100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.
Essa frase é do palestrante inspiracional inglês Simon Sinek nos faz pensar sobre a importância de humanizarmos as nossas relações, principalmente quando estamos no âmbito profissional e de negócios.
Mas você sabe o que significa humanizar?
A era digital é a era da humanização
Você sabe que o tempo em que vivemos é marcado pela expansão do uso da tecnologia digital - quem, hoje em dia, consegue viver sem as funcionalidades de um aparelho celular?
E essa “digitalização” da vida, ao mesmo tempo em que encurta as fronteiras (pois nos permite conversar, em tempo real, com pessoas de todo o mundo), amplia as distâncias. Cada vez menos experimentamos a "presencialidade" das relações - estamos (quase) sempre separados por uma tela.
Não há dúvidas: na maior parte dos casos, as máquinas são mais eficientes que nós, pois são mais rápidas e menos suscetíveis ao erro. Mas falta a elas aquilo que em é abundante em nós: a nossa humanidade.
Ela é marcada pela nossa capacidade de sentir, de escutar, de nos relacionar e de perceber o outro.
Quando falamos de “humanizar as relações” estamos falando de processos que sejam feitos por pessoas e para pessoas.
Um RH mais humano
Durante muito tempo, muitas empresas exigiram de seus colaboradores que trabalhassem como máquinas. E é claro que isso não dava certo…
Exigir que as pessoas sejam perfeitas e infalíveis é algo impossível. Ou, ainda, que deixem “a vida pessoal fora do escritório”...
Em vez de lutar contra a nossa humanidade, nós finalmente entendemos que devemos acolhê-la, pois é ela que nos torna únicos.
Assim, cada vez mais, as empresas estão investindo em um setor de Recursos Humanos mais Humano.
E o que isso significa?
Bom, como você sabe, existe uma condição fundamental para a sobrevivência de uma empresa: que ela dê lucro. Um negócio que não alcança a sustentabilidade está fadado ao fim.
Então, é claro que a cobrança e o foco em resultados vão continuar existindo. O que sai de cena é o caráter abusivo das relações.
Características de um RH Humanizado
Observação e escuta
Empresa e colaborador devem ser parceiros, pois caminham juntos por um mesmo objetivo.
Assim, uma gestão mais humana pede uma maior observação das necessidades do profissional, bem como a escuta de sua perspectiva a respeito dos processos e percursos da empresa.
Crescimento mútuo
Como falamos no item anterior, empresa e colaborador são parceiros em busca de um mesmo objetivo. Então, a primeira não vai conseguir crescer se o segundo permanecer estagnado profissionalmente.
É muito importante, dentro da visão humanizada, estimular e apoiar o crescimento profissional dos colaboradores, através de cursos, pós-graduação, especializações etc.
Qualidade de vida
Pessoas felizes trabalham melhor e são mais criativas.
Dessa forma, muitas empresas já começam a investir em ações que promovam o bem-estar de seus colaboradores.
Uma boa forma de identificar as necessidades dos colaboradores são as pesquisas de clima realizadas anualmente.
Feedbacks positivos
Sim, sempre sabemos quando chamar a atenção do colaborador quando algo sai fora do planejado. Mas e quando ele “marca um golaço” para a empresa?
O feedback positivo é essencial em uma gestão humanizada, pois ela mostra ao profissional que ele é visto, reconhecido e valorizado - fatores importantíssimos para estimulá-lo a crescer cada vez mais
Aqui na Refuturiza, nós vivemos isso na prática, em nosso dia a dia. A UDT - Universidade de TODOS - é uma criação nossa e que hoje atende a todas as empresas do Grupo Cartão de TODOS internacional.
Nela, oferecemos trilhas de conhecimento para colaboradores e líderes para que tragam a humanização das relações para dentro da rotina empresarial.
Além disso, nossa plataforma também conta com cursos voltados para esse propósito.
Venha para o futuro: humanize seu RH e Refuturize as relações na sua empresa!