Mens sana in corpore sano ou “uma mente sã para um corpo são”.
Foi isso que disse o poeta romano Juvenal (que viveu entre os séculos I e II d.C) quando perguntado sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.
“Certamente, o único caminho para a vida tranquila passa pela virtude”, ele completa.
Mas será que ele tinha razão?
A doença da alma
De repente, a pessoa começa a não se sentir bem… São sintomas variados, como dor de cabeça, tremores, falta de ar, alternância entre diarreia e constipação.
Não há outro jeito senão ir a um médico para entender o que está acontecendo. E ela vai. A um… dois… três… vários médicos.
São inúmeras consultas e, muitas vezes, exames, que sempre chegam a uma mesma resposta: não há nada acontecendo. Não há nada que justifique os sintomas.
O corpo está saudável, mas é como se ele não soubesse disso porque quem está doente, na verdade, é a mente.
Mente sã, corpo são
Corpo e mente não são duas entidades separadas. Elas operam em conjunto para garantir a nossa saúde e sobrevivência.
Quando, por alguma razão, nós começamos a ter emoções descontroladas e excesso de pensamentos negativos, a nossa capacidade de coordenação cerebral é afetada. Dessa forma, muitas das substâncias que atuam no ajuste da fisiologia do organismo deixam de ser liberadas e isso desencadeia uma cascata de alterações no funcionamento do organismo, que se manifestam como dores e outras doenças.
Principais causas:
As doenças psicossomáticas são provocadas por eventos que alteram o fluxo regular das nossas emoções e, assim, colocam em cheque a nossa saúde mental, com por exemplo:
- Luto
- Depressão
- Problemas profissionais e/ou financeiros e
- Traumas
Quais são as doenças psicossomáticas mais comuns?
- Enxaqueca:
Já reparou como o número de pessoas com dores de cabeça constantes tem crescido nos últimos tempos? Em 2022, alcançamos a marca de 1 bilhão de indivíduos no mundo que sofrem com este mal.
Fique atento, pois essas dores prolongadas e incontroláveis, que muitas vezes são acompanhadas por vômito e irritabilidade, podem ser de ordem psicossomática.
- Alergias:
Geralmente, ela acontece quando o organismo reage (com erupções cutâneas, inchaço, coceira, entre outros sintomas) à presença de uma substância externa.
No entanto, hoje já se sabe que existem quadros alérgicos que são de fundo emocional e que se apresentam sob a forma de dermatite, com coceira e vermelhidão.
- Gripes e doenças respiratórias:
Existem épocas do ano em que as doenças respiratórias são mais frequentes. A chegada do inverno, por exemplo, é um dos períodos mais suscetíveis para os chamados surtos de gripe, sinusite e rinite.
Mas existem situações em que essas doenças “fazem morada” no organismo…
Você já viu pessoas que parecem estar sempre doentes, com tosse, coriza e cansaço…?
Isso pode ser um quadro psicossomático causado pela diminuição da imunidade do organismo.
- Diarreia:
A ingestão de alimentos gordurosos ou mal conservados, assim como quadros virais são algumas das causas mais usuais do desarranjo intestinal.
Porém, quando ela persiste por um longo período sem que haja uma justificativa para isso, é importante investigar pois pode ser uma doença de fundo emocional.
Como tratar:
Aqui na Refuturiza, nós sempre falamos sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental. E é justamente esse o caminho para tratar as doenças psicossomáticas: apoio psiquiátrico e/ou psicológico, somado a práticas terapêuticas.
Além disso, é muito importante investir em um estilo de vida mais saudável:
- faça atividades ao ar livre
- reserve um período para fazer coisas que te dão prazer, como ouvir música ou dançar
- encontre seus amigos
- busque se alimentar bem e
- procure apoio psicológico sempre que perceber que precisa.
Se você se identificou com esse texto e percebe em seu corpo sintomas que podem ser de doenças psicossomáticas, não deixe de procurar ajuda.
Refuturize a sua história e reescreva sua vida com mais saúde e bem-estar.