Soluções financeiras para ingressar na graduação

Refuturiza - 29 Janeiro, 2024

PreparaTodos

Soluções financeiras para ingressar na graduação

Vem com a gente descobrir como economizar para fazer faculdade!

Vem com a gente descobrir como economizar para fazer faculdade!

 Dá uma olhada nisso aqui:

91% dos estudantes do ensino médio desejam ingressar na graduação (SESI/SENAI - 2021)

Só que:

Menos de 25% dos jovens entre 18 e 24 anos entram na faculdade (INEP - 2023)

O que faz com que haja um abismo entre um dado e outro?

Bom, o problema é multifatorial, mas a gente sabe que no centro dele está a falta de acessibilidade financeira na educação.

Sim, infelizmente, muitas pessoas não conseguem entrar ou (quando entram) concluir a tão sonhada faculdade por FALTA DE GRANA!

Só que nós da Refuturiza sabemos a importância que o diploma de ensino superior tem para que os profissionais possam alcançar melhores oportunidades.

Vem com a gente entender isso melhor (e fica até o final porque tem dica pra sair desse enrosco!)

É caro estudar?

De uma maneira geral, sim. E vamos te mostrar o porquê.

Para começar, precisamos olhar para o fato de que a maioria das faculdades particulares não têm mensalidades de valor acessível. O curso de administração, por exemplo, um dos mais procurados pelos estudantes, tem mensalidades que giram em torno de R$ 1500,00 (isso mesmo, mais do que o salário mínimo atual).

Aí, você pode dizer: “mas e se eu for para a uma faculdade pública? Não vou ter gasto nenhum!”

Só que não… Mesmo que você não precise pagar mensalidade, ainda terá que arcar com uma série de outros gastos, como passagem, alimentação e material de estudo.

“Então, eu tenho que trabalhar durante a graduação?”

Possivelmente sim, mas tem outro probleminha: a maior parte dos cursos é oferecida no horário comercial: manhã e/ou tarde. E mesmo os estudantes que conseguem aulas noturnas enfrentam a dificuldade do deslocamento no horário de pico do trânsito.

Graduação: um sonho impossível?

Durante muito tempo, sim, a graduação foi um sonho impossível. Tanto que somente 4% dos jovens entre 18 e 24 anos concluiu o ensino superior; já na faixa entre 24 e 35 anos o percentual passa para 23% - uma boa subida, mas que não alcança a meta desejável para o nosso país.

Só que existem hoje organizações sérias que estão comprometidas a mudar essa realidade, como é o caso da Refuturiza.

Nós sabemos que a educação e a empregabilidade são o único caminho possível para mudar a realidade do nosso país. E é por isso que ajudamos você a conquistar os seus sonhos e ir além!

Tem solução para o problema?

Sim, é claro que tem!

Vem conferir as nossas dicas para ter acessibilidade financeira na educação!

1) EAD

A primeira e PRINCIPAL dica que vamos te dar é a educação à distância. 

Imagine poder estudar onde e quando quiser? 

Ter a flexibilidade de montar sua própria rotina de estudos, sem se preocupar com deslocamento, engarrafamento ou grana da passagem?? 

E sem pagar uma fortuna por isso???

É isso que a EAD garante!

Com as aulas e materiais disponibilizados em plataforma online, os alunos conseguem encaixar melhor os estudos na rotina de trabalho e, assim, conquistar o diploma.

E engana-se quem pensa que há perda de qualidade no formato. Pelo contrário!

O UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson - parceiro da Refuturiza na missão de levar Ensino Superior para TODOS, tem nota máxima no MEC em seus cursos EAD.

=> TALENTO REFUTURIZA TEM CONDIÇÕES ESPECIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E MBA. SAIBA MAIS!

2) Trabalho de meio período

Conciliar trabalho e estudo é a realidade da maior parte dos estudantes do Brasil. Mas para não prejudicar nem uma coisa nem outra, uma boa opção é buscar vagas de meio período.

Alguns exemplos:

  • Vendedor ou estoquista em loja
  • Atendente em lanchonete ou restaurante
  • Recepcionista em hotel
  • Assistente administrativo

Depois do início do curso, por volta do 2° ou 4° período, você pode procurar vagas de estágio na sua área de atuação. Essa é uma estratégia importante para você construir o seu networking, ganhar experiência e explorar as possibilidades de atuação na área enquanto garante uma fonte de renda.

3) Ofereça seus serviços

Uma outra forma de conseguir uma fonte de renda que garanta acessibilidade financeira aos estudos é trabalhar de forma autônoma prestando serviços.

  • Tutoria para calouros:

Tá estudando direitinho e brilhando nas disciplinas? Então, você pode oferecer aulas particulares para colegas de períodos anteriores ao seu.

  • Gestão de mídias sociais:

Se você curte Instagram, X e Tik Tok, sabe se comunicar bem nessas redes e gosta de produzir conteúdo, gerenciar perfis de pequenos negócios pode ser uma opção flexível de trabalho.

  • Marketing digital: 

Outra opção interessante é impulsionar a venda de produtos e serviços através de estratégias digitais. Além de ter grande demanda, você só precisa do seu celular para trabalhar.

4) Planejamento Financeiro

Ainda tem muita gente que treme só de ouvir falar em planejamento financeiro - e a gente quer muito que esse não seja o seu caso!

Aqui no blog da Refuturiza, nós já falamos muito sobre a importância do planejamento para alcançar o êxito. E é claro que, quando o assunto é dinheiro, não é diferente.

Então, vamos do começo: o planejamento financeiro é o processo de analisar e organizar o seu dinheiro e projetar os gastos que você terá. O seu objetivo com isso é otimizar o uso dos recursos financeiros para atingir as suas metas (aqui, fazer uma faculdade, mas pode ser qualquer outra) com segurança e estabilidade econômica.

Busque saber quais serão os seus gastos mensais durante o período do curso: mensalidade, materiais, alimentação, internet etc. A partir disso, será possível entender quanto você precisa ganhar e as melhores estratégias para alcançar esse objetivo!

=> Quer saber como economizar para fazer faculdade? Estude com nossos cursos de educação financeira!

Tópicos: Faculdade, UNAR, MBA, Acessível


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more