Na véspera de um grande dia, é natural que a ansiedade venha nos visitar. Mas, por mais que ela bata à nossa porta, precisamos saber como impedi-la de entrar e sentar em nosso “sofá”.
Isso porque a ansiedade, apesar de muito comum, é extremamente desgastante para o nosso organismo e pode trazer sintomas desagradáveis como dor de cabeça, dor no estômago, desconforto intestinal e cansaço. E vamos combinar, isso é tudo o que não queremos na hora em que precisamos dar o nosso melhor para a realização de uma tarefa.
Por isso, aqueles que vão fazer o ENEM - ou qualquer outra atividade importante - não devem se preocupar apenas com a rotina do dia da prova, mas também com a do dia anterior.
Vamos, então, ver algumas dicas para se preparar e reduzir as chances de ansiedade e estresse?
Você sabia que a desarrumação é um dos principais fatores para o aumento do estresse?
Imagina que está quase na hora de sair de casa e você ainda não arrumou as suas coisas para levar - lembre-se, são muitas horas de prova, por isso, além dos materiais, você também deve levar água e lanche. As chances de você esquecer de algo importante por tentar lembrar de tudo e guardar “na última hora” é grande, e é claro que isso vai mandar embora uma boa parte da sua calma.
Nada de tentar estudar na véspera. Acredite, se algum conteúdo ficou pendente, você certamente não vai conseguir absorvê-lo no dia anterior à prova. E além disso, é bem provável que você canse o seu cérebro, que precisa estar 100% disposto para brilhar na hora certa!
Então, aproveite esse momento para fazer coisas relaxantes, como ver uma série, ouvir música ou mesmo ler um livro.
É cientificamente comprovado que “mexer o corpo” é fundamental para regular o organismo e diminuir os índices de ansiedade e estresse.
Então, se você sentir que precisa ficar mais calmo e dar “aquela respirada”, aproveite a véspera para fazer uma boa caminhada, de preferência, ao ar livre. Isso certamente vai trazer benefícios para a sua mente e corpo.
Dois pontos devem ser levados em consideração na hora de pensar o cardápio da véspera e também do dia da prova. O primeiro deles é que a alimentação deve ser saudável, rica em vitaminas e ter a ingestão de bastante líquido. Isso porque quando o nosso corpo não está bem nutrido ele fica mais lento e cansado - tudo o que não queremos para a hora da prova. Mas você também deve se preocupar em não comer coisas pesadas ou que possam vir a fazer mal ao seu organismo. Imagina ter que fazer a prova enjoado com com “piriri”?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, meditar não é uma prática religiosa, mas sim de cuidado com a saúde mental e emocional. É cientificamente comprovado que tirar alguns momentos do dia para silenciar a mente traz grandes benefícios como, por exemplo, a redução da ansiedade e do estresse.
Você pode, então, dizer que tem muita dificuldade de “ficar sem pensar” e que, por essa razão, não consegue meditar…
Na verdade, isso é uma visão equivocada dos fatos. Você não precisa interromper seus pensamentos, mas sim mudar o foco deles.
Se estamos com a mente acelerada, vamos pensar nos diversos assuntos com os quais estamos lidando no momento. Por isso, uma excelente forma de entrar no estado meditativo é levar a sua atenção para a respiração. Inspire contando até dois, segure a respiração por mais dois tempos, expire contando até dois e aguarde mais dois tempos antes de voltar a inspirar. Repita esse ciclo por 5, 10, 15 minutos - ou o tempo que for possível. Você certamente sentirá os efeitos positivos desta prática.
Como dissemos logo no início do texto, é certo que a ansiedade vai aparecer na sua porta e um dos momentos em que ela chega sem dar aviso é na hora de dormir.
Você deita cedo, mas nada do sono vir. E quanto mais tempo você passa na luta do “preciso dormir, mas não consigo”, pior fica a situação. Por isso, algumas práticas podem ajudar nesse momento como: