Representatividade importa? filmes, séries e livros cheios de orgulho

PreparaTODOS - 28 Junho, 2021

PreparaTodos

Representatividade importa? filmes, séries e livros cheios de orgulho

Hoje é o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e trouxemos diversas dicas de filmes, séries e livros para reafirmarmos nosso orgulho de ser quem somos!

Hoje é o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e trouxemos diversas dicas de filmes, séries e livros para reafirmarmos nosso orgulho de ser quem somos!

A importância da diversidade é algo amplamente discutido. Nos últimos anos, histórias com protagonistas da comunidade LGBTQIA+ têm crescido e nos ajudam a compreender mais sobre outras realidades e os desafios que Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais e Assexuais enfrentam diariamente. 

Para isso, a PreparaTODOS trouxe algumas dicas de filmes, séries e livros para celebrarmos a diversidade:

  • RuPaul Drag’s Race (2009)

É um reality show norte-americano onde as competidoras participam de desafios em que são testadas por suas habilidades em canto, dança, costura, humor e personalidade. 

 

  • Minha querida Sputnik, de Haruki Murakami

Originalmente publicado em 1999, o livro conta a história de K., um jovem professor que vive em Tóquio e é apaixonado por Sumire, sua melhor amiga, uma garota que largou os estudos para se tornar escritora. Com a chegada de Miu, empresária bem-sucedida e casada, a vida de todos vira de cabeça para baixo. Sumire se apaixona por Miu e começa a segui-la por todos os lugares. K, apesar de não correspondido, pretende fazer o impossível para salvá-la dessa armadilha.

Minha Querida Sputnik é uma história de amor, mistério e solidão. 

  • Laerte-se (2017)

Em documentário original da Netflix, Laerte, uma das artistas mais reconhecidas no país, convida o público para conhecer a sua história e o seu mundo. A obra acompanha a investigação da artista sobre o mundo feminino.

  • 120 batimentos por minuto (2017)

Na França dos anos 90, o grupo de ativistas Act Up luta para que a sociedade reconheça a importância das campanhas de prevenção e tratamento da Aids. É nesse cenário que Nathan e Sean se apaixonam e enfrentam mais desafios do que esperam.

 

  • Sex Education (2019)

A série é uma verdadeira febre entre os jovens. A trama conta a história de Otis, um adolescente que sabe tudo sobre aconselhamento sexual, graças à sua mãe sexóloga. Eric, seu melhor amigo, é um adolescente que faz parte da comunidade LGBTQIA+ e é regularmente assediado por outros alunos pelo seu estilo e modo de se vestir.


  • A morte e a vida de Marsha P. Johnson (2017)

O documentário narra a história de Marsha P. Johnson, mulher transexual e ativista LGBTQIA+. Na década de 90, ela foi encontrada sem vida no Rio Hudson, em Nova York. O documentário acompanha a investigação pessoal de Victoria Cruz sobre sua morte e questiona sobre os dados informados nos registros oficiais.

 

  • Não sou Ninguém, de Emily Dickinson

A obra de Dickinson só foi difundida após sua morte em 1960. Com poemas intensos e únicos, a poetisa lésbica teve apenas dez poemas divulgados em vida. O poema abaixo faz parte da coletânea de 45 poemas apresentados no livro:

Não sou Ninguém! Quem é
você?
Ninguém - Também?
Então somos um par?
Não conte! Podem espalhar!
Que triste - ser - Alguém!
Que pública - a Fama -
Dizer seu nome - como a Rã -
Para as almas da Lama!

Tópicos: Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more