O EAD é uma das principais modalidades de estudo no Brasil e conta com milhares de alunos espalhados por todo o país.
Em 2009, o número de estudantes optantes pelo ensino a distância era de apenas 330 mil alunos.
Ao longo dos anos - com o avanço da utilização de tecnologias no ensino - o número de interessados nesse formato de aprendizagem aumentou para mais de um milhão e meio, salto que representa um crescimento em mais de 378%.
Ainda assim, há um certo preconceito sobre a qualidade de um curso online, mas os famosos vieram para acabar de vez com esse estigma concluindo até mesmo o ensino médio no formato a distância, veja quem são eles a seguir!
O EAD é o modelo de ensino em que o estudante não precisa estar necessariamente em um ambiente físico para realizar suas aulas.
A prática já existe há um bom tempo e com o avanço tecnológico na educação o formato alcançou um aumento considerável de interessados.
Houve também regulamentações que democratizaram a oferta de mais cursos nessa modalidade de ensino para as instituições, o que permitiu maior flexibilidade para os estudantes planejarem sua rotina acadêmica.
No último Censo Escolar, realizado em 2019, foi apontado que de todas as vagas ofertadas para o ensino superior, o EAD representava mais de 63,2% do número total.
Veja quem são os famosos que se formaram no EAD
Arnold Schwarzenegger
A estrela de “O Exterminador do Futuro” - conhecido pela célebre frase “Hasta la vista baby” - e também ex-governador da Califórnia, se formou a distância em Marketing Internacional e Administração pela Universidade de Wisconsin.
A frase do artista marcou toda uma geração no cinema.
Steven Spielberg
Spielberg é consagrado por ser o diretor de obras como “Guerra dos Mundos”, “Jurassic Park”, “Indiana Jones”, “A Lista de Schindler” e muitos outros sucessos aclamados pela crítica.
Ele já venceu três Oscars - a maior premiação do cinema - e tem uma fortuna estimada em mais de US$ 3 bilhões.
Começou o seu bacharelado em artes no ano de 1965 na CSULB (California State University Long Beach)
Acabou abandonando-o pouco tempo depois e veio a concluir em 2002, realizando as matérias que faltavam a distância.
A Lista de Schindler é um filme baseado em fatos reais sobre a Segunda Guerra Mundial. (imagem: Revista Exame)
Juscelino Kubitschek
O ex-presidente do Brasil entre os anos de 1956 e 1961, ficou conhecido pelo slogan “50 anos em 5” fez o ensino médio a distância na biblioteca de sua cidade natal e depois iniciou a faculdade de Medicina, em Diamantina, Minas Gerais.
Jessica Alba
Famosa por interpretar a Mulher Invisível em “O Quarteto Fantástico” de 2005. A atriz começou seus trabalhos ainda com 13 anos e para conseguir conciliar emprego e estudos terminou o ensino médio a distância.
O Quarteto Fantástico foi um dos trabalhos mais lembrados da atriz. (Imagem: Observatório do Cinema)
James Franco
O eterno filho do duende verde iniciou na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) e acabou desistindo por também não conseguir aliar com seus compromissos profissionais.
Mas, pelo formato EAD conseguiu concluir suas aulas e até fez, posteriormente, um doutorado em Literatura e Escrita Criativa na Universidade de Houston, nos EUA.
James Franco participou da trilogia do Homem Aranha
Nelson Mandela
Mandela foi o grande responsável pelo fim do Apartheid na África do Sul, que perdurou de 1948 a 1994 - o movimento segregava os negros do país de espaços públicos, oportunidades de trabalho e ao acesso à educação - essa conquista rendeu ao líder o prêmio Nobel da Paz de 1993.
No filme “Mandela: A Luta pela Liberdade” você pode ver muito mais da trajetória deste homem que mudou para sempre o rumo de sua nação.
Foi em seus 27 anos de prisão que o líder global realizou um curso a distância de direito, sendo autodidata em grande parte dele.