"Um belo dia resolvi mudar": 5 dicas para quem quer trocar de carreira

PreparaTODOS - 26 Abril, 2021

PreparaTodos

"Um belo dia resolvi mudar": 5 dicas para quem quer trocar de carreira

Certo dia, você entendeu que poderia ser muito mais feliz e produtivo se seguisse outros rumos profissionais.

Certo dia, você entendeu que poderia ser muito mais feliz e produtivo se seguisse outros rumos profissionais.

Para muitos, a mudança de profissão, principalmente depois de uma carreira já estabelecida, pode ser um grande tabu. Mas a gente veio te dizer que, se você faz parte desse time, está tudo bem e que tem um jeito de fazer isso de uma maneira mais tranquila.

Antigamente, havia poucas opções de carreiras a seguir. Bastava escolher uma - a que fosse mais viável e/ou rentável - e seguir em frente sem olhar para trás. Estar feliz ou não com a profissão era um assunto que não estava em pauta.

Com o passar dos anos, essa realidade mudou por completo. Hoje, existe uma infinidade de caminhos profissionais e, inclusive, a possibilidade de empreender e criar novos rumos.

Por isso, se você faz parte do (nada pequeno) grupo de pessoas que perceberam que estão no lugar errado, vem com a gente ver dicas de como fazer isso da melhor maneira.

  • Se organize financeiramente

Antes de sair do seu trabalho e se arriscar em uma nova profissão, é importante fazer um planejamento financeiro. 

Ninguém começa uma nova carreira no topo. Até que você consiga alcançar o seu atual salário, pode levar tempo. Por isso, é importante ter uma reserva de caixa que te permita garantir seus gastos mensais, sem que seja necessário reduzir (muito) seu padrão de vida.

Essa dica, aliás, serve para todos nós, pois sempre estamos sujeitos a imprevistos e infortúnios. A gestão de carreira é tudo!

  • Faça uma autoanálise

Busque compreender os motivos que estão te levando a essa mudança. Eles estão ligados a uma frustração ou a uma verdadeira compreensão de suas habilidades e competências? 

Muitas vezes, o desejo de recolocação profissional parte de um desencanto com as circunstâncias ou com o contexto profissional em que se está. Em vez de mudar de profissão, pode ser mais coerente mudar de cargo ou mesmo de empresa. Construir uma nova carreira do zero é um passo muito importante e que, por essa razão , deve ser dado com toda a segurança. 

Se achar necessário, busque o apoio de um profissional que ajude a enxergar com maior clareza o que está acontecendo.

  • Analise o mercado

Antes de começar a caminhada, é muito importante conhecer o chão em que se vai pisar. Assim, busque informações sobre o mercado de trabalho na área em que você pretende atuar. Isso vai te dar mais segurança sobre o melhor caminho para a transição de carreira e para alcançar os seus objetivos.

  • Planeje-se

Planejamento de carreira é fundamental, qualquer que seja a circunstância. 

Por isso, ao fazer uma transição de carreira, busque ferramentas de gestão profissional para manter o foco e cumprir as metas que vão te levar ao seu propósito.

  • Estude muito!

Capacitação e qualificação são essenciais para garantir um bom desempenho e se destacar no mercado de trabalho. Por isso, a mudança de carreira deve ser acompanhada de um bom investimento na sua educação.

Faça cursos, especializações e pós-graduações (a depender, até mesmo uma nova graduação) para enriquecer seus conhecimentos e também o seu currículo. Afinal, não dá pra construir uma nova profissão se contentando em ser um profissional mediano.

Se você está passando por uma transição profissional, fique tranquilo: você não está sozinho!

Conte com a gente para crescer cada vez mais! Vem com a PreparaTODOS.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more