Xô, procrastinação!
Você se considera uma pessoa produtiva? Ou é daqueles que, quando chega o final do dia, percebe que a lista de coisas a fazer está do mesmo tamanho?
O mundo diz a todo o tempo: seja produtivo!!! No entanto, para que isso aconteça, não basta se afundar em trabalho. Na verdade, produtividade não tem a ver com isso. Em nosso texto de hoje, vamos desvendar esse termo e descobrir formas de aprimorar a nossa produtividade no trabalho.
Eu produzo, tu produzes…
De uma maneira geral, ser produtivo está ligado à capacidade de produzir algo. Mas quando inserimos este termo no contexto do mercado de trabalho, ele adquire novas possibilidades de significado.
É muito comum que as pessoas pensem que um colaborador produtivo é aquele que trabalha muito. Por isso, vemos muitas pessoas se “afundando” em trabalho e abrindo mão de períodos de descanso, estudo e lazer.
Na verdade, ser produtivo é dar conta das suas demandas no período de tempo reservado a elas, ou seja, otimizar o uso do tempo.
Então, se você começa o seu dia com uma lista de tarefas e, ao final dele, percebe que não chegou nem na metade delas, é o momento de repensar suas práticas.
Abra mão da procrastinação
Você sabe o que é procrastinar? É quando adiamos a resolução de uma determinada tarefa até os últimos instantes.
Será que esse é o seu jeito de encarar a rotina?
Bom, para muitos profissionais, a procrastinação é quase uma parceira de trabalho. A grande questão é que, por mais que muitas pessoas consigam atingir suas metas e prazos mesmo procrastinando, essa prática pode ser muito nociva à nossa saúde. Estresse, esgotamento mental, ansiedade e cansaço excessivo são alguns dos sintomas identificados em pessoas que não conseguem organizar a rotina e vivem em um padrão de adiamento/ procrastinação.
Separamos então algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia e melhorar a sua produtividade:
1) Evite objetivos abstratos
Nosso cérebro tem dificuldade de assimilar e reagir a objetivos abstratos. Tarefas como “melhorar o meu LinkedIn”, “comer melhor” ou “ser mais proativo” tem baixa eficácia quando pensamos na nossa produtividade.
Por isso, quando estiver diante de demandas como essas, tire um tempo para transformá-las em metas objetivas e, portanto, mais fáceis de serem assimiladas e atingidas:
=> Comer melhor = cortar açúcar e frituras, comer 2 frutas por dia, beber pelo menos 2l de água diariamente etc.
2) Seja realista
Na hora de planejar a sua agenda diária/semanal, seja o mais realista possível. Atribua, para cada tarefa, o tempo realmente necessário para que ela seja concluída.
Não adianta idealizar a sua própria produtividade assumindo compromissos demais para um curto período de tempo. Essa é a receita para o estresse e a ansiedade, fatores que fazem o seu rendimento cair em vez de aumentar.
3) Identifique seus inimigos
O que tira a sua atenção e faz com que você perca o foco? O celular? A música no rádio? O barulho da rua?
É importante se conhecer e saber quais elementos diminuem o seu rendimento e te levam para um lugar de maior lentidão no momento do trabalho. Um dos maiores vilões da produtividade nos dias de hoje é o celular. Perdemos longas horas do nosso dia rolando a tela, perdidos no mar das redes sociais.
Se esse é o seu caso, elimine o uso do celular durante o expediente e veja o seu tempo se multiplicar.
4) Responda às mensagens nos intervalos
E-mail, whatsapp, Telegram, Facebook, Slack… São muitas as ferramentas de comunicação nos dias de hoje. Um dos grandes inimigos da produtividade é justamente o excesso de mensagens que chegam a todo instante.
Pense comigo: você começa a escrever um relatório e o alarme sonoro que indica uma nova mensagem toca.
Você para o que está fazendo e vai ver o que é.
Responde e volta para o relatório.
Como o raciocínio foi interrompido, você leva um tempo para retomar a concentração.
Quando está novamente imerso na tarefa, o alarme toca outra vez…
Assim, uma tarefa que levaria 1 hora para ser concluída, acaba tomando o triplo do seu tempo.
Tire pequenos intervalos entre as tarefas voltados exclusivamente para responder mensagens. Isso vai otimizar a sua agenda.
5) Descanse
Não adianta se sobrecarregar… Quando nossos corpo e mente estão cansados, o rendimento automaticamente cai. Por isso, invista em pequenos intervalos ao longo do seu dia e não deixe de reservar um espaço na agenda para descanso e lazer.
Isso fará toda a diferença para que você se sinta renovado e mais disposto na hora de voltar ao trabalho!