Paulo Freire, um dos educadores mais notáveis na história da pedagogia e o patrono da educação brasileira, costumava dizer: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Essa frase faz todo o sentido na vida de Severino Rodrigues. Trabalhando como manobrista, ele tinha dois empregos e era respeitado no ramo, ganhando até um salário mais alto do que outros na mesma categoria. Mas, certo dia, percebeu que não via garantia de futuro no que fazia e decidiu voltar à escola, que havia abandonado 9 anos antes, aos 16 anos de idade.
“Com 25 anos, eu entendi que precisava voltar a estudar. Pensava que era impossível, mas foi totalmente possível”, relembra. Ele concluiu o ensino médio em um programa para jovens adultos e logo começou a pensar no vestibular. Ingressou no curso de economia da Universidade de São Paulo (USP) e depois no mestrado pela Universidade de Brasília (UnB). Hoje, ele se dedica à sua profissão e a apresentar a oportunidade do ensino a outras pessoas.
Para Severino, não tem a ver só com o conhecimento adquirido, mas com a autoconfiança que a educação oferece: “Essa capacidade individual que você conquista vai te servir para tudo na vida. Vai te fazer viver melhor, porque você vai perceber que tem a capacidade de fazer o que se propõe a fazer”.
A história de Severino pode parecer uma exceção, mas, na verdade, é a regra quando se trata de educação. Quem tem oportunidades de estudar, tem mais chances de se desenvolver. É isso que muitas pesquisas e a experiência de trabalho de Renata Fonseca comprovaram para a profissional de recursos humanos.
“Quanto maior a escolaridade, mais chances de uma pessoa conseguir um emprego e mais chances de crescer”, afirma. Para ela, o estudo é algo para a vida toda e, não importa a idade, há sempre a oportunidade para começar.
“Se você não tem o ensino médio, corra atrás disso, não importa qual é a sua realidade no momento. Existem programas específicos que ajudam a conciliar um ritmo de vida acelerado à educação. O ensino online vem exatamente para suprir essas necessidades”, explica Renata, que aposta na educação à distância como uma ótima ferramenta para quem quer conseguir novas oportunidades.
A PreparaTODOS acredita no poder da educação para transformar vidas e para impactar o mundo. É por isso que nos dedicamos a oferecer os melhores cursos profissionalizantes, preparatórios e de idiomas por um valor que cabe no bolso e com a comodidade de poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.
Assim, histórias como a de Severino podem se repetir muitas e muitas vezes, e cada vez mais pessoas podem experimentar todas as possibilidades de uma vida melhor.