Você certamente já ouviu de alguém aquela frase:
“Você não é igual a todo mundo!”
Pois saiba que essa grande verdade da vida também se aplica à sua vida profissional.
Tem gente que tem o perfil ideal para trabalhar em uma organização.
Outros, preferem empreender. E tem aqueles que buscam estabilidade e por isso preferem o caminho do emprego público.
Esse é o seu caso? Então, vem com a gente!
Carreira pública: por que?
O trabalho público tem inúmeras vantagens.
E é por isso que muitas pessoas, os chamados concurseiros, abrem mão de tudo para se dedicar 100% a estudar para as provas.
Além da estabilidade, já que os servidores públicos não podem ser demitidos, há outros fatores positivos:
- Direitos:
O serviço público deve seguir, tal como o privado, o que rege a lei trabalhista. Mas para além disso, os servidores ainda podem contar com outros benefícios - como licença-capacitação, auxílio natalidade e licença-maternidade estendida - a depender do órgão empregador.
- Salários:
No serviço público, os salários tendem a ser mais altos que no serviço privado, a depender do cargo e do órgão empregador.
- Plano de carreira:
O servidor público, geralmente, tem reajuste salarial por tempo de serviço (o que o garante um pequeno aumento a cada três anos de trabalho cumprido) e ainda pode conseguir gratificações por cargo ou qualificação.
- Currículo:
Como a forma de acesso ao serviço público é através de concurso, ele é um caminho bastante válido para quem tem pouca experiência profissional, uma vez que não há análise de currículo durante a seleção.
Qual a melhor forma de estudar para concurso?
Com a Refuturiza!
Somos sua principal parceira de empregabilidade e, com o concurso público, não seria diferente!
Nossa plataforma, que já conta com mais de 1300 cursos das mais variadas áreas, tem uma página dedicada aos concurseiros. Entre os conteúdos de maior destaque, está o de Leitura Dinâmica, que ajuda o estudante a ler mais, melhor e em menos tempo.
Então, se você quer estudar com qualidade e a um preço acessível, corre pra Refuturiza.
Ainda quer mais dicas? A gente tem!
- Tenha disciplina
Estudar é algo que requer constância. Não adianta estudar hoje e só voltar a pegar no material 1 mês depois…
Então, crie um horário de estudos para você e cumpra ele, faça chuva ou faça sol.
- Tenha um espaço de estudo
Ele deve ser organizado e longe das distrações, como barulho de tevê e rádio.
Se possível, não faça isso no sofá ou na cama, lugares usualmente destinados ao descanso e ao relaxamento. Sentar-se com a coluna ereta coloca você em uma posição ativa e alerta, propícia à atenção e à absorção do conhecimento.
- Tenha uma rede de apoio
Nós somos seres sociais e, por isso, funcionamos melhor quando “trabalhamos em equipe”.
Então, é interessante que você faça conexões com pessoas que estão, assim como você, focadas em estudar para concurso. Vocês podem trocar materiais, marcar horários de estudo e se motivar para que ninguém desista na hora em que bater aquele cansaço.
Mas atenção na hora de selecionar a sua “equipe”. Pessoas sem foco e pouco determinadas podem “baixar a energia” do grupo e trazer mais malefícios do que contribuição.
- Tenha perspicácia
Você não pode esperar o concurso abrir para começar a estudar, uma vez que, entre o período de inscrições e a prova, há poucos dias de intervalo. Mas como fazer isso se cada processo, a depender do órgão e do cargo, tem o seu próprio conteúdo programático?
Buscando editais e provas de concursos anteriores. Eles certamente te darão uma boa base para estudo - e mesmo que um ou outro item varie ou mude, você já estará 80% encaminhado na hora em que as inscrições abrirem.
- Tenha planejamento
Você (nem ninguém) vai conseguir estudar tudo de uma só vez. Então, faça um planejamento.
Distribua as matérias e conteúdos ao longo dos dias de estudo. E lembre-se de fazer isso de uma forma exequível - afinal, de nada adianta criar um planejamento impossível de ser cumprido.
Refuturiza, concurseiro! Conheça nossos cursos preparatórios e comece hoje mesmo a estudar!