A aplicação do Encceja, certificação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio, foi remarcada para o dia 29 de Agosto de 2021. Inicialmente, a prova ocorreria em Abril de 2020, mas as datas foram ajustadas para conter o avanço da covid-19 e para garantir o máximo de segurança para todos.
O exame conta com mais de um milhão de inscritos confirmados. São 301.438 interessados na certificação do ensino fundamental e 1.328.608 para o Ensino Médio pelo país todo.
Com o adiamento do exame de 2020, o cronograma ficou assim:
Lembrando que os inscritos no Encceja 2020, que realizaram edições anteriores do exame, poderiam selecionar apenas as provas que não obtiveram nota suficiente.
Dicas para se preparar
Além da redação, as provas objetivas têm 30 questões em cada área de conhecimento:
Ensino Fundamental:
Ensino Médio
O INEP também disponibiliza os Cadernos de Questões e os gabaritos de algumas edições passadas do Encceja para você revisar e estudar os conteúdos.
Nos editais do Encceja, você encontra todas as informações que você precisa saber sobre as inscrições, provas e resultados. Há editais específicos para as edições nacional, PPL e uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
ENCCEJA PPL
O Inep divulgou edital para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL).
As inscrições começam no dia 7 de junho no site do INEP e a aplicação está prevista para o dia 13 de outubro (ensino fundamental) e 14 de outubro (ensino médio). O objetivo é possibilitar que aqueles que não concluíram os ensino fundamental e médio no tempo certo, possam adquirir a certificação.