Como fazer uma boa redação e arrasar no ENEM?

Refuturiza - 18 Outubro, 2022

PreparaTodos

Como fazer uma boa redação e arrasar no ENEM?

Falta pouco menos de 1 mês para o ENEM e se você quer ter as melhores dicas para brilhar na redação, vem com a gente!

Falta pouco menos de 1 mês para o ENEM e se você quer ter as melhores dicas para brilhar na redação, vem com a gente!

Todo ano, 3 assuntos sempre se destacam na cobertura jornalística do ENEM: os atrasados (levanta a mão quem morre de medo de ser um!);  o tema da redação e os textos nota mil (levanta a mão quem quer muito ter um!). 

E não é pra menos que ela, A REDAÇÃO, seja a grande estrela da prova. Ela é o primeiro critério de desempate para os candidatos que queiram ingressar nas Universidades particulares do país através dos programas ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil). 

E para os que estão focados em uma vaga nas Universidades públicas do país, a redação é a chance de catapultar a sua nota final, já que é a única dentre as provas que compõem o exame que pode ser gabaritada.

Que?! Como assim?

Sim, é impossível gabaritar as provas de múltipla escolha do ENEM!

Isso porque a correção do exame é feita com base no sistema TRI- Teoria da Resposta ao Item. Ele funciona da seguinte forma:

  • Primeiro, as questões elaboradas pela banca são classificadas em três grupos: fáceis, médias e difíceis
  • O sistema, então, entende que o candidato terá maior probabilidade de acertar as questões fáceis e errar as difíceis. Caso aconteça o contrário, ele deduz que aconteceu um “chute”
  • Por ser um sistema comparativo, caso um outro candidato tenha acertado mais questões fáceis, mesmo que o seu número total de acertos seja menor, ele terá uma nota maior.

Mas na redação, o candidato é analisado individualmente. Isso garante a ele a possibilidade de alcançar a nota máxima: o tão desejado mil!

Como é a redação do ENEM?

Existem muitas maneiras de escrever um texto e apresentar uma ideia. Inclusive, um mesmo tema pode ser abordado de formas completamente diferentes a depender do propósito final daquela comunicação.

Se um poeta, um publicitário e um jornalista decidirem tratar do tema da violência doméstica, cada um deles fará isso de uma maneira diferente.

Por se tratar de um concurso, em que todos os candidatos devem ser avaliados de maneira equânime (ou seja, com igualdade e imparcialidade), a estrutura textual a ser desenvolvida é a determinada pela banca: a dissertação argumentativa.

Vamos conhecer esse modelo?

A primeira coisa é entender o significado de cada palavra:

  • Dissertar é o mesmo que desenvolver um assunto ou tema. Isso pode ser feito de duas formas: apenas apresentando os tópicos ou defendendo uma ideia, o que nos leva à segunda palavra: argumentação
  • Argumentar é defender um ponto de vista a partir da apresentação de argumentos.

E nós somos seres com grande capacidade argumentativa. Fazemos uso dela todos os dias. 

Quer ver um exemplo? Quando você tem um compromisso importante e precisa sair mais cedo do trabalho, usa argumentos para convencer o seu chefe.

E é mais ou menos isso que a redação do ENEM propõe. 

O texto dissertativo-argumentativo é aquele em que fazemos uso da nossa capacidade argumentativa para “defender” o nosso ponto de vista a respeito de um determinado assunto. 

E que assunto é esse? O tema proposto pela banca.

Ele é apresentado junto com textos motivadores (que podem ser dos mais variados gêneros textuais, como trechos de reportagem, poemas, infográficos etc.), que vão ajudar o candidato a fazer o recorte temático. 

A partir disso, o candidato poderá assumir um ponto de vista sobre o tema e desenvolver argumentos que justifiquem a sua posição. 

Feito isso, é hora de partir para a escrita.

Como deve ser a estrutura do texto?

Se você for estudar roteiros de cinema, verá que quase todos os sucessos de bilheteria seguem a Estrutura dos Três Atos. Ela divide a história da seguinte forma:

  • 25%  do roteiro é dedicado à Introdução
  • 50% é dedicado ao Desenvolvimento e
  • os 25% finais devem ser para a Conclusão

Fez sentido para você? Pois saiba que essa é a MESMA estrutura que você deve usar na sua redação, mas neste caso, a distribuição ficará da seguinte forma:

  • 1 parágrafo: Introdução
  • 2 parágrafos: Desenvolvimento
  • 1 parágrafo: Conclusão

Se no filme, a Introdução é destinada à contextualização dos espectadores, apresentando os personagens, o local e o enredo, aqui, na redação, a contextualização se dará a partir da apresentação do problema e do seu ponto de vista (tese) a respeito dele. 

Chegamos, então, ao Desenvolvimento, a parte do filme em que os personagens enfrentam os obstáculos que os impedem de ir para onde desejam. Se a história tivesse como enredo a sua necessidade de sair mais cedo do trabalho, agora seria a hora de arregaçar as mangas e trabalhar os seus argumentos junto ao chefe.

Na redação, use cada um dos parágrafos para apresentar as ideias que justificam o seu pensamento, ou seja, a sua tese, indicada no parágrafo anterior. 

Chegamos, então, à Conclusão, hora em que os conflitos se resolvem. A ideia aqui é arrematar a costura do texto, finalizando a sua construção. Depois de apresentar o seu ponto de vista e os argumentos, é o momento de deixar claro para o leitor como as ideias que você expôs no desenvolvimento comprovam o seu posicionamento.

Mas a Redação do ENEM tem uma particularidade. O candidato deve apontar, também, nesta última etapa, uma Proposta de Intervenção, isto é, possíveis saídas para o problema apresentado.

Vamos voltar ao exemplo do sair mais cedo do trabalho?

  • Tese: é justo que eu saia mais cedo hoje do trabalho
  • Argumento 1: preciso fazer a prova prática da autoescola para poder vir de moto para o trabalho
  • Argumento 2: o sistema só oferecia esse horário para a realização do exame e o não comparecimento implica reprovação 
  • Conclusão: é justo, dessa forma, que eu saia mais cedo para fazer a prova da autoescola, já que, inclusive, isso facilitará a minha rotina profissional. [Proposta da Intervenção] E para não prejudicar o trabalho, me comprometo a entregar o relatório até a hora do almoço e compensar as horas nos dias seguintes. 

Como é feita a correção?

A correção da redação do ENEM é bastante criteriosa e é feita com base em 5 competências:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa:

O candidato sabe como escrever corretamente dentro das normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa?

  1. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 

O candidato compreendeu a proposta do tema? Soube desenvolvê-lo e se ateve a ele?

  1. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:

O candidato conhece e domina o texto dissertativo-argumentativo? Sabe como apresentar com coerência a ideia defendida e os argumentos que a justificam? 

  1. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:

O candidato sabe como “costurar” as ideias apresentadas no texto para que elas façam sentido para o leitor? Domina bem os recursos coesivos, como uso de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais?

  1. Respeito aos direitos humanos:

O candidato respeita os direitos humanos no desenvolvimento de suas tese, argumentação e proposta de intervenção? 

Lembrando que o não cumprimento deste item pode levar a banca corretora a zerar a redação do candidato.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre como construir uma redação nota mil, é só arregaçar as mangas e mostrar o seu melhor!

Vem com a gente Refuturizar! 

Tópicos: ENEM, Redação, Tema de Redação, ENEM 2022


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more