Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
Essas são as cidades já contempladas com a internet 5G, que chegou ao Brasil no último dia 06 e promete alcançar todas as capitais do país até o fim de setembro.
A chegada da nova tecnologia está causando grande alvoroço, em especial no mundo dos negócios, que promete ser positivamente afetado por ela.
Vamos entender isso melhor?
A internet
É possível que poucas pessoas saibam que a internet surgiu em meio a Guerra Fria, sob o pretexto de transmitir informações em grandes distâncias, de maneira mais segura. Mas foi nos anos 1990 que houve o chamado “boom da internet”, com a popularização dessa tecnologia.
Já a internet sem fio (wi-fi) e a internet móvel surgem mais ou menos na mesma época. Os estudos de desenvolvimento começaram entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990, mas só vieram a se popularizar mesmo nos anos 2000.
1G, 2G, 3G, 4G e 5G
Hoje em dia, as pessoas que possuem um smartphone sabem a facilidade que é poder ter acesso à rede em qualquer lugar e a qualquer hora.
GPS, aplicativos de viagem, de comida, de jogos, estudos, pesquisa, redes sociais… Como viver sem tantas facilidades?
Mas essa era a realidade de todas as pessoas antes do surgimento do 1G, a primeira geração de internet móvel, criada em 1991.
As conexões mobile funcionam por meio de radiofrequência e para cada região geográfica existe uma estação de rádio base para fornecê-la. E do início dos anos 1990 para cá elas passaram por um grande aperfeiçoamento, ganhando maior alcance e velocidade.
Para se ter uma ideia da evolução obtida, a rede 5G alcança uma velocidade de transferência de dados 100 vezes maior que o 4G (a geração mais moderna até então).
E de que forma isso muda as nossas vidas?
Crescimento exponencial
O primeiro impacto promovido pela internet 5G é no próprio avanço da Revolução Digital. A expectativa é que com a nova geração, o tempo de desenvolvimento de novas tecnologias seja diminuído em até 10 vezes. Mas isso é apenas uma pequena parte do impacto.
De acordo com o CEO da Nokia, só no Brasil, o 5G poderá movimentar até US$ 1.2 trilhão de dólares da economia brasileira até 2030.
E de que forma isso irá acontecer?
Com uma velocidade de conexão tão potente, será possível, por exemplo, realizar, de maneira remota, cirurgias, operar e controlar maquinários industriais e até mesmo desenvolver as chamadas cidades inteligentes.
E ao mesmo tempo em que isso tudo significa uma importante oportunidade de aquecimento do mundo dos negócios, para o consumidor o 5G também é uma boa notícia. Com alcance, velocidade e a possibilidade de novas e melhores tecnologias, vemos também uma melhora na experiência do cliente.
Resumo dos benefícios do 5G:
A internet 5G é um tema super atual e que pode cair no ENEM.
Se você quer se preparar para o exame e Refuturizar a sua história, acesse os cursos preparatórios da nossa plataforma!