O sucesso profissional é resultado da união de alguns fatores:
são os conhecimentos técnicos necessários para o exercício da profissão. Você pode precisar ter uma formação básica - como um curso técnico ou graduação - e também uma formação complementar - como cursos de idiomas, pacote office entre outros.
são as habilidades interpessoais, como capacidade de liderança, boa comunicação, empatia etc. Muitas delas são naturais para algumas pessoas, mas elas também podem ser desenvolvidas através de cursos. A falta de determinadas Soft Skills está entre as principais razões para o desligamento dos profissionais pelas empresas.
Um bom profissional, além de um conjunto robusto de hard e soft skills, precisa se manter ativamente interessado em sua área de interesse, pesquisando e estudando para se atualizar e estar de acordo com as novidades do mercado.
Talvez, nesse momento, você esteja se questionando:
Se eu trabalho 8 horas por dia em horário comercial e gasto muitas horas me deslocando, como vou conseguir fazer cursos para melhorar o meu currículo e gerar melhores oportunidades profissionais?
Essa é uma dificuldade encontrada pela maioria dos trabalhadores.
De fato, a maior parte dos cursos presenciais (principalmente os técnicos e de graduação) acontece em um horário difícil para o profissional que já está no mercado de trabalho. É por isso que a modalidade de ensino a distância tem crescido e se tornado cada vez mais popular.
E qual é a sua grande vantagem?
Pode estudar onde e quando você quiser, organizando a sua rotina de estudos da maneira que for melhor para você.
Muitas pessoas se sentem desestimuladas a estudar à noite, porque estão mentalmente cansadas em função de todas as atividades do dia. Outras, têm menos disposição no horário da manhã…
Com o EAD, as duas podem ter a comodidade de estudar no momento em que seu rendimento é melhor.
Você já fez parte de um ambiente de trabalho em que os conflitos interpessoais atrapalhavam muito o rendimento da equipe?
Se sim, você vai entender rapidamente a importância de ter um curso de inteligência emocional no seu currículo!
Nele, você vai aprender a identificar, validar e respeitar os seus sentimentos e das pessoas à sua volta.
E quais são as vantagens de desenvolver essa habilidade? Aprimorar a sua comunicação! A partir do momento que você consegue identificar como uma pessoa se sente e quais gatilhos levam ela a ter um determinado comportamento, você conseguirá ser mais persuasivo - ou seja, convencer o outro da sua ideia - sem que para isso seja necessário o conflito.
Uma das habilidades mais valorizadas dentro do mundo corporativo é a comunicação. E para que ela aconteça de forma eficaz, é necessário observar dois aspectos:
Subjetivo
Objetivo
Os aspectos subjetivos dizem respeito às nossas emoções e percepção de mundo. Para eles, existe a inteligência emocional, citada no item anterior.
E os aspectos objetivos?
São as técnicas que podemos empregar para que a nossa mensagem chegue de forma clara naqueles com quem estamos falando.
Lembre-se: comunicar-se não é apenas sobre o que você fala, mas também, e principalmente, sobre o que o outro escuta!
Ferramenta do pacote Office, o Excel é um editor de planilhas que oferece uma variedade de recursos que facilitam o dia a dia corporativo. Através dele, é possível armazenar e organizar informações como despesas mensais, controle de estoque, produção, faturamento, dados dos clientes etc.
Apesar de ser bastante valorizada, não são todos os profissionais que apresentam facilidade para lidar com ela. Assim, aqueles que colocam em seu currículo o domínio do Excel, ganham destaque nos processos seletivos.
Não basta ter bom conhecimento técnico e executar bem as suas tarefas se a sua produtividade não alcança as expectativas da empresa.
É claro que podem existir metas humanamente impossíveis de serem cumpridas - e, nessas situações, a responsabilidade deve recair sobre o líder, uma vez que cabe a ele a organização do cronograma -, mas estamos falando aqui de casos em que a produtividade é vítima da má gestão do tempo.
Você já parou para pensar em quanto tempo leva para concluir cada tarefa? Percebeu se o celular tem ajudado ou atrapalhado a sua rotina? E as pausas (muito importantes para o rendimento profissional), você tem conseguido fazer?
Para resolver essas questões, é fundamental aprender a administrar o tempo.
Sim, o mundo agora é digital e é muito improvável que essa realidade mude.
Por isso, quem quer se destacar no mercado de trabalho precisa conhecer e saber usar essas ferramentas.
Se você ainda é uma pessoa “analógica” e não tem intimidade com o universo digital, vale a pena investir em cursos dessa área para conquistar maiores e melhores oportunidades profissionais.