Regra 80/20: veja como isso faz parte da sua vida

PreparaTODOS - 12 Novembro, 2021

PreparaTodos

Regra 80/20: veja como isso faz parte da sua vida

Você já ouviu falar da lei de Pareto? Não? Apesar de ser do século XIX, ela vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo pela sua efetividade em termos de ...

Você já ouviu falar da lei de Pareto? Não? Apesar de ser do século XIX, ela vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo pela sua efetividade em termos de gestão. Hoje vamos ver como ela é interessante e tem tudo a ver com a sua vida.

Vilfredo Pareto, um economista italiano nascido em 1848, observando a sua plantação, percebeu que 20% das vagens continham 80% das ervilhas.

A partir disso, ele e outros pensadores começaram a observar essa regra de proporção que aparecia em diversos outros contextos, chegando à seguinte premissa:

 

80% dos efeitos se originam de 20% das causas.

 

Vamos ver como isso se aplica de forma prática?

  • 80% dos acidentes automobilísticos são causados por 20% dos motoristas;

  • 80% das vendas vem de 20% dos clientes;

  • 80% das notas altas vêm de 20% dos alunos.

Interessante, né? 

E como isso pode ser levado de forma prática para a sua vida?

 

  • 80% do seu trabalho vem de 20% do seu esforço

Um dos grandes males do século é o estresse. E quem nunca se viu estressado pelo excesso de demandas, por não conseguir concluir todas as tarefas e estar sempre exausto?

Se por um lado temos uma romantização dos workaholics (pessoas que são viciadas em trabalho) e, por isso, acabamos valorizando mais as pessoas que vivem atribuladas, por outro, há também um problema de gestão de tempo. 

Trabalhar demais não significa, necessariamente, um bom aproveitamento de energia. Cada vez que você interrompe uma tarefa para, por exemplo, começar outra, perde qualidade na entrega de ambas.

Coloque foco e dedicação em suas tarefas e veja o efeito que isso produz.

 

workaholic-principio-pareto

 

  • 80% da sua lista de afazeres pode ser reduzido a 20%

Existe uma grande diferença entre aquilo que você precisa fazer e aquilo que você pode fazer

Quantas coisas do seu dia são absolutamente supérfluas? Quanto tempo você gasta fazendo atividades que não são verdadeiramente importantes? E quanto de energia você usa para resolver problemas que não são seus?

Pensando nisso, reelabore a sua lista de afazeres. E uma boa dica é nunca começar por aquilo que você considera “mais fácil” - o que, muitas vezes, nos parece mais natural - comece sempre pelo que é mais importante! Assim, você usa seu tempo e sua energia de forma inteligente.

 

  • 80% dos seus problemas são causados por 20% das suas ações

Seguindo a mesma lógica da primeira premissa - em que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas -, podemos pensar que a maior parte dos seus problemas são uma consequência de algumas poucas ações.

Hoje, quais são os itens que te causam distração? Quais hábitos tem feito você gastar energia com o que não é importante? Quais demandas externas produzem um gasto desnecessário do seu tempo?

Agora que você já conhece a regra do 80/20, que tal aplicá-la na sua vida? Isso com certeza vai te ajudar a ter mais e melhores resultados na sua vida pessoal e profissional!

 

Acesse outros conteúdos no Blog da PreparaTODOS!

 

Tópicos: empregabilidade


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more