Profissional do futuro: 4 dicas para o trabalho no pós pandemia

PreparaTODOS - 17 Dezembro, 2021

PreparaTodos

Profissional do futuro: 4 dicas para o trabalho no pós pandemia

A pandemia do novo Coronavírus começa a dar sinais de que vai ficar no passado. Apesar da chegada da variante ômicron, o número de mortes no Brasil diminui a cada dia - ...

A pandemia do novo Coronavírus começa a dar sinais de que vai ficar no passado. Apesar da chegada da variante ômicron, o número de mortes no Brasil diminui a cada dia - o que nos permite respirar mais aliviados. Diante deste novo cenário, como ficarão as relações no mercado de trabalho? É isso que vamos ver hoje!

Não é de hoje que o mundo digital entrou nas nossas vidas. A chamada 4ª Revolução Industrial - ou Revolução 4.0 - trouxe a robótica e a inteligência artificial para dentro das indústrias, a fim de aumentar e aperfeiçoar a produtividade. 

Mas foi com a chegada da pandemia do Covid-19 que nos vimos imersos no mundo digital. Com as restrições ao contato presencial, precisamos adaptar as relações (e as operações) para o novo contexto do distanciamento social. Assim, não houve uma escolha difícil: a tecnologia era a solução para que tudo continuasse funcionando.

Restaurante, supermercado, farmácia, médico - fazemos tudo usando apenas o nosso aparelho celular! 

A transformação foi tão grande e profunda que, agora, quando começamos a ter sinais de que esse período de tormenta está chegando ao fim, nos vemos novamente diante de um dilema: como será o mundo (corporativo) no pós-pandemia?

 

Nada será como antes

A única certeza que temos é a de que nada será como antes. Pense comigo: nós mudamos muito durante esse período, não é mesmo? Assim, nada mais natural que o mercado de trabalho e as relações empresariais também mudem.

Nós vimos que muitas coisas funcionam melhor nesse novo modelo, então é pouco provável que voltemos atrás em certas conquistas.

 

Home Office

Logo assim que começou a pandemia, o primeiro desafio das empresas foi implementar o home office, uma realidade nova para a maioria dos brasileiros. Dois anos depois, o que vemos são empresas optando por manter o formato de trabalho remoto com os seus colaboradores.

 

Recrutamento online

Outra coisa que mudou (para melhor), foi o recrutamento e seleção.

Imprimir e entregar currículos são coisas do passado. Hoje, o processo já acontece 100% online, sem que haja nenhum déficit de qualidade.

Você já conhece a PreparaVAGAS ? Ela é a nossa plataforma de empregabilidade onde ajudamos empresas e profissionais a darem o match perfeito.

 

O profissional do futuro

Diante de tantas transformações, é natural que o mundo corporativo tal como conhecíamos não exista mais e que se espere dos profissionais novas habilidades e competências.

Separamos então algumas dicas para você se destacar no contexto do pós-pandemia. Vamos ver?

 

  • Soft Skills

O mundo mudou, mas elas continuam em alta.

Agora que estaremos, cada vez mais, conectados através de uma tela, precisamos desenvolver ainda mais o nosso lado humano: comunicação clara e eficiente, criatividade, adaptabilidade e resiliência e inteligência emocional são algumas das habilidades que precisamos desenvolver.

 

  • Tecnologia

Mais do que nunca, é essencial conhecer as ferramentas tecnológicas que temos à nossa disposição.

Não vale mais adotar uma postura “analógica” e se colocar como avesso ao mundo digital. Essas transformações vieram para ficar e todo profissional do futuro deverá saber navegar por esse universo.

Se você precisa de ajuda nessa área, venha conhecer a nossa  plataforma. Temos inúmeros cursos dessa e de outras áreas.

 

  • Conhecimento, conhecimento e conhecimento

O mundo de hoje tem uma característica muito forte: a instabilidade.

Tudo muda em um piscar de olhos. O que servia ontem, hoje já está fora do padrão… 

Por isso, o profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho precisa ter vontade de aprender e estar sempre se atualizando sobre as novas tendências. 

 

  • Autogestão

profissional-do-futuro

Uma das grandes dificuldades do home office  é a autogestão. Estar em casa, em um ambiente familiar, e longe dos olhares dos gestores e colegas, pode deixar algumas pessoas excessivamente relaxadas.

Saber separar vida profissional e pessoal (ainda que dentro do seu espaço doméstico) e organizar os horários para cumprir as entregas é fundamental para o profissional do futuro.

Inclusive, algumas pessoas optam por trabalhar em espaços chamados coworking justamente para evitar esse tipo de problema.

 

Gostou das nossas dicas? Então, agora, é correr atrás de se adaptar às novas exigências do mercado e ver o sucesso chegar! 👩‍🎓

Tópicos: cursos profissionalizantes, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more