3 dicas para ter um RH estratégico na sua empresa

Refuturiza - 14 Novembro, 2022

PreparaTodos

3 dicas para ter um RH estratégico na sua empresa

Não é de hoje que sabemos que a promoção de uma gestão estratégica é o caminho certo para as empresas que querem crescer, mas hoje vamos entender a participação do RH ...

Não é de hoje que sabemos que a promoção de uma gestão estratégica é o caminho certo para as empresas que querem crescer, mas hoje vamos entender a participação do RH nesse processo.

Recursos Humanos, ou simplesmente RH, é o setor de uma empresa responsável por recrutar e desenvolver os seus talentos. E engana-se quem pensa que, dentro de suas atribuições, não está uma importante participação no crescimento da organização.

Na verdade, esta é uma área que deve estar profundamente envolvida no planejamento estratégico.

A gestão estratégica

Você já deve ter ouvido dizer que nós estamos na chamada “Era da Informação”, certo? Atualmente, encontramos uma quantidade gigantesca de dados circulando livremente pela internet e são esses dados que vão gerar informações profundamente relevantes para as organizações.

Isso porque, a partir de uma leitura interpretativa  desses indicadores, será possível fazer uma análise preditiva e, consequentemente, um planejamento de médio e longo prazo para a empresa. 

Gestão estratégica de RH

E de que forma isso se relaciona com a área de Recursos Humanos?

Bem, como falamos anteriormente, esse é o setor da empresa que atua no recrutamento e desenvolvimento dos colaboradores. E os colaboradores são a força motriz de uma organização. São eles que fazem com que a empresa avance em direção ao seu êxito.

Assim, fica mais claro entender porque o RH é tão importante para o desenvolvimento estratégico, já que a sua atuação influencia diretamente o resultado final das ações.

Por isso, cada vez mais, as empresas investem na implantação de um RH estratégico. Você sabe o que é isso?

É realizar a gestão de pessoas em um formato que seja fundamentado sobre alguns pontos:

  • análise de dados sobre os colaboradores;
  • conhecimento estratégico sobre os objetivos da empresa; 
  • criação das condições ideais para pôr em prática as estratégias; e
  • apoio aos líderes na tomada de decisões.

Dicas para ter um RH estratégico

  • Investir em tecnologia

Precisamos usar os avanços tecnológicos a nosso favor. 

Hoje em dia, podemos contar com inúmeros programas de computador capazes de facilitar o dia a dia do RH, como, por exemplo, no momento do Recrutamento e Seleção.

Como sabemos, recrutar não é apenas identificar os bons profissionais, mas os bons profissionais capazes de contribuir positivamente para o crescimento da empresa. Isso significa que o perfil do colaborador deve se encaixar no perfil da organização e vice-versa.

 Por isso, já existem testes capazes de identificar, com maior assertividade, os cargos ideais para cada um de acordo com suas habilidades comportamentais. E esse é apenas um dos exemplos em que a tecnologia pode contribuir de forma bastante positiva para a implantação de um RH estratégico.

  • Promover uma maior interação entre o RH e outros setores

A gestão de pessoas passa também pela oferta de treinamentos, cursos e workshops que venham a enriquecer o capital humano dos profissionais. E é fundamental que estes sejam direcionados de acordo com o planejamento estratégico da empresa. 

Assim, o gerente de RH precisa estar em contato direto com os gestores dos outros setores para conduzir a gestão de pessoas de acordo com os objetivos e metas definidos para cada uma das áreas.

 

  • Promover uma política de retenção de talentos

Um time coeso é um time em que a rotatividade é reduzida ao mínimo possível. 

Vamos entender isso? Por melhor e mais bem qualificado que seja um profissional contratado, ele sempre precisará de um período de adaptação para se entrosar com seus colegas e se familiarizar com a cultura e os valores da empresa, bem como com a rotina e o ritmo de trabalho.

Muitas vezes, esse excesso de turnover é uma consequência da falta de políticas efetivas de retenção de talentos, já que, cada vez mais, os profissionais desejam trabalhar em lugares em que se sintam valorizados. 

Quando há um “entra e sai” de colaboradores, ficamos longos e constantes períodos com um déficit no time - e isso, certamente, impacta negativamente o planejamento estratégico. 

E aí, pronto para Refuturizar o RH da sua empresa?

Tópicos: empregabilidade, recursos humanos, Gestão de Pessoas, RH


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more