Você certamente já ouviu falar de “Round 6”, a nova série da Netflix que está dando o que falar.
O que? Você não sabe do que a gente está falando? Ah, então espera aí que te contamos tudo!
Dividida em 10 episódios de cerca de 1 hora cada, a série conta a história de 456 jogadores endividados que são chamados a participar de uma competição cujo prêmio é uma bolada de 14 bilhões de won (uma quantia equivalente a mais de 68 milhões de reais na cotação de hoje). O que eles só descobrem depois é que o vencedor será também o único sobrevivente, uma vez que os “perdedores” serão, literalmente, eliminados.
Pesado, né?
Mas não é só isso. Para tornar o enredo ainda mais arrepiante, todos os jogos disputados pelo grupo são brincadeiras infantis…
Curtiu? Ficou a fim de ver? Mas antes, vem com a gente saber alguns pontos importantes sobre essa série e sobre como esse tema pode aparecer no próximo ENEM.
A cultura K, nada mais é, do que a cultura coreana. O K refere-se à letra inicial da palavra Korea - nome do país na língua inglesa.
A difusão da cultura coreana começou há alguns anos, com os grupos de música pop, tais como BTS, Twice e Blackpink, que se tornaram febre mundial. Já os k-dramas (drama, aqui, refere-se ao gênero literário dramático, cuja construção é voltada, justamente, para a encenação), universo que engloba as séries e filmes, existem há algumas décadas, mas alcançaram uma maior audiência recentemente.
A difusão dessas formas de entretenimento ajudam a mostrar ao mundo a forma como os coreanos vivem, como a culinária, a bebida, o clima e os hábitos dos coreanos.
Um dos k-dramas de maior sucesso dos últimos tempos, “Pousando no amor”, mostra, de forma bem humorada, a tensão e as diferenças entre as Coreias do Sul e do Norte - separadas geográfica, política e culturalmente.
Veja o Trailer da Série (Para maiores de 16 anos):
Há alguns anos, a Coreia vem investindo fortemente na sua indústria cinematográfica. O resultado? Produções que são sucesso de público e crítica em todo o mundo, culminando no Oscar de melhor filme de 2020 com O Parasita, que mostra a dura desigualdade na sociedade sul-coreana.
Uma das palavras que melhor define “Round 6” é distopia. Você conhece essa palavra?
Ela é a antítese da utopia (que caracteriza o estado ideal das coisas). Quando falamos em um universo distópico, nos referimos a uma realidade na qual as pessoas vivem em condições extremamente opressoras e de grande desespero.
Esse não é um tema novo. Livros como “1984”, de George Orwell; “Laranja Mecânica”, de Anthony Burguess; e “O Processo”, de Franz Kafka são exemplos de obras em que a distopia social é mostrada com maestria.
Para muitos críticos, “Round 6”, tal como “O Parasita'', é uma forte crítica ao capitalismo, marcada pela exposição da grande desigualdade social que assola a sociedade sul-coreana.
Diz Hwang Dong-hyuk, criador da série: “Eu queria escrever uma história que fosse uma alegoria ou fábula sobre a sociedade capitalista moderna, algo que retratasse uma competição extrema, algo como a competição extrema da vida. Mas eu queria que ele usasse o tipo de personagem que conhecemos na vida real”
Pronto, agora que você já sabe tudo sobre “Round 6” e sobre os temas da série que podem ser tratados no ENEM deste ano, corre para assistir!