3 novos hábitos para o seu novo ano
Fim do carnaval, começo de ano: o momento perfeito para criar novos hábitos! Venha saber quais!
Dizem por aí que o Brasil é o único país do mundo que comemora o ano novo duas vezes: a primeira, em 1° de janeiro e a segunda, depois do carnaval.
Brincadeiras à parte, a verdade é que, normalmente, a gente adia os novos projetos para depois que a festa acabar. Então, agora que a quarta-feira de cinzas chegou, que tal investir de verdade em novos hábitos?
Os hábitos atômicos
Em 2019, o autor, palestrante e especialista em hábitos James Clear publicou um livro que viria a se tornar Best Seller em todo o mundo: Hábitos Atômicos.
Nele, a tese defendida é a de que, se queremos construir uma nova vida, com novos padrões de comportamento, devemos começar a mudança pelos nossos hábitos. Como diz Clear: “hábitos são como átomos de nossas vidas”.
Você sabe o que é um átomo?
Apesar de invisível a olho nu, é a partir dele que se forma tudo aquilo que possui massa e existe no mundo.
Quando falamos de hábitos atômicos, estamos justamente nos referindo àquelas pequeníssimas atitudes que tornarão viável a construção de um novo padrão de vida. Um novo EU, com uma vida mais saudável, feliz e produtiva.
E que hábitos podem são esses?
Na verdade, não há uma única resposta, mas nós separamos três que certamente farão a diferença na sua vida.
Beber mais água
Quantos litros de água você bebe por dia?
Se a resposta for menos de 2l, saiba que você está colocando a sua saúde em risco. Veja por quê:
- A baixa quantidade de líquido no organismo leva à chamada desidratação.
- Isso faz com que haja uma diminuição do volume de sangue e, consequentemente, o funcionamento do coração é prejudicado.
- Além disso, a baixa quantidade de líquido leva ao ressecamento da pele, à retenção de líquido e ao inchaço, à piora da função renal.
Mas quando você muda essa realidade, a melhora é rápida e traz ainda mais benefícios, como a perda de peso (pela diminuição da retenção de líquidos), maior elasticidade na pele e melhorias no funcionamento do cérebro.
Soma-se a isso o fato de que nós vivemos em um país tropical, com altas temperaturas, o que intensifica a nossa necessidade pela ingestão de líquidos. Por isso, beber entre 2 e 4 litros de água por dia é um hábito fundamental.
Dormir mais e melhor
Há algum tempo tem se criado uma ideia na nossa sociedade de que pessoas produtivas (e, logo, bem sucedidas) são aquelas que trabalham 24/7.
O problema é que, além disso não ser verdade, provoca o surgimento de uma legião de pessoas física e emocionalmente doentes - e, inversamente ao esperado, muito menos produtivas.
Na verdade, quanto melhor dormimos, melhor funcionará o nosso cérebro e, consequentemente, melhor será o nosso rendimento.
Mas como podemos dormir melhor?
- Você provavelmente já ouviu dizer que bebês e crianças pequenas precisam de rotina, certo? Mas o que talvez não tenham te contado é que todos nós precisamos dela.
A organização dos horários do dia traz previsibilidade para o nosso corpo, que já vai se preparando para relaxar e descansar conforme vai chegando a hora de dormir.
- Faça uma alimentação mais leve na parte da noite. Alimentos ricos em gordura propiciam uma digestão mais lenta, suscetível à refluxos e com maior probabilidade de interrupção do sono.
Por isso, o ideal, para não sobrecarregar o organismo, é optar por uma sopa, uma salada ou mesmo um lanche. Além disso, é importante não comer muito em cima da hora de deitar, mas sim até duas horas antes.
- Desligue o celular e/ou tablet entre 30 e 60 minutos antes de se deitar, pois a luz azul emitida por esses dispositivos é altamente estimulante para o nosso cérebro, o que faz com que ele fique em estado de alerta - o oposto do que precisamos na hora de dormir.
Faça atividades físicas regulares
O corpo humano foi desenvolvido pela natureza para estar sempre ativo e em movimento. Acontece que, com a evolução tecnológica, nosso organismo foi ficando cada vez mais sedentário.
Não precisamos, por exemplo, mais sair para caçar ou colher o nosso alimento; ele chega à nossa casa em minutos, bastando apenas um “clique”. E essa lógica vale para quase tudo o que diz respeito à nossa sobrevivência.
A consequência: cada vez nos mexemos menos!
O problema é que, ao mesmo tempo em que ganhamos muito em praticidade, perdemos em saúde quando nos mantemos em uma rotina sedentária.
A prática de atividades físicas regulares propicia:
- Sensação de bem-estar por aumentar os níveis de dopamina, o hormônio responsável por regular o nosso humor.
- Prevenção de doenças por melhorar o fluxo sanguíneo, controlar a pressão arterial e, consequentemente, reduzir o risco de doenças do coração.
- Melhora a qualidade do sono e da respiração, garantindo um descanso verdadeiramente de qualidade e dias com mais disposição e energia.
Curtiu essas ideias? Então compartilhe com os amigos e construam juntos novos hábitos neste ano que começa outra vez!