A internet 5G e seus impactos na sociedade

Refuturiza - 01 Agosto, 2022

PreparaTodos

A internet 5G e seus impactos na sociedade

Entre comemorações e dúvidas, a internet 5G, que acaba de chegar no Brasil, tem dado o que falar. Se você quer saber direitinho como ela pode impactar a sua vida, vem ...

Entre comemorações e dúvidas, a internet 5G, que acaba de chegar no Brasil, tem dado o que falar. Se você quer saber direitinho como ela pode impactar a sua vida, vem com a gente.

Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. 

Essas são as cidades já contempladas com a internet 5G, que chegou ao Brasil no último dia 06 e promete alcançar todas as capitais do país até o fim de setembro.

A chegada da nova tecnologia está causando grande alvoroço, em especial no mundo dos negócios, que promete ser positivamente afetado por ela.

Vamos entender isso melhor?

A internet
É possível que poucas pessoas saibam que a internet surgiu em meio a Guerra Fria, sob o pretexto de transmitir informações em grandes distâncias, de maneira mais segura. Mas foi nos anos 1990 que houve o chamado “boom da internet”, com a popularização dessa tecnologia.

Já a internet sem fio (wi-fi) e a internet móvel surgem mais ou menos na mesma época. Os estudos de desenvolvimento começaram entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990, mas só vieram a se popularizar mesmo nos anos 2000.

1G, 2G, 3G, 4G e 5G

Hoje em dia, as pessoas que possuem um smartphone sabem a facilidade que é poder ter acesso à rede em qualquer lugar e a qualquer hora. 

GPS, aplicativos de viagem, de comida, de jogos, estudos, pesquisa, redes sociais… Como viver sem tantas facilidades?

Mas essa era a realidade de todas as pessoas antes do surgimento do 1G, a primeira geração de internet móvel, criada em 1991. 

As conexões mobile funcionam por meio de radiofrequência e para cada região geográfica existe uma estação de rádio base para fornecê-la. E do início dos anos 1990 para cá elas passaram por um grande aperfeiçoamento, ganhando maior alcance e velocidade.

Para se ter uma ideia da evolução obtida, a  rede 5G alcança uma velocidade de transferência de dados 100 vezes maior que o 4G (a geração mais moderna até então).

E de que forma isso muda as nossas vidas?

Crescimento exponencial
O primeiro impacto promovido pela internet 5G é no próprio avanço da Revolução Digital. A expectativa é que com a nova geração, o tempo de desenvolvimento de novas tecnologias seja diminuído em até 10 vezes. Mas isso é apenas uma pequena parte do impacto.

De acordo com o CEO da Nokia, só no Brasil, o 5G poderá movimentar até US$ 1.2 trilhão de dólares da economia brasileira até 2030. 

E de que forma isso irá acontecer?

Com uma velocidade de conexão tão potente, será possível, por exemplo, realizar, de maneira remota, cirurgias, operar e controlar maquinários industriais e até mesmo desenvolver as chamadas cidades inteligentes.

E ao mesmo tempo em que isso tudo significa uma importante oportunidade de aquecimento do mundo dos negócios, para o consumidor o 5G também é uma boa notícia. Com alcance, velocidade e a possibilidade de novas e melhores tecnologias, vemos também uma melhora na experiência do cliente.

Resumo dos benefícios do 5G:

  • desenvolvimento de novos produtos e tecnologias
  • troca de informações de maneira quase instantânea
  • grandes avanços no setor da saúde
  • possibilidade de criação e uso de carros autônomos
  • expansão da internet das coisas
  • uso de realidade virtual e aumentada
  • um mundo mais conectado

A internet 5G é um tema super atual e que pode cair no ENEM.

Se você quer se preparar para o exame e Refuturizar a sua história, acesse os cursos preparatórios da nossa plataforma!

Tópicos: ENEM, Redação, Tema de Redação, Internet, 5G


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more