Você certamente já ouviu falar do ENEM. Todos os anos, ele passa aos assuntos mais comentados, seja pelos conteúdos cobrados na prova, seja pelos candidatos que perdem a hora.
Toda essa fama não é à toa. O ENEM é o principal vestibular do país, sendo aceito como processo seletivo em mais de 120 instituições em todo o Brasil. Mas não é só isso! Universidades de diversos lugares do mundo também aceitam a pontuação da prova como requisito para a obtenção de vagas.
Portugal é o principal país estrangeiro a aceitar a pontuação do ENEM. A primeira instituição a entrar nesse acordo foi a Universidade de Coimbra e, na sequência, outras 50 instituições, como Universidade do Porto, Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve.
Mas não é só lá que você pode buscar uma vaga para o ensino superior. Veja:
Na França, algumas instituições já aceitam a nota do ENEM, porém, são processos seletivos mais complexos, em que as universidades exigem que o candidato tenha sido aprovado em um curso semelhante no Brasil.
Bom, o aceite da pontuação do ENEM faz parte de um acordo entre o Brasil e as instituições estrangeiras, mas ele não é a única exigência para a obtenção da vaga. Assim, cada uma delas possui suas próprias regras e critérios para o processo seletivo.
A Universidade de Coimbra, por exemplo, exige uma pontuação mínima de 120 na escala portuguesa de 0-200, o que equivale a 600 pontos na escala brasileira.
Já no Reino Unido, a nota do ENEM deverá ser somada a outros requisitos, como fluência em inglês, atividades extracurriculares (muito valorizadas em escolas fora do Brasil) e histórico escolar do ensino médio.
Para não ter dúvidas, nem dar bobeira, entre no site das instituições que te interessam e veja certinho as datas de inscrição e as exigências de cada uma delas.