Já começou a fazer a sua listinha de resoluções para 2023? Não? Então, mãos à obra!
Todos os anos, quando chega dezembro, começamos a refletir sobre tudo aquilo que não está bom em nossas vidas e o quanto desejamos mudar essa realidade.
Mudar significa trocar de padrão: abandonar os hábitos antigos, que não nos fazem bem, para criar outros hábitos, esses sim melhores para a nossa vida.
Mas como fazer isso?
Simples: se organizando! E é aí que entram as tais resoluções.
Resolução é uma maneira que encontramos para resolver uma questão.
Criar resoluções é o mesmo que criar soluções para aquilo que não está dando certo.
E tem mais: como nosso cérebro funciona muito bem com metas, fazer a listinha do ano novo ajuda a tirar a mudança do plano do desejo para torná-la realidade.
Por isso, a gente decidiu te dar uma forcinha e criar uma lista com uma resolução para cada mês. A ideia é te inspirar para Refuturizar o ano que vai chegar!
Janeiro: parar de procrastinar
A melhor meta para começar o ano. Afinal, ela ajuda a “viabilizar” todas as outras, não é mesmo?
Procrastinar, muitas vezes, é a razão pela qual fazemos, fazemos, mas nunca saímos do lugar. Como estamos sempre atrasados, fica difícil “abrir espaço” para a chegada do novo.
- Confira nossas dicas para acabar com a procrastinação.
Fevereiro: exercitar a felicidade
No mês do Carnaval, uma boa meta é ser feliz!
De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto Global Hapiness, quase metade da população brasileira não se considera “muito feliz”.
Mas se engana quem pensa que a alegria é algo que vem de fora. Como diz a canção, “felicidade é só questão de ser” (Marcelo Jeneci).
Os problemas sempre vão existir, mas a maneira como lidamos com eles pode sempre mudar.
Março: comer melhor
Passado o período de comilança das festas, é hora de investir em uma alimentação mais balanceada.
Isso certamente vai trazer mais energia e saúde para o seu dia a dia.
Mais do que tentar fazer dietas mirabolantes, o corpo precisa de uma reeducação alimentar. Beba mais água e aposte no prato colorido, com muitas frutas e hortaliças.
Abril: praticar atividade física
E o que mais combina com uma alimentação saudável do que atividade física?
Um corpo saudável é um corpo em movimento. O sedentarismo, estilo de vida de quase metade dos brasileiros, é o motivo por trás do desenvolvimento de uma série de doenças.
Cerca de 30 minutos diários já são suficientes para melhorar (e muito!) a sua qualidade de vida.
Maio: aprender a meditar
E não basta pensar na saúde do corpo. A saúde da mente é tão importante quanto - e sua falta pode, muitas vezes, adoecer o corpo.
É cientificamente comprovado que a meditação traz inúmeros benefícios, como redução do estresse e da ansiedade; diminuição da hipertensão; melhora do sono e maior foco no trabalho.
Junho: Melhorar as habilidades emocionais
Grande parte do nosso estresse advém da forma como nós lidamos com os nossos problemas e, principalmente, com as nossas relações.
A Inteligência Emocional, conceito da psicologia difundido por Daniel Goleman, trata justamente da capacidade de identificar as emoções (sua e do outro) e, assim, desenvolver formas saudáveis de lidar com elas.
Julho: ler mais
Como diz o cantor Djavan, “um dia frio, um bom lugar pra ler um livro…”
Com a chegada do inverno, vale dedicar um tempo para investir no hábito da leitura, que expande a visão de mundo, melhora a compreensão de texto, aprimora a escrita e mantém o cérebro ativo, evitando doenças degenerativas como o Alzheimer.
Agosto: consumir conteúdo de qualidade
E já que estamos falando de cultura, que tal estudar enquanto assiste a filmes e séries?
Hoje em dia, existem inúmeros conteúdos de qualidade, de ficção a documentários, que vão nos ajudar a ganhar conhecimento sem abrir mão do entretenimento.
Setembro: ser mais confiante
No nono mês do ano, uma meta ousada: arriscar-se mais!
Quantos dos seus sonhos estão guardados na gaveta por medo do incerto, por medo de fracassar? Que tal desengavetar e colocar as mãos na massa?
É hora de acreditar na sua potência e ir à luta!
Outubro: ser mais organizado
A guru da organização Marie Kondo diz que “a melhor maneira de descobrir o que você realmente precisa é se livrar do que não precisa”.
A organização, além de otimizar a rotina, também é uma prática de higiene física e mental, que traz inúmeros benefícios, inclusive emocionais.
Novembro: aprender um novo idioma
Você pode ter um currículo excelente, um currículo mediano ou ser um iniciante na vida profissional, mas se tiver o domínio de um outro idioma, certamente conquistará melhores oportunidades.
Que tal, então, tirar o plano do papel e começar a estudar uma segunda língua? O ano está no finalzinho, mas ainda dá tempo.
Dezembro: colaborar com uma ação social
Ajudar não transforma a vida apenas de quem recebe, mas também a de quem doa. Por isso, antes do ano acabar, que tal praticar uma boa ação?
Pode ser um trabalho voluntário, uma ajuda financeira ou mesmo uma doação de roupas, brinquedos ou alimentos. Tanto faz, o importante mesmo é fazer o bem!
2022 está chegando ao fim e o nosso maior desejo é seguir te ajudando a crescer e realizar os seus sonhos por muitos e muitos anos.
Que 2023 a gente Refuturize com muito Emprego e Educação. Feliz ano novo! Até lá!