Ontem foi o Dia do Vestibulando!
Se 2023 é o seu ano de “encarar” o ENEM, a gente quer te contar que você não está sozinho! A Refuturiza, sua parceira de Empregabilidade e Educação, também te acompanha na sua preparação para as provas.
Além dos cursos completos da nossa plataforma, você também acessa, através do nosso blog, conteúdos exclusivos sobre temas da atualidade que vão te apoiar na hora dos estudos.
E para já te deixar no clima das provas, nós reunimos alguns dados e curiosidades sobre esse que é um dos momentos mais importantes da vida do estudante.
Algumas universidades são milenares
Pasme: a universidade mais antiga do mundo (de acordo com o Guinness Book) tem mais de mil anos!!!
A Al Quaraouiyine, situada em Fez, no Marrocos, foi fundada em 859 e segue em atividade. E mais uma curiosidade interessante: ela foi criada por uma mulher!
No entanto, vale explicar que a Al Quaraouiyine não segue os moldes tradicionais deste tipo de instituição de ensino. Na verdade, ela foi aberta como mesquita (espaço de culto dos muçulmanos) e como madraça (local de estudos sobre a fé islâmica), pelas mãos de Fátima al-Fihri, filha de imigrantes tunisianos.
Hoje em dia, a instituição ainda oferece cursos religiosos e também em diversas outras áreas.
Uma universidade jovem
Além da Al Quaraouiyine, outras 4 universidades aparecem no ranking das mais antigas do mundo:
● Universidade de Bolonha (Itália), fundada em 1088
● Universidade de Oxford (Reino Unido), fundada em 1096
● Universidade de Salamanca (Espanha), fundada em 1254 e
● Universidade de Cambridge (Reino Unido), fundada em 1209
Porém, enquanto na Europa há instituições quase milenares, aqui no Brasil a Universidade é um tanto mais jovem.
Por sermos um país colonizado, foi apenas com a chegada da Família Real Portuguesa ao nosso território, no século XIX, que se criou a primeira instituição de ensino superior do nosso país. Entre 1808 e 1810, foram criadas as faculdades de Medicina da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (que viriam a se tornar UFBA e UFRJ).
Hoje, para a nossa alegria, nosso país já conta com quase 2,5 mil instituições de ensino superior.
Nem sempre houve vestibular
A gente sabe que o ano de vestibular pode ser dos mais difíceis e estressantes na vida dos estudantes. Mas acredite: ruim com ele,pior sem ele!
A gente explica.
Até 1911, não havia nenhum tipo de prova para que as pessoas pudessem acessar os cursos de ensino superior. Parece bom, né? Mas não era…
Na verdade, não havia prova porque as vagas dos cursos eram destinadas apenas a estudantes de determinadas escolas do país.
Se você não estudasse nelas, não tinha direito de cursar uma faculdade. Nada justo, não é mesmo?
Por isso, em 1911, Rivadávia da Cunha Corrêa, ministro da Justiça e de Negócios da época, determinou a criação do vestibular - ainda que, neste primeiro momento, ainda não tivesse este nome.
Então, por mais que esse seja o terror dos estudantes, mesmo que você odeie esta prova, pense: melhor assim!
E você sabe o que significa VESTIBULAR?
A palavra VESTIBULAR vem de “vestíbulo”.
Nas casas de antigamente, havia um pequeno pátio antes da entrada principal. Uma espécie de ante-sala que separava o espaço de fora do espaço de dentro.
Assim, o vestibular é justamente esse lugar de passagem, uma simples etapa, que separa aqueles que estão fora dos que estão dentro da universidade. Estar nele significa estar prestes a adentrar o espaço que você tanto sonha.
Que tal Refuturizar o ENEM? Estude com a Refuturiza e tenha acesso aos melhores conteúdos preparatórios. Tudo 100% online, para você estudar onde e quando quiser.
Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com seus colegas de trabalho!