Você se considera um Geek? Não? Ou não tem certeza?
Talvez você seja um e só não saiba… Calma, a gente vai te explicar tudo!
Geek é uma gíria inglesa usada para se referir a pessoas fãs de jogos (eletrônicos ou de tabuleiro), de tecnologia, mangás, animes e filmes e séries de ficção científica.
E agora, se identificou ou não?
A origem do nome
Assim como a palavra nerd, o termo Geek começou a ser usado de forma pejorativa, como sinônimo da palavra fool (em inglês, bobo, tolo ou idiota). Geralmente alheios ao que é popular e está em alta, era assim que eles eram vistos pelas outras pessoas, justamente por ficarem imersos no seu próprio universo de interesse.
Mas parece que o jogo virou, não é mesmo?
Isso porque a cultura geek cresceu e ganhou espaço. Muitas pessoas famosas se assumiram geeks e isso fez com que os estereótipos fossem quebrados.
Orgulho Geek
O ano era 2007 quando os telespectadores ouviram, pela primeira vez, a expressão “Bazinga !”. A expressão fez tanto sucesso que acabou se tornando o bordão de Sheldon, personagem da série The Big Bang Theory.
A série, aliás, é uma das grandes responsáveis pela popularização do jeito de ser Geek.
E o orgulho Geek também é proclamado por personalidades da mídia, como o apresentador Tiago Leifert e o streamer Casimiro.
O Dia da Toalha
Como dissemos, hoje comemora-se o Dia do Orgulho Geek, também conhecido como Dia da Toalha.
Vamos saber um pouquinho mais sobre essa comemoração
Os Geeks são conhecidos pelo seu gosto peculiar para séries e filmes, certo? Dois dos maiores ícones dessa cultura são “Star Wars” e “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
Em 2001, quando o autor do último - Douglas Adams - faleceu, os fãs resolveram homenageá-lo. Dia da Toalha é uma referência ao objeto, tão importante no livro do autor.
Foi assim que surgiu o 25 de maio, dia do Orgulho Geek.
Seja bem-sucedido: seja Geek
Quando dizemos que “o jogo virou” para os Geeks não é apenas pela popularização da sua cultura. Em um mundo cada vez mais digital, pessoas que dominam bem o universo tecnológico têm maior probabilidade de alcançar o sucesso profissional.
São muitos os nomes que conseguiram criar verdadeiras fortunas usando o seu talento para a tecnologia, sendo um deles Bill Gates - dono da Microsoft e de uma fortuna estimada de R$ 240 bilhões
Mas para que isso aconteça, o hobbie tem que virar profissão, com muita dedicação e estudo.
E você, quer deixar de ser um Geek genérico e se especializar naquilo que gosta? Então venha estudar com a Refuturiza!