Blog Refuturiza

8 receitas para vender na Páscoa

Escrito por PreparaTODOS | 10/03/2021 18:00:00

Uma das épocas mais deliciosas do ano, sem  dúvidas, é a Páscoa em 2021. Não só por saborearmos os maravilhosos ovos de chocolate, mas também por conseguirmos passar um tempo com a família e ter a chance de fazer um dinheiro extra com a data. (Lembrando que neste ano, a Páscoa será celebrada no dia 4 de abril, primeiro domingo do mês.)

Expectativas para o setor preveem um crescimento em mais de 30%, comparado ao ano anterior, quando as vendas foram fortemente impactadas pelo início da pandemia de COVID-19.

Confira nossa lista com as melhores receitas para a páscoa para ganhar uma grana extra nessa prazerosa época do ano:

 1. Ovo de Colher

Nos últimos anos, se tornou sucesso com os fanáticos por chocolate. É sempre acompanhado com uma colher bem bonita ao lado e, com certeza, irá conquistar seus clientes!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 kg de chocolate.

Modo de preparo

1.  Pique o chocolate ao leite com uma faca e divida-o em três partes iguais. Derreta duas porções de chocolate no micro-ondas, a cada 30 segundos mexa por algumas vezes, adicione a terceira porção até derreter completamente.

2. Pincele a panela com chocolate e leve à geladeira. Repita o processo até a casca engrossar. Após pincelar a última camada, limpe as bordas e cubra a forma utilizada com papel manteiga.

3. Abaixe o fogo e mexa até o brigadeiro começar a sair do fundo da panela, espere ele esfriar por completo, depois preencha as metades do ovo de chocolate com o recheio.

4. Coloque o ovo de colher em uma embalagem e decore da forma que preferir.

Ah! Lembrando que os recheios para ovos de colher, podem ser os mais criativos possíveis, como morango, maracujá e tudo que sua mente conseguir inventar.

 2. Ovo Gourmet

Esse termo se popularizou por vários lugares e com o que é doce não foi diferente. 

Aproveitando sabores exóticos, onde você pode usar chocolates amargos e combiná-los com frutas. O resultado serão doces com sabores únicos para os admiradores dessa delícia.

Você pode investir também em embalagens mais trabalhadas para dar um acabamento diferenciado neste tipo de sobremesa de páscoa.

Ingredientes:

  • 200 g de Leite condensado;
  • 6 g de Suco de morango em pó;
  • 4 Morangos;
  • 125 g de Chocolate fracionado;
  • 100 g de Creme de leite;
  • Granulado a gosto.

Modo de preparo:

1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas em potência média por 30 segundos, se necessário repita o processo por mais 30 segundos até que todo o chocolate derreta. Preencha a forma com o ovo de páscoa e leve à geladeira por 30 minutos até endurecer.

2. No liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco de morango. Em seguida, bata por 3 minutos até ficar bem cremoso e uniforme.

3. Coloque o recheio por cima da casca do chocolate, corte os morangos ao meio para decorar o seu ovo de páscoa e deixe um pequeno espaço no centro para despejar o granulado.

 3. Ovos com teor alcoólico

Misture bebidas como caipirinha e licores para obter sensações únicas ao servir suas receitas.

O álcool neste caso quebra o tom de açúcar e faz com que aqueles que gostam de chocolates menos adocicados ou os achem enjoativos, possam ter uma opção diferente para experimentarem.

Ingredientes:

  • 1 limão (usado para o suco e suas raspas);
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de cachaça;
  • 500 g de chocolate ao leite;
  • 200 g de leite condensado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga.

Modo de preparo:

1. Primeiro prepare o recheio: aqueça uma panela com leite condensado e manteiga em fogo médio e misture.

2. Coloque o suco de limão, a cachaça e o amido em um copo, misture bem até que o amido de milho se dissolva e coloque na panela. Mexa bem até engrossar, desligue o fogo e deixe esfriar. 

3. Após o preparo do recheio, corte o chocolate em pedaços menores e o derreta em banho-maria, mexendo sempre para não queimar. Quando estiver completamente derretido, retire-o do fogo e deixe-o esfriar um pouco para evitar que fique muito amolecido para que seja mais fácil de usá-lo.

4. Em seguida, pegue um pouco de chocolate e despeje na forma do ovo de páscoa, espalhe e guarde na geladeira por 10 minutos. Repita este processo uma ou duas vezes para obter uma textura mais espessa do seu chocolate.

5. Coloque o recheio nos ovos de chocolate, polvilhe com as raspas de limão e leve à geladeira por 30 minutos. E pronto!

 4.  Ovo Trufado

Com certeza a melhor sensação é parti-lo ao meio e ver cair todo o seu recheio. Só de pensar dá água na boca, não é?

Consiste em camadas de chocolate em que se colocam os mais variados recheios.

Algumas opções para usar nos ovos de páscoa trufados são beijinho, limão e  cereja, mas você pode os incrementar com o que quiser!

Ingredientes:

  • 320 g chocolate meio amargo ou ao leite;
  • 160 g creme de leite;
  • 10 g de manteiga de cacau em pó;
  • 1 kg de chocolate ao leite ou meio amargo;
  • 4 formas de silicone com três partes.

Modo de preparo:

1. Coloque o chocolate no micro-ondas na potência máxima por um minuto.

2. Retire, misture e leve ao micro-ondas por 30 segundos.

3. Repita o processo: retire, misture e coloque de volta no micro-ondas por 30 segundos. Mais uma vez, até que o chocolate derreta completamente.

4. Quando mantiver essa consistência, deixe o chocolate esfriar.

5. Polvilhe com a manteiga de cacau em pó e misture.

6. Espere o chocolate esfriar. Depois distribua o chocolate nas formas. Observe que existe um detalhe marcado na base. Recheie com chocolate até ela. Coloque um molde menor na parte superior e pressione um pouco o maior para baixo.

7. Leve-as para a geladeira e deixe por lá cerca de 20 minutos. Quando estiver firme ela irá desgrudar por completo da forma.

8. Aqueça todo o creme de leite, rapidamente até começar a ferver.

9. Despeje o chocolate, espere 30 segundos e mexa e depois leve para geladeira até ficar firme.

10.  Espalhe com cuidado as trufas sobre a casca de chocolate pronta (mantenha ela na forma para não quebrar).

11. Na parte de cima, sele o recheio com uma fina camada de chocolate. O processo de derretimento do chocolate no recheio é o mesmo usado para fazer a casca do ovo. Espalhe com uma colher. Depois é só esperar o chocolate esfriar e está pronto para embalar.


 5. Chocolates amargos

Como é de se imaginar, o seu amargor é evidente e para os que não gostam de doces muito açucarados são mais uma possibilidade, até mesmo pessoas com diabetes podem os consumir.

Ingrediente:

  • 350 g de chocolate meio amargo.

Modo de preparo:

1. Separe 1 forma para ovo de páscoa de 250 g e 2 barrinhas de qualquer material 1 cm x 30 cm (isopor, ripa, cantoneira).

2. Forre o fundo de uma assadeira grande com papel manteiga. Coloque as 2 barras de apoio a uma distância do tamanho da forma de ovo - elas serão utilizadas como suporte para a forma.

3. Ferva uma quantidade adequada em uma panela de tamanho médio, com um pouco de água no fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria.

4. Você pode picar o chocolate grosseiramente e o  transferir para uma tigela grande. Coloque a tigela encaixada na panela e abaixe o fogo; por algumas vezes, mexa com uma espátula até que derreta completamente.  A água não deve tocar o fundo da tigela, pois o calor gerado pelo vapor será suficiente para derreter o chocolate.

5. Retire a tigela do banho-maria e seque bem, o chocolate não deve entrar em contato com a água. Despeje ⅔  do chocolate derretido na bancada de pedra e espalhe com uma espátula em um movimento constante e rápido, para que o chocolate possa esfriar por igual.

6. Retorne o chocolate após esfriar para a tigela e misture bem. Pode-se utilizar um termômetro de cozimento para medir a temperatura do chocolate: que  deve chegar a 31 °C e o chocolate pode ser usado. Se a temperatura ainda estiver alta, repita a etapa 4. Se a temperatura estiver muito baixa (abaixo de 31 °C), coloque a tigela de volta no banho-maria por alguns segundos.

7. Verifique se a temperatura está normal, mergulhe a ponta da faca no chocolate, retire e deixe secar: o chocolate deve estar duro, sem manchas e com brilho.

8. Despeje o chocolate misturado na forma até que duas camadas sejam preenchidas. Bata levemente na bancada para eliminar possíveis bolhas, assim o ovo de páscoa ficará liso quando desenformado.

9. Mova a forma para a tigela e remova o excesso, precisamos de uma fina camada de chocolate.

10. Raspe toda a superfície da panela com uma espátula para remover o excesso de chocolate.

11. Coloque a forma com as extremidades para baixo, e leve para a geladeira por volta de 20 minutos até endurecer.

12. Retire a forma da geladeira, repita todo o processo para fazer a segunda camada de chocolate e volte à geladeira por mais 20 minutos.

13. Para desmoldar, coloque a forma sobre um pedaço de papel manteiga na bancada e deixe o chocolate em temperatura ambiente por 30 minutos antes de embalar ou comer.

 6. Ovos infantis

Qual criança não gosta de ganhar chocolate nessa época?! Nada melhor do que aliar as paixões dos pequenos. Juntando os doces com seus desenhos e assuntos preferidos.

Ingredientes:

  • 500 g de chocolate ao leite picado;
  • Mini Confeitos de chocolate para polvilhar;
  • Pasta americana nas cores desejadas para decorar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 150g de coco ralado;
  • 1/2 caixa de creme de leite (100 g).

Modo de preparo:

1. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e dê um choque térmico com banho-maria frio, em uma vasilha com gelo.

2. Pincele uma camada com o chocolate em duas formas de ovo de páscoa de 250g e depois leve à geladeira por volta de 30 minutos.

3. Repita o processo de espalhar o chocolate e depois coloque-o novamente na geladeira.

4. Quando o molde estiver opaco, tire os ovos da forma e os guarde na geladeira.

5. Utilize uma panela, no fogo médio,  para cozinhar o leite condensado, a margarina e o coco até o fundo dela soltar.

6. Retire do fogo, coloque também o creme de leite e deixe esfriar.

7. Distribua o recheio quando já estiver frio, entre as cavidades dos ovos e polvilhe os mini bombons de chocolate por cima.

8. Faça um modelo de coelho com a pasta americana e decore o ovo como se ele fosse sair da banheira.

 7. Trio de mini ovos

É importante quando elaborar o seu cardápio, deixá-lo o mais diversificado que puder. Ter alternativas acessíveis para quem não consegue investir muito na data consiga, ainda assim, não deixar o dia passar batido.

Já que o trio de mini ovos é uma alternativa barata e prática de se fazer. Prepare caixas especiais que sejam capazes de chamar a atenção de seus consumidores.

Ingredientes:

  • 200 g de confeitos coloridos;
  • 500 g de chocolate branco picado ou em gotas;
  • 500 g de chocolate ao leite picado ou em gotas.

Modo de preparo:

1. Em uma tigela grande, leve o chocolate ao leite para ser derretido no micro-ondas a cada 30 segundos em média, mexendo ocasionalmente para não queimar. A ideia é que o chocolate comece a derreter sem ter que voltar várias vezes ao micro-ondas, e a temperatura não exceda 45 graus.

2. Depois que o chocolate derreter e ficar liso, faça a temperagem imediatamente (nota: esta etapa só é necessária se o chocolate usado for cacau puro; chocolates contendo gorduras fracionadas e hidrogenadas não precisam ser temperados).

3. Transfira uma porção do chocolate para o saco de confeitar até atingir 1/3 do volume máximo. Corte apenas a ponta do bico e preencha metade da cavidade da forma. A outra parte será usada com o chocolate branco.

4. Mantenha o molde para cima e bata na superfície para eliminar possíveis bolhas, para que o ovo esteja liso quando for tirado da forma. Depois, para deixá-los coloridos e alegres, salpique os confeitos sobre o chocolate.

5. Coloque a forma sobre a assadeira e leve à geladeira por cerca de 25 minutos ou até que os ovos desprendam-se facilmente. Ao mesmo tempo, repita todo o processo com o chocolate branco.

6. Retire o primeiro lote de ovos da geladeira, vire a forma com a cavidade para baixo e bata imediatamente a assadeira. Se houver mais ovos, bata-os novamente. (Se muitos ainda ficarem colados, os leve mais um tempo para a geladeira.)

7. Antes de embalá-los, coloque os ovos em temperatura ambiente por 30 minutos e pronto.

 8. Doces de chocolate

Como dito, seu cardápio tem de ser repleto de variedades. Sendo assim, aproveite e prepare doces diferentes como trufas, bombons, cones trufados, bolos e cupcakes para encantar cada vez mais pessoas com suas receitas.

Veja como fazer o cone trufado:

Ingredientes:

  • 15 casquinhas de sorvete;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 500 g de chocolate ao leite;
  • 2 caixa de leite condensado;
  • 2 pacotes de granulado;
  • 1 colher de sopa de margarina sem sal ou manteiga;
  • 300 g de chocolate meio amargo.

Modo de preparo:

Casquinha

1. Derreta os dois chocolates em banho-maria.

2. Mergulhe cada casquinha no chocolate após derretido, utilize o papel manteiga para deixar secar. 

3. Coloque os cones em um suporte que esteja furado e despeje uma pequena porção de chocolate derretido no fundo, de cada cone.

Recheio

1. Coloque o leite condensado, 100g de chocolate amargo e uma colher de manteiga na panela, vá mexendo até desgrudar. 

2. Após esfriar, adicione o creme de leite e os confeitos de granulado.

3. Coloque uma porção de recheio em cada casquinha, cubra com chocolate ao leite e deixe até que seque. Embale e pronto!

 

 

Agora que você já está por dentro de tudo que vai ser tendência para a páscoa de 2021, é só colocar em prática nossas deliciosas dicas e faturar muito nessa data tão saborosa!

Acesse nosso blog e fique por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos!