Começo de ano não é só o momento de fazer planos, mas também colocá-los em prática!
Se você sonha em ter um negócio próprio, que tal torná-lo realidade?
A gente sabe que o caminho não é simples - na verdade, nenhum caminho é -, mas com uma boa estratégia você certamente sairá na frente.
E para te ajudar nessa empreitada, nós selecionamos os principais setores do mercado que devem crescer em 2022.
Vamos conferir?
Se tem uma coisa que nunca sai de moda é comida. Por isso, apesar da inflação - e, consequentemente, da alta nos preços - esse é um setor que tem grandes chances de crescimento.
Mas, atenção ao consumidor: a pandemia trouxe para nós novos hábitos e isso inclui a maneira como nos alimentamos. Não basta pensar apenas na praticidade, a saúde também deve estar no prato.
Produtos plant based (à base de plantas, ou seja, sem produtos de origem animal), frescos e variados devem ser os mais procurados nesse momento.
Você já ouviu falar de e-commerce? São negócios em que o processo de compra e venda acontece 100% pela internet.
E por que isso é vantajoso?
Para o cliente, temos a comodidade. É muito bom poder fazer e receber suas compras sem precisar sair de casa (e a pandemia, mais uma vez, só intensificou esse cenário). Além disso, é muito mais fácil comparar os preços e escolher a melhor oferta quando se está na internet.
Já para o comerciante, as vantagens são outras, mas igualmente valorosas:
Menor desistência da compra - geralmente, o consumidor da internet, entra em um site já decidido a realizar uma compra, diferentemente do consumidor de loja física, que muitas vezes está só “dando uma olhadinha”
Maior possibilidade de fidelização dos clientes - nas compras online, você cria um banco de dados dos seus clientes, facilitando a comunicação de novidades, lançamentos, promoções e descontos.
Menos colaboradores - outra vantagem do e-commerce é a redução da equipe, uma vez que a logística é mais simples que a de uma loja física.
Uma opção interessante para quem quer reduzir as chances de erro é investir em franquias. Isso porque é possível ter informações sobre o negócio e a receptividade do público antes mesmo de abrir.
Assim, vale a pena pesquisar as melhores opções - levando em consideração o investimento inicial e a previsão de retorno - e, principalmente, conversar com outros franqueados para entender as demandas do dia a dia do negócio.
Outro setor que não para de crescer é o atendimento a pets. Seja vendendo produtos (como ração, brinquedos, produtos de higiene etc.) ou serviços (banho, tosa ou mesmo atendimento veterinário), há grandes chances de crescimento e lucro.
Como falamos aqui, estamos em um mundo cada vez mais digital. Assim, pessoas que sabem como usar as redes para alavancar vendas vão se destacar.
Uma boa possibilidade de empreendimento é oferecer serviços de marketing digital para empresas dos mais diversos setores - inclusive os que citamos nos itens anteriores.
Para muitas pessoas, o empreendedorismo se destaca como um caminho profissional pela autonomia e liberdade que ele proporciona - afinal, aqui, você é o seu próprio chefe.
No entanto, justamente por esse motivo, é necessário que o empreendedor tenha muito mais disciplina em relação ao seu trabalho.
Além disso, é muito importante investir nessas soft skills:
Criatividade: fundamental, principalmente, em momentos de crise. É preciso pensar fora da caixa para conseguir se manter no mercado;
Propósito: saber de onde partiu e onde deseja chegar é importante para não perder o rumo, nem desanimar (nem todos os dias serão de alegria)
Organização: nenhum negócio se mantém sem lucro. Por isso, não se perca nas contas; organize e acompanhe as suas finanças de perto, mesmo que você tenha colaboradores contratados só para essa função.
Se você quer empreender em 2022 essa é a sua chance!