Você já ouviu falar em relação candidato x vaga?
É uma conta que mostra a proporção de pessoas inscritas em um concurso para o número de vagas que estão sendo oferecidas.
Se você fez o ENEM deste ano e está buscando começar a sua graduação em 2022, é importante procurar essa informação e descobrir se o curso que você deseja é mais ou menos concorrido.
E por que saber isso é fundamental?
Quanto maior o número de candidatos por vaga, maior será a nota de corte - ou seja, a nota mínima para se classificar.
Hoje, nós separamos uma lista com os cursos mais e menos concorridos no SISU. Mas antes disso, vamos ver como ele funciona?
O Sistema de Seleção Unificada é o mecanismo criado pelo MEC para fazer a seleção dos candidatos para os cursos contemplados no novo modelo de vestibular unificado, feito através do ENEM.
O SISU é aberto duas vezes ao ano, sendo a primeira sempre depois da divulgação da nota oficial.
Durante uma semana, os candidatos poderão escolher (e mudar) a sua 1ª e 2ª opções de curso. A nota de corte - que varia de acordo com o número de candidatos que se inscreveram para o mesmo curso -, vai variar ao longo desse período.
Por isso, vale trocar a sua primeira opção de curso caso você perceba que sua nota está abaixo do corte.
Antes de apresentarmos a lista, é importante lembrar que ela muda de ano para ano.
Como falamos anteriormente, a relação candidato x vaga não é fixa, ela muda de acordo com o número de pessoas interessadas e também com o número de vagas oferecidas.
Não é de hoje que, ano após ano, Medicina se destaca como o curso mais concorrido do vestibular Sua maior nota de corte em 2021 (a nota varia de instituição para instituição) foi perto dos 800 pontos
Outro curso que sempre aparece entre os mais concorridos no vestibular é Direito que, ao lado de Medicina, é um dos cursos de graduação mais antigos que existem.
Acredita-se que a busca pelo curso se dá por alguns fatores: o status da profissão e o grande leque de opções de atuação.
Em 2021, sua maior nota de corte chegou perto dos 700 pontos.
Chegando na 3ª posição, encontramos Odontologia, cuja maior nota de corte, em 2021, foi próxima dos mesmos 700 pontos exigidos aos candidatos de Direito.
Em 2021, a sua nota de corte foi abaixo dos 380 pontos. O curso, pouco conhecido, forma profissionais especializados no cultivo, criação, captura e industrialização de seres aquáticos, como peixes e algas.
Quem não curtia matemática na escola, levanta a mão!
Brincadeiras à parte, esse não é um curso que atrai muitos candidatos - talvez pela fama de difícil que a matéria tem entre os alunos em fase escolar. Em 2021, sua nota de corte também esteve abaixo dos 400 pontos.
E engana-se quem pensa que a faculdade de matemática forma apenas professores. Há outras áreas de atuação possíveis, como Medicina (analisando a concentração dos medicamentos), Economia (realizando modelagens de sistemas financeiros) e Informática (criando algoritmos para softwares).
E na terceira posição entre os cursos menos concorridos está Engenharia Ambiental, com uma nota de corte próxima aos 400 pontos.
O Engenheiro Ambiental atua no Desenvolvimento Sustentável, recuperando e preservando nossos recursos naturais.
Apesar desses cursos serem considerados “mais fáceis” de entrar, isso não significa que eles também sejam fáceis de serem concluídos. Toda graduação tem o seu grau de dificuldade, uma vez que ela está formando futuros profissionais.
E agora, já sabe qual será a sua opção de curso? 🤓