Você passou um bom tempo se dedicando ao crescimento pessoal, participou de processos de recrutamento e seleção, torceu para ser chamado para uma entrevista e, quando isso finalmente aconteceu, bateu aquele pânico: “será que eu vou me sair bem?”
Quem nunca viveu uma situação como essa?
Acredite, a maior parte dos profissionais se sente insegura e desconfortável na hora da entrevista. E não é pra menos: a sensação de estar sendo avaliado não é mesmo das melhores.
É por isso que, quanto mais preparado você estiver para esse momento, menor será o seu nervosismo.
Essa semana, nós colocamos em nossas redes sociais 6 das principais perguntas que aparecem em uma entrevista de emprego para testar a sua habilidade em respondê-las.
Agora, nós vamos comentar cada uma delas para que você tire todas as suas dúvidas.
Vamos lá?
Para se sair bem em uma entrevista, um dos primeiros pontos que você deve entender é o porquê de cada pergunta.
Qual é a intenção do entrevistador ao te pedir uma determinada informação?
No caso dos pontos fortes, ele deseja saber quais são as suas principais soft skills na hora de resolver os desafios típicos de um dia a dia corporativo - como trabalhar sob pressão, se comunicar bem, ser multitarefas, trabalhar bem em equipe etc.
Então, na hora de responder a essa pergunta, pense quais das suas habilidades são compatíveis com as exigências do cargo ao qual você está se candidatando.
Apesar de muito parecida com a pergunta anterior, o objetivo aqui é outro.
Veja, ninguém espera que você seja perfeito - esqueça essa ideia. Todos nós temos pontos fracos e eles precisam ser encarados como possibilidades de crescimento. Mas, para isso, o primeiro passo é saber reconhecer essas fraquezas.
Assim, a intenção do entrevistador é justamente verificar a sua capacidade de autoconhecimento.
Então, não caia na cilada de falar “qualidades disfarçadas de fraquezas”, como ser “perfeccionista” ou “workaholic”.
Qual a situação mais difícil que você já enfrentou no trabalho?
Dois pontos são importantes aqui: a sua compreensão do que é “difícil” e a maneira como você solucionou a questão.
Além de escolher bem a situação, é importante saber como contá-la. Você não dispõe de “todo o tempo do mundo”, então deve ser breve. Ao mesmo tempo, não pode deixar de fora as principais informações - no caso, as que melhor demonstram a sua capacidade de lidar com situações adversas.
Assim, selecione os pontos que dão destaque à sua atuação e organize-os de modo que a história possa ser contada de forma breve e eficiente.
Por que você quer trabalhar aqui?
Um dos maiores erros que os profissionais cometem é ir para uma entrevista de emprego sem conhecer bem a vaga ou a empresa para a qual estão se candidatando.
Ao responder essa pergunta, fale sobre pontos específicos da instituição e da vaga que atraíram você e que tem a ver com o seu propósito profissional.
Essa é a pergunta ideal para você explorar as suas ambições.
Toda empresa deseja crescer e, para que isso aconteça, os seus colaboradores devem ter, igualmente, o desejo de alcançar o sucesso.
Fale sobre o seu desejo de crescer profissionalmente, de estar em uma empresa que te estimule a aprender e se desenvolver cada vez mais.
Se quiser, pode mencionar as promoções que deseja alcançar, sem esquecer de pontuar a sua disponibilidade para assumir novos e maiores compromissos.
Por que devemos contratar você?
Aqui, o que o entrevistador deseja verificar é se você é o melhor candidato para a vaga.
Além do conhecimento técnico exigido pelo cargo, é importante saber se você se qualifica para a função.
E o que isso significa?
Bom, existe uma máxima no mundo corporativo que é: eu preciso ser a solução para o seu problema! Isso vale para as empresas que desejam vender o seu produto, mas também para os profissionais que querem vender a sua força de trabalho.
Assim, antes de tudo, leia com atenção as atribuições da vaga. Em seguida, pense em como os seus pontos fortes podem ser a solução perfeita para os “problemas” apresentados.
Além disso, mostre que o seu perfil está alinhado ao da empresa - você acredita na cultura da instituição? Fale sobre isso!
Você sabia que a PreparaTODOS tem uma plataforma incrível dedicada à empregabilidade?
Na PreparaVagas, nós mostramos para você como se destacar no mercado de trabalho e, assim, alcançar o seu sonho profissional.
Além disso, nós temos um banco de talentos composto pelos nossos filiados e divulgamos inúmeras oportunidades profissionais em todo o Brasil.