Seja líder da sua história!

PreparaTODOS - 05 Janeiro, 2021

PreparaTodos

Seja líder da sua história!

Você já ouviu falar em gestão de carreira? Pois saiba que essa é a chave para construir a trajetória profissional dos seus sonhos!

Você já ouviu falar em gestão de carreira? Pois saiba que essa é a chave para construir a trajetória profissional dos seus sonhos!

A palavra gestão, entre outras possibilidades, significa administração, comando. Em geral, quando pensamos em liderança, imaginamos alguém que tem a capacidade de organizar e definir ações que levem (um projeto ou uma equipe) a um determinado objetivo.

Hoje, nós vamos ver que todos nós somos (ou precisamos ser) líderes, ou seja, gestores da nossa carreira profissional.

Antigamente

Para começar, é importante pontuar que essa é uma ideia recente. Se voltarmos um pouco no tempo, vamos ver que as possibilidades profissionais de cerca de 50, 60 anos atrás eram bastante escassas. As pessoas, em sua maioria, não escolhiam qual profissão seguir, elas apenas aceitavam o que era possível. 

Com o passar do tempo, novas oportunidades e profissões foram surgindo, mas ainda assim, os planos de carreira estavam condicionados às necessidades da empresa. Não havia a noção de que cada indivíduo pode (e deve) escrever as linhas da sua própria história profissional.

Protagonismo

Se a sua vida fosse uma novela, quem seria o protagonista?

Só existe uma resposta correta a essa pergunta: você! 

Para isso ficar mais claro, é importante que a gente se aproxime da noção de individualidade. Na Idade Média, por exemplo, não havia entendimento sobre o indivíduo. Cada pessoa existia com o único propósito de servir ao grupo social no qual estava inserida.

Se por um lado, a consciência do bem comum é o que sustenta a sociedade, por outro, ela não deve anular a ideia da unicidade de cada ser. Cada um de nós é único e merece construir a sua própria trajetória (pessoal e profissional) de acordo com seus desejos, sonhos e anseios.

Aqui na Prepara, nós temos um lema: Somos TODOS líderes da nossa história! As circunstâncias sócio-políticas nas quais estamos inseridos são, sim, um fator relevante, mas não devem ser encaradas como barreiras intransponíveis ao nosso crescimento. Com autoconhecimento (clareza) e planejamento, os obstáculos se tornam menores e mais fáceis de serem pulados.

Gestão de Carreira

 Pensando naquilo que já falamos até aqui, podemos agora definir o que seria a “gestão de carreira”. 

Gerir a própria carreira seria o ato de desenvolver e um plano de crescimento levando em consideração o avanço da sua formação, seu crescimento individual e sua ascensão profissional. Para que isso funcione, é necessário dominar 2 processos:

1) Clareza (autoconhecimento)

Para calcular a rota é necessário, antes de tudo, saber o destino. Não adianta começar a estruturar um plano de carreira se você não sabe bem aonde quer chegar.

Por isso, o primeiro passo é ter clareza dos seus objetivos.  Tire um tempo para refletir e veja onde você deseja estar daqui a 5 anos. E daqui a 10? 20? 

Pense no cargo, na empresa, na pretensão salarial. Um bom caminho é observar pessoas que te inspiram e, a partir do exemplo pessoal delas, encontrar o seu caminho.

Um outro ponto importante é saber em qual ponto da sua trajetória profissional você se encontra. Quais são as competências técnicas que você já possui? E as competências comportamentais? 

2) Planejamento.

Depois de definir o destino da viagem, é hora de escolher o caminho. 

Como falamos antes, você é único. Por isso, não se apegue a conceitos como certo e errado. Existem muitos caminhos que vão te levar a um mesmo lugar, mas um deles será o que mais faz sentido para você e se adequa perfeitamente às suas necessidades. 

Esse caminho envolve a sua formação (cursos, graduação, especialização, pós etc.), a trilha da sua carreira (os cargos que você precisa ocupar para chegar aonde deseja – lembrando que ninguém começa no topo), a sua pretensão financeira (e as etapas para chegar até ela), a(s) empresa(s) em que você deseja trabalhar (e que sejam favoráveis ao seu plano – nunca perca de vista o destino final), as parcerias que podem te ajudar a chegar ao seu objetivo etc. Talvez você seja uma pessoa empreendedora e esteja começando um negócio do zero. Nesse caso, o planejamento da sua carreira deve caminhar ao lado do planejamento do seu negócio, de mãos dadas. 

Uma vez tendo definido e visualizado as suas metas maiores, o próximo passo é dividi-las em metas menores e traçar planos de ação de curto, médio e longo prazo.

Todo começo de ano é uma nova chance de fazermos diferente e melhor. Por isso, nossa sugestão é que você abrace essa oportunidade e assuma a liderança da sua vida profissional. 

Você é o protagonista da sua história!

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more