Blog Refuturiza

5 dicas para conciliar trabalho e saúde

Escrito por Refuturiza | 24/02/2022 20:00:00

Antes de tudo, é necessário entender:

Precisamos parar de romantizar o cansaço.

Vamos entender isso?

Quando falamos de "romantização" estamos nos referindo à idealização de algo. 

Antigamente, logo assim que surgiram, os romances tinham uma estrutura muito conhecida: uma história de amor, uma "mocinha" sofredora e um final, necessariamente, feliz (e se isso te lembra os enredos das novelas de hoje em dia, você não está errado).

Romantizar o cansaço é colocá-lo nessa posição da "mocinha" da história - "tudo bem eu viver exausto, porque é assim que eu vou ter um final feliz".

A gente tem a impressão de que pessoas que ultrapassam os seus limites (físicos, emocionais e mesmo psicológicos)  estão realmente empenhadas em seu crescimento. E isso não é verdade!

É claro que o empenho é um ingrediente fundamental para alcançar suas metas pessoais, mas isso não pode significar colocar a sua saúde em risco.

 

Hábitos saudáveis no trabalho

Se você tem dificuldade de conciliar o autocuidado com a rotina de trabalho, saiba que você não está sozinho. 

Dados apontam que, entre os principais motivos de licença entre os trabalhadores estão os problemas osteomusculares (ligados aos ossos e músculos) e os distúrbios psicoemocionais (como depressão e estresse).

Por isso, nós separamos algumas dicas para você investir na sua saúde sem perder o foco no trabalho.

 

  • Gestão de tempo

E se eu te contar que você pode ter o mesmo (ou até melhores) resultados sem ocupar a totalidade do seu tempo?

A Regra 80/20 (ou Lei de Pareto) nos fala que 80% dos efeitos se originam de 20% das causas.

Assim, 80% do seu trabalho vem de 20% dos seus esforços.

Chocante, não?

Mas reflete com a gente: quanto do seu trabalho diário foi ocupado com coisas que você podia fazer e não necessariamente com coisas que você precisava fazer?

Quantas atividades do seu dia são supérfluas? Ou quantas vezes você interrompe o seu trabalho para olhar as notificações das redes sociais? E para resolver problemas que não são responsabilidade sua?

Acredite, se você conseguir ter um olhar criterioso para a sua agenda, poderá reduzir sua lista de afazeres e não viver correndo contra o tempo.

 

  • Movimente-se

Depois de horas e horas sentado diante do computador, o seu corpo parece que foi atropelado por um mamute, não é mesmo?

Como falamos acima, os problemas osteomusculares estão entre os principais problemas que afetam os trabalhadores.

Sabe como evitar isso?

Antes de tudo, observe a sua postura. Como você tem se sentado na cadeira? A posição correta para evitar dores é com a coluna ereta (e de preferência apoiada em um encosto - ou seja, nada de ficar horas sentado em um banquinho), as plantas dos pés no chão e as pernas formando um ângulo de 90º.

Depois, tire alguns intervalos ao longo do dia para se movimentar, esticar as pernas e as costas e, se possível, se alongar. Isso vai ajudar a evitar dores e tensões musculares.

 

  • Beba água

Se você costuma beber água apenas quando está com sede, precisa rever os seus conceitos com urgência.

O nosso corpo precisa de cerca de 3 litros de água por dia para se manter saudável. 

Acontece que muitas pessoas que trabalham em escritório, no ar-condicionado - sem sentir calor ou suar - acabam esquecendo de se hidratar… E o resultado desse hábito pode ser bastante pesado para a saúde e o bem-estar.

Mantenha sempre uma garrafinha com água em sua mesa e vá bebendo aos poucos, ao longo do dia, até alcançar a meta diária. Isso certamente vai trazer mais saúde para o  seu corpo.

 

  • Comer bem

E aqui não estamos falando apenas de uma dieta balanceada - o arroz com feijão do nosso dia a dia é excelente em termos nutricionais -, mas de cultivar bons hábitos durante as refeições.

Comer diante do computador ou olhando o celular são práticas comprovadamente nocivas para a saúde.

Aproveite sua hora de almoço para também relaxar a mente e descansar um pouco. 

 

  • Observe as suas emoções

O estresse também está entre os principais problemas de saúde entre os trabalhadores. E a gente sabe: a rotina de trabalho pode ser muito cansativa mesmo.

Cliente reclamando, colega de trabalho procrastinação, líder cobrando… tem vezes que a gente acha que vai explodir….

Mas ao mesmo tempo em que não podemos (e nem devemos querer) mudar o outro, podemos desenvolver maneiras de nos blindar emocionalmente e evitar que o estresse apareça.

Um dos caminhos é a Inteligência Emocional, que é a capacidade de identificar e lidar positivamente com as suas emoções e as dos outros. 

Isso evita os aborrecimentos excessivos e, até mesmo, situações de esgotamento.


Curtiu esse conteúdo? Saiba mais acessando a nossa plataforma.