Blog Refuturiza

Saiba como ter um ano REALMENTE NOVO em 2022

Escrito por PreparaTODOS | 31/12/2021 20:00:00

Algumas pessoas dizem que é uma bobagem pensar que do dia 31/12 para o dia 01/01 as coisas vão mudar… afinal, é só mais um dia que termina para o outro começar.

De fato, o ano só muda se nós mudamos com ele. Repetir o mesmo padrão de escolhas e atitudes e esperar um resultado diferente é algo que não faz sentido.

Por isso, é importante pensar no fim de ano como o término de um ciclo e aproveitar o momento para fazer um balanço da vida, deixar para trás velhos hábitos e abrir os caminhos para o novo.

 

Outras culturas

Você sabia que nem todas as culturas comemorarão amanhã a chegada de 2022. Isso porque nem todos os povos seguem o mesmo calendário que nós (gregoriano), que baseia a contagem do tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo - daí o uso da sigla a.C. (antes de Cristo) para se referir aos anos anteriores à sua chegada.

Como a crença no messias não é comum a todos, alguns povos possuem uma contagem do tempo diferente.

Os judeus, por exemplo, já estão no ano  5782. Há ainda uma outra diferença em relação à contagem do tempo. No calendário judaico - luach em hebraico - os meses são contados a partir dos ciclos solares, o que faz com que a duração dos anos varie.

O Rosh Hashaná (que significa “cabeça do ano” ou “início do ano”) aconteceu no último dia 06 de setembro. A data é comemorada com orações e mesa farta, repleta de alimentos que simbolizam os desejos de um ano bom e doce.

Já o povo Chinês segue um calendário baseado nas fases da lua. Assim, o novo ano começa na noite em que acontece a primeira lua nova depois que o sol passa pelo 15º grau de Aquário.

Bem específico, né? Isso faz com que a data caia sempre entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro. 

Em 2022, a celebração acontecerá no dia 01 de fevereiro, que marca a chegada do ano do Tigre na Água. Essa regência está ligada ao horóscopo chinês que, diferentemente daquele que estamos mais habituados a ver, baseia seus signos na teoria dos 5 elementos - metal, água, madeira, fogo e terra.

 

 

E por falar em astrologia, aqueles que acreditam na influência dos astros em nossas vidas também marcam o fim do ano de uma maneira diferente. Para eles, o primeiro signo do zodíaco é áries. Assim, o ano novo astrológico começa quando o sol entra neste signo, ou seja, em 20 de março.

 

Previsões

2022 ainda não começou, mas já é assunto. No campo da espiritualidade, muitos são os videntes que trazem suas previsões. E no plano material não é diferente, elas também aparecem: especialistas de economia fazem suas análises, com base em dados, e apontam as expectativas para o ano que vai começar.

O que você sente quando vê essas informações?

Para muitas pessoas, esse tipo de conteúdo gera ansiedade, medo de se frustrar e receio em relação ao futuro.

A verdade, porém, é que precisamos ter sempre em mente que o que faz o ano são as pessoas. 

Como diz o rapper Gabriel, o Pensador:

 

"Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro”

 

 

Como fazer de 2022 um ano novo?

  • Reveja os seus conceitos

Antes de tudo, entenda que a mudança vem de dentro

Será que a maneira que você tem encontrado para resolver as coisas é a melhor? Ou será que existe uma porta bem ao lado da parede em que você está acostumado a bater a cabeça?

Mudar, definitivamente, não é fácil, mas o primeiro passo é aceitar a mudança: se permitir conhecer outras ideias, transformar os hábitos e descobrir novos caminhos.

 

  • Reconheça a sua história

Para o bem e para o mal. Todos nós temos uma bagagem e estar aberto às mudanças não significa ignorar tudo aquilo que já foi vivido.

Orgulhe-se da sua história. Não tenha vergonha daquilo que foi vivido - e isso vale também para os erros que cometeu, afinal foram eles que permitiram que você chegasse aqui.

 

  • Refaça sua rotina

Deixe para trás os velhos hábitos - aquilo que te faz mal e não te ajuda a alcançar os seus objetivos.

Crie (novas) metas, organize a agenda, arrume a bagunça!

Observe os gatilhos que levam você a desviar o foco e tire-os da sua rotina.

 

  • Retome as rédeas da sua vida

Nós não somos como um barco sem vela que navega ao sabor das marés. O leme do destino está nas nossas mãos

Você sabe aonde deseja chegar? Este é o primeiro ponto que precisa estar claro - não podemos começar uma viagem sem saber o destino final.

É a partir disso que você vai poder traçar cada etapa da sua jornada rumo ao sucesso!

 

  • Repense suas crenças

Quando alguém diz que “a vida muda em um instante”, você pensa em algo positivo ou negativo?

De uma maneira geral, nós temos sempre a ideia de que mudar é um movimento desagradável e doloroso. Mas da mesma forma que chegam notícias ruins, também podem chegar boas novidades.

Esteja aberto para o novo e confiante de que tudo vai dar certo

2022 será o tempo de REcomeçar; de fazer de novo, mas de um jeito diferente. E nós seguiremos aqui, sendo o seu melhor parceiro para alcançar as conquistas.

 

Por isso, desejamos a você e a toda a sua família um ano próspero, cheio de saúde, amor, realizações e, claro, emprego e educação para TODOS! 🌟