A palavra estética tem origem grega - "aisthesis" - e significa "aquilo que é captado ou percebido pelos sentidos". Para eles, esse era o nome dado ao estudo da natureza da beleza, e isso não necessariamente estava ligado à aparência das pessoas.
Beleza, para os gregos da Antiguidade, era tudo aquilo que "agradava ao olhos" e, no caso dos corpos, havia padrões muito bem definidos para identificar o que era ou não belo.
Independentemente da origem do termo, a verdade é que é da natureza humana buscar apresentar-se para o mundo em sua melhor versão.
O lápis de olho, por exemplo, tem suas origens lá no Egito antigo. Quem nunca viu os olhos bem delineados da Cleópatra em suas inúmeras representações?
A pintura corporal ou mesmo procedimentos mais invasivos, como tatuagens e body modification, podem ser encontrados em culturas milenares, como, por exemplo, a japonesa é a de inúmeros povos indígenas de todo o mundo.
O mercado de beleza é DELAS
Ao longo dos tempos, o conceito de beleza mudou, mas uma coisa permaneceu intacta: o nosso desejo de ter uma imagem "agradável aos olhos" - os nossos e os dos outros.
A demanda por produtos e serviços ligados a esse universo fez com que o mercado estético começasse a surgir. E curiosamente, esse é um setor em que a presença feminina foi essencial.
Se hoje conhecemos e temos acesso a inúmeras marcas, em grande parte é porque mulheres empreendedoras e visionárias fizeram a diferença nesse setor.
Vamos conhecer algumas delas?
Helena Rubinstein
Quando foi morar na Austrália, Helena, nascida na Polônia, começou a chamar a atenção da população local pelo seu rosto macio e sem manchas.
Ela tinha aprendido a cuidar da pele com a mãe e viu a oportunidade de empreender.
Primeiro, ela passou a importar os produtos que usava na Europa. Depois, trabalhando em uma farmácia, aprendeu a desenvolver os seus próprios cosméticos - batizados de Valaze - que ganharam fama não só na Oceania, como em todo o mundo.
Mary Kay Ash
A dona da Mary Kay Cosmetics é bastante conhecida em todo o mundo, mas o que pouca gente sabe é que, até abrir a sua famosa empresa, aos 45 anos, ela conheceu de perto a realidade de ser mulher em um mercado de trabalho majoritariamente masculino.
Depois de perder uma promoção na empresa em que trabalhava para um funcionário menos experiente, que ela mesma havia treinado, decidiu escrever um livro para ajudar as mulheres a investir no seu próprio negócio.
Hoje sua marca está presente em mais de 40 países e conta com mais de 3 milhões de consultoras. Muitas delas conquistaram a independência financeira vendendo os produtos Mary Kay.
Madame C. Walker
E se a gente disser que a primeira mulher milionária dos EUA era negra? E que ele empreendeu ainda no século XIX?
Sarah McWilliams sofreu inúmeros distúrbios no couro cabeludo, como caspa severa e mesmo calvície como consequência do uso de produtos agressivos nos cabelos.
Após esses episódios, ela decidiu aprender e se especializar em cuidados com cabelos negros. Foi assim que criou sua própria linha de produtos.
Zica de Assis
Heloísa Helena Belém de Assis Marinho foi babá, empregada doméstica e faxineira antes de se tornar uma das maiores empreendedoras do nosso país.
Fundadora da rede de salões de beleza e produtos para cabelos crespos e cacheados "Beleza Natural" e autora do livro de mesmo nome, ela chegou a faturar R$ 250 milhões em um único ano. Hoje, ela é dona de um “Império”.
A inspiração no trabalho veio da sua história pessoal. Por preconceito, muitos dos seus patrões reclamavam do seu cabelo e ela começou a buscar outras opções que não fossem o uso da chapinha. Por não querer abrir mão dos cachos, desenvolveu uma fórmula exclusiva para deixá-los ainda mais definidos.
O mercado de estética no Brasil
Atualmente, nós somos o 4º maior mercado de beleza do mundo - ficamos atrás somente dos EUA, China e Japão.
Por isso, essa é uma das áreas mais promissoras do nosso país, com grande tendência de crescimento.
Se você deseja trabalhar nessa área, o primeiro passo é entender qual dos campos de atuação mais se adequa ao seu perfil:
Independentemente da área de atuação, o que a empreendedora precisa ter em mente é que, hoje, os consumidores, cada vez mais, estão em busca de saúde e procedimentos que realcem a sua beleza natural.
A abordagem não deve ser a de “consertar os defeitos”, mas o de ajudar as pessoas a encontrarem a sua melhor versão. Afinal, devemos exercitar o autocuidado e a autoestima.
Em uma área liderada por grandes e inspiradoras mulheres, você pode ser a próxima a fazer a diferença no mercado.
Então vem com a gente construir sonhos e Refuturizar a sua história.