Novembro azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Refuturiza - 11 Novembro, 2022

PreparaTodos

Novembro azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro é sinônimo de cuidado com a saúde do homem. Não entendeu nada? Então vem com a gente saber tudo sobre o mais azul dos meses.

Novembro é sinônimo de cuidado com a saúde do homem. Não entendeu nada? Então vem com a gente saber tudo sobre o mais azul dos meses.

No mês passado, nós mostramos para você que outubro é a época do ano que dedicamos ao combate do Câncer de Mama. Agora, é hora de olhar para a saúde dos homens e falar sobre aquele que é o segundo mais comum entre eles no nosso país: o Câncer de Próstata.

História

Poucas pessoas sabem, mas antes mesmo de existir esse movimento, já havia sido estabelecido que 17 de novembro fosse o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, uma data reservada à conscientização sobre a importância de se prevenir e diagnosticar previamente a doença.

Então, em 2003, na Austrália, dois amigos (Travis Garone e Luke Slattery), inspirados pelas campanhas de conscientização do Câncer de Mama, decidiram criar uma ação voltada à saúde masculina e que deveria ocupar todo o mês de novembro. No princípio, para chamar a atenção do público, eles usaram como símbolo o bigode - daí o nome dado para a organização sem fins lucrativos criada por eles, a Movember Foundation, composto pela mistura entre as palavras moustache (bigode) e november (novembro).

Mas por que conhecemos esse período como Novembro Azul?

Bom, como forma de mostrar apoio ao movimento, muitos homens deixavam o bigode crescer ou ficavam sem fazer a barba durante o mês. Já as mulheres que queriam endossar a importância da campanha usavam bigodes falsos ou vestiam a cor azul - em oposição ao rosa usado em outubro. 

No Brasil, o Novembro Azul acontece desde 2008 por uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, uma organização sem fins lucrativos que atua em ações de combate ao Câncer e às doenças cardiovasculares, as duas principais causas de morte em nosso país.

Câncer de próstata em números

  • É o segundo tipo de câncer que mais mata homens no país - o primeiro é o câncer de pulmão;
  • Em 2022, até o presente momento, foram detectados mais de 65 mil novos casos da doença;
  • Em 2021, foram registradas 16 mil mortes decorrentes do câncer de próstata;
  • Estima-se que 1 a cada 9 homens desenvolverá a doença;
  • A detecção em estágio inicial (Fase 1), em geral assintomática, dá ao paciente entre 90% e 95% de chance de alcançar a cura.

Prevenção e detecção

Como para quase todas as doenças, o melhor caminho para prevenir é investir em um estilo de vida saudável:

=> Comer bem: 

Não se trata, apenas, de reduzir a gordura e o sal, mas também buscar uma alimentação variada e, se possível, eliminar comidas ultraprocessadas. Para ajudar a população a se orientar quanto a isso, o Ministério da Saúde desenvolveu o Guia Alimentar, uma cartilha sobre como ter uma alimentação saudável.

=> Praticar atividade física:

De acordo com o Guia de Atividade Física, do Ministério da Saúde, entende-se que o ideal para uma rotina saudável é praticar entre 150 e 300 minutos de atividade aeróbica, de moderada a vigorosa, por semana.

=> Não fumar:

Há cerca de 30 anos o Brasil investe em políticas de controle do tabagismo, o que permitiu uma queda considerável do número de fumantes em nosso país. Ainda assim, estima-se que mais de 12% da população faça uso desta droga.  O problema é que, diferentemente do álcool - que quando consumido socialmente e em quantidade moderada não traz grandes prejuízos à saúde -, não há níveis seguros de uso das substâncias que compõem o cigarro. 

Assim como em outros tipos de câncer (como o de pulmão, claro), esse é um grande fator de risco de desenvolvimento da doença.

Mas além de prevenir, é essencial garantir o diagnóstico precoce - como falamos acima, isso dá ao paciente cerca de 90% de chance de cura. 

E como  isso é feito? Com visitas regulares ao médico!

Como a idade é um dos principais fatores de risco, recomenda-se que os homens, a partir dos 50 anos, façam visitas regulares ao urologista para a realização de exames preventivos.

Refuturizar é reescrever a história para construir um novo futuro. E o futuro só é possível se existir saúde, por isso não abra mão da sua. 

Tópicos: Saúde, Novembro azul, Saúde masculina


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more