“Sustentabilidade é caro e não irá trazer retorno financeiro para minha empresa”
Muitos empreendedores ainda utilizam esse argumento para não promover ações e estratégias para tornar o seu negócio mais sustentável. Porém, essa é uma crença ultrapassada.
Grandes empresas como Unilever, Natura e Faber Castell são conhecidas por terem adotado o empreendedorismo sustentável. Apesar disso, não são apenas os grandes negócios que devem ter essa preocupação.
Se você é um pequeno empreendedor esse artigo é uma ótima oportunidade para você refletir sobre suas ações e observar os impactos que elas têm no meio ambiente, afinal, pequenos negócios representam quase 90% do total de empresas do mundo.
O que é empreendedorismo sustentável?
O empreendedorismo sustentável é uma forma de empreendedorismo que tem como objetivo principal unir a lucratividade da empresa com ações e estratégias de responsabilidade social. Em outras palavras, o termo é utilizado para descrever empresas que se preocupam com o meio ambiente.
Essas empresas podem fazer isso promovendo consciência coletiva, repensando a sua forma de produção, estabelecendo planos de ação e avaliando os resultados dessas mudanças.
Ou seja, enquanto o empreendedor “comum” pensa no seu negócio unicamente a partir do lucro e da demanda do mercado, o empreendedor sustentável pensa em sua lucratividade agregada à sustentabilidade.
Alguns especialistas consideram o termo empreendedorismo orientado à sustentabilidade como o correto. Eles acreditam que a sustentabilidade é um processo e que nenhuma empresa consegue ser 100% sustentável. Apesar disso, o termo empreendedorismo sustentável se popularizou e é o mais utilizado no mercado.
Como unir lucro e sustentabilidade?
Uma pesquisa foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apesar das vantagens, só 46% das micro e pequenas empresas brasileiras apontaram a sustentabilidade como investimento que pode gerar ganhos financeiros.
Combinar lucro e responsabilidade ambiental pode parecer algo difícil para pequenos empreendedores, mas cada dia que passa a preocupação e o comprometimento com questões ambientais têm se tornado um grande pré-requisito para os consumidores.
Eles estão cada vez mais engajados nos tópicos de sustentabilidade e isso representa uma oportunidade para as pequenas empresas repensarem os seus processos e criarem um compromisso com o meio ambiente.
O retorno financeiro pode não aparecer logo de cara, mas essas ações têm um grande poder de melhorar a reputação de uma empresa e não podemos esquecer que ela é um pré-requisito para que uma empresa seja bem sucedida a longo prazo. Pensar na sustentabilidade não é um custo, é um investimento.
Você é MEI? Confira as dicas do Sebrae para microempreendedores que querem ser mais sustentáveis.
Descubra muito mais sobre sustentabilidade acessando o Blog da PreparaTODOS!