Dia do amigo: entenda a relevância da amizade para o desenvolvimento do indivíduo

Refuturiza - 20 Julho, 2022

PreparaTodos

Dia do amigo: entenda a relevância da amizade para o desenvolvimento do indivíduo

Hoje é Dia do amigo e nós vamos te mostrar como a amizade é um relacionamento muito mais importante do que você pode imaginar.

Hoje é Dia do amigo e nós vamos te mostrar como a amizade é um relacionamento muito mais importante do que você pode imaginar.

Já se perguntou que importância a amizade tem em sua vida?

Você acorda e solta aquele “Bom dia” no grupo da turma da faculdade, seguida de uma frase como “Força que o dia tá só começando… E você vai fazer bonito nele!”.

De tarde, almoça com aquele amigo que se separou e tá precisando de um ombro pra afogar as mágoas

Já à noite, é hora de curtir um samba e dar boas gargalhadas com os amigos de infância…

O que seria de nós se não tivéssemos para compartilhar as dores e delícias do nosso dia a dia?

 

“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”

Você já ouviu dizer que nós, seres humanos, somos gregários? De origem latina, essa palavra está, em sua origem, ligada à ideia de rebanho, manada. Ou seja, trata-se de um termo usado para designar animais que vivem juntos, de maneira agrupada. Por isso, o instinto gregário, próprio do animal homem, diz respeito à necessidade que temos de andar lado a lado com nossos semelhantes, nossos companheiros de jornada.

E é nessa caminhada que vamos construindo quem somos, por associação ou dissociação daquilo que vemos e ouvimos.

É no contato com o outro que percebemos as múltiplas formas de ser e se colocar no mundo e, a partir disso, vamos moldando a nossa própria personalidade.

Por isso, os amigos são capazes de ampliar a nossa visão de mundo, apresentando para nós novas perspectivas. E justamente por fazerem parte do nosso círculo de convívio, e terem a nossa confiança e admiração, nos ajudam a enxergar a vida por novos ângulos.

Assim, ter amigos nos torna mais empáticos, criativos e adaptáveis.

“Quem tem um amigo tem tudo”

E se socialmente a amizade é muito importante, os cientistas agora descobriram que ter amigos também faz bem pra saúde.

Pesquisa publicada no periódico Child Development mostrou que pessoas com 25 anos que mantiveram fortes laços de amizade desde a infância apresentaram menores índices de ansiedade, depressão e mais autoestima.

Além disso, a convivência regular com pessoas próximas é comprovadamente benéfica para a saúde mental e emocional do indivíduo. 

Ter amigos melhora o humor e traz mais leveza e otimismo para a vida. 

Afinal, amigo que é amigo, divide o corre com você!

Chorar o teu choro. Sorrir teu sorriso. “Valeu por você existir, amigo”

Acho que você percebeu que nosso texto de hoje está repleto de citações de canções populares brasileiras.

A amizade é tão importante e tão presente nas nossas vidas que ela já virou tema de inúmeras músicas, livros, filmes e séries.

A sitcom estadunidense Friends, um dos maiores sucessos da história da tevê dos Estados Unidos, ficou por dez anos no ar e, ainda hoje, agita os fãs (antigos e novos) em todo o mundo. A história gira em torno de 6 amigos que dividem, além do apartamento, a vida, os sucessos e os fracassos. O roteiro cria identificação imediata com o público que se vê nas mais diversas (e hilárias) situações retratadas.

Sucesso nos cinemas, o filme Minions volta agora às telonas com a sua continuação. Nela, o tema da amizade se faz presente quando a história nos leva a acompanhar a infância do vilão Gru.

Sucesso da literatura atual, a italiana Elena Ferrante fez da amizade o enredo de seu livro"'A amiga genial". Elena e Lila se conhecem na escola, quando pequenas, e mesmo seguindo caminhos diferentes, mantém a amizade viva.

“Meu amigo de fé, meu irmão camarada”

O dia do amigo é uma data que nos ajuda a lembrar da importância de valorizar o s nossos laços de amizade. Por isso, tire um momento do seu dia e mande uma mensagem amorosa para os seus.

Seja presente, crie vínculos, apoie, ajude aqueles que você ama. 

Seja mais que amigo. Seja Refuturizador!


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more