Você sabia que o número de empreendedores do Brasil não para de crescer?
Só no primeiro quadrimestre de 2022, cerca de 1,3 milhão de novas empresas foram criadas, de acordo com dados do governo. E as razões por trás desse crescimento se concentram em três pontos:
- Necessidade de incrementar os seus rendimentos mensais, já que as chances de ganhar mais são maiores quando se trabalha por conta própria;
- Vontade/necessidade de ter mais flexibilidade na rotina de trabalho, com liberdade geográfica e de horário, algo que é possível quando você é o seu próprio chefe; e
- Sonho/vocação, quando o desejo de empreender não é circunstancial, mas sim surge de uma ideia de produto ou serviço.
Porém, seja qual for a sua motivação, ela vai encontrar mais força nas informações que trazemos hoje para você.
São pontos pouco falados quando se pensa em dicas empreendedoras, mas que podem ser o diferencial necessário para que a sua empresa alcance os resultados que você tanto sonha.
- Pesquise sua concorrência
Vamos supor que a sua empresa seja da área de alimentação, atuando mais especificamente no segmento de doces e sobremesas.
A gente sabe que, ao mesmo tempo em que esse é um mercado de grande potencial, também é bastante explorado… Então, como você pode se destacar em meio a tantas empresas semelhantes?
Bom, o primeiro passo é fazer uma análise de benchmarking para estudar a sua concorrência e entender as suas estratégias.
Essa análise servirá como uma referência para você delinear a sua própria empresa e conseguir apresentar um produto que não seja “mais do mesmo”.
- Defina com clareza seus objetivos
"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve" (Lewis Carroll)
Antes de começar a viagem, decida o seu destino.
Tenha muito claro para você quais são os seus objetivos com a empresa - e tudo bem se, em algum momento, eles mudarem.
Onde você quer chegar?
Quando você quer chegar?
Quais pessoas você deseja alcançar?
Como você quer que a sua empresa seja conhecida?
Além disso, informações chave, como propósito, missão e valores - muitas vezes consideradas definições menos relevantes na abertura da empresa - são norteadoras na hora de definir posicionamentos e estratégias no dia a dia de trabalho. Então, não deixe de defini-las.
- Aprender a falar em público
Como empreendedor, você não necessariamente terá que dar palestras ou entrevistas. Entretanto, a habilidade de falar bem em público será fundamental na rotina de trabalho.
Falar com clientes, parceiros e colaboradores, bem como dar ordens e orientações são uma constante na vida do dono de empresa.
Portanto, a dificuldade com a oratória pode ser uma pedra e tanto no sapato do empreendedor e um verdadeiro impeditivo para crescer.
- Investir nas pessoas certas
O escritor Ernest Hemingway disse que escolher as pessoas certas para estarem ao seu lado nas trincheiras é mais importante do que a própria guerra. E essa é uma ideia que se aplica muito bem ao contexto do empreendedorismo.
Muito ajuda quem não atrapalha e aqueles que não estão alinhados com o posicionamento da sua empresa podem atrasar e comprometer o seu crescimento.
Colaboradores são porta-vozes da organização e precisam estar imersos na sua cultura. É o tal “vestir a camisa” e entrar em campo para defender o time com unhas e dentes. Acreditar e contribuir para a concretização do propósito e da missão.
=> Curtiu esse conteúdo? Então, compartilhe e ajude um empreendedor a Refuturizar o seu 2023!