevam algo positivo sobre você. Uma boa recomendação é como uma carta de apresentação do seu trabalho.
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Recrutadores
Cada vez mais há empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção. São elas que fazem o levantamento dos candidatos que melhor se encaixam no perfil de uma determinada vaga.
Para ser visto por esses recrutadores, procure participar de grupos criados por essas empresas para essa finalidade.