Graduação, Técnico ou Profissionalizante: qual caminho escolher?

PreparaTODOS - 10 Fevereiro, 2021

PreparaTodos

Graduação, Técnico ou Profissionalizante: qual caminho escolher?

Sua trajetória escolar básica está chegando ao fim. Agora, é hora de decidir os novos rumos. Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor caminho escolher, vem com a ...

Sua trajetória escolar básica está chegando ao fim. Agora, é hora de decidir os novos rumos. Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor caminho escolher, vem com a gente para entender as principais características de cada um.

Quando somos pequenos, sempre ouvimos aquela famosa pergunta: “o que você vai ser quando crescer?” 

O que antes era apenas uma brincadeira, vai ganhando contornos de realidade conforme o período escolar vai chegando ao fim (e, junto a ele, a necessidade de ganhar a vida e começar uma trajetória profissional).

Quando pensamos na nossa formação escolar e profissional, uma boa imagem é a de uma longa estrada que precisamos caminhar. Em alguns momentos, esse caminho se divide e precisamos ponderar qual é o melhor para seguirmos andando. Entenda: não há certo nem errado, apenas escolhas e opções diferentes.

Hoje, nós queremos te ajudar a entender as principais características de 3 desses caminhos: a graduação, o curso técnico e o curso profissionalizante. De uma forma ou de outra, todos te levarão a uma carreira profissional, mas cada um deles terá as suas particularidades. Vamos lá?

As fases do ensino

Antes de começarmos, é importante falarmos sobre as fases do ensino básico. Por mais que o estudante conclua as etapas de forma contínua, essa trajetória é dividida em ciclos menores:

  • Ensino fundamental I: primeira etapa do ensino. Compreende o período que vai do 1º ao 5º ano.
  • Ensino Fundamental II: segunda etapa do ensino. Compreende o período que vai do 6º ao 9º ano.
  • Ensino médio: última etapa do ensino básico. É dividido em 1º, 2º e 3º anos.

É na chegada ao ensino médio que os alunos podem começar a fazer escolhas que vão determinar os rumos dos seus estudos.

Ensino técnico 

O ensino técnico é uma formação profissional de curta duração. O aluno leva entre 6 meses e 3 anos para se formar e obter o seu diploma em diversas áreas possíveis: administração, contabilidade, enfermagem, informática, panificação, turismo etc. 

Esses cursos são regulamentados pelo MEC e podem ser feitos em instituições públicas ou particulares de 3 formas diferentes:

 -   Externo: nesse modelo, o aluno faz o ensino técnico e o ensino médio simultaneamente (durante o mesmo período de tempo), mas em instituições diferentes.

 -   Concomitante: tal como no modelo anterior, o aluno faz as aulas do ensino técnico e as do ensino médio simultaneamente (durante o mesmo período de tempo), só que nesse caso em uma mesma instituição;

 -   Subsequente: nesse caso, o aluno já terminou o ensino médio e, somente agora, fará a sua formação técnica. Isso pode acontecer por uma opção individual ou por uma exigência do próprio curso.

Trata-se de um investimento de médio prazo uma vez que, ao término da formação, o aluno já contará com um certificado que lhe abrirá portas para o mercado de trabalho. Isso é muito importante para aqueles que têm necessidade de, tão logo possível, começar a trabalhar. No entanto, vale ressaltar que esse diploma não terá o mesmo valor que um de graduação (ensino superior) e, a depender da carreira escolhida, será necessário dar esse novo passo para crescer e conquistar novas oportunidades.

Uma das principais escolas técnicas do país é a ETEC, do Estado de São Paulo, com mais de 100 opções de cursos. Se você deseja entrar para uma dessas instituições, acesse a nossa plataforma. Temos curso preparatório específico para quem deseja participar desse processo seletivo.

Graduação

A graduação também dará ao aluno uma formação profissional, mas ela possui características diferentes do curso técnico. Para começar, é um investimento de longo prazo, uma vez que, em geral, o estudante passa cerca de 4 anos na faculdade. 

Sua base é teórico-prática, diferentemente do ensino técnico que, comumente, tem uma abordagem mais prática (justamente por ser voltado para o mercado de trabalho) . Por essa razão, o diploma de graduação também te dá a opção de seguir na pesquisa acadêmica (mestrado e doutorado)

A depender do curso escolhido, o estudante poderá optar entre 2 possibilidades:

  • Bacharelado: curso voltado para a atuação no mercado de trabalho;
  • Licenciatura: curso voltado para àqueles que desejam atuar como professores.

A graduação tem um maior peso para o currículo profissional a depender da carreira, por isso, vale a pena o investimento de tempo.

Para entrar em uma faculdade, é necessário que o aluno tenha concluído o ensino médio. A maior parte das instituições públicas do país aderiu ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como processo seletivo para aqueles que desejam uma vaga em seus cursos. Se esse é o caminho escolhido por você, faça o curso preparatório da nossa plataforma e abra os braços para o sucesso!

Curso profissionalizante

Nem todas as profissões exigem um diploma de graduação para que seja possível entrar no mercado de trabalho. Algumas carreiras pedem apenas que o profissional se qualifique, ou seja, que aprenda como exercer o ofício para que possa começar a trabalhar.  

Nesses casos, os cursos profissionalizantes são ideais, pois são um investimento de curto prazo (uma vez que tem uma duração menor) e têm uma abordagem bastante prática, voltada justamente para o mercado de trabalho. Além disso, costumam ter um custo menor e geralmente não exigem pré-requisito (certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio).

A plataforma PreparaTODOS possui mais de 1250 cursos profissionalizantes das mais diversas áreas. E o melhor: você pode fazer quantos cursos quiser!

Como dissemos anteriormente, quando pensamos em futuro profissional, não há certo ou errado, apenas opções e escolhas diferentes. Qual é a ideal para você?

Que tal investir no seu sonho e já começar a trabalhar naquilo que você gosta? Vem com a Prepara.

Tópicos: Cursos Preparatórios, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more