5 estratégias para transformar metas em realidade
Veja como tirar as metas do papel e transformá-las em realidade em 2024!
Se você circulou pelas redes sociais durante o período de final e início de ano, viu que sobraram memes sobre as resoluções de fim de ano. E a graça é sempre a mesma: promessas que fizemos e nem passamos perto de cumprir.
Por que será que é tão difícil concluir as metas que fazemos para nós mesmos? Parece que essas listas são sempre condenadas ao fracasso…
Mas a gente veio aqui te dizer que isso não é verdade!
Quando você faz uma lista de metas para um novo ano está dizendo para si mesmo que quer construir uma nova realidade para si. E se você não consegue tirar esses itens do papel não é por falta de vontade, mas porque não está usando as estratégias certas!
Só que nós temos essa chave… e vamos compartilhar com você!
Vem com a gente!
1) Defina metas claras e objetivas
Digamos que uma das suas resoluções para 2024 seja “ganhar mais dinheiro”. Percebe que, apesar dela fazer muito sentido, não é tão clara e objetiva?
O nosso cérebro não sabe administrar ordens que sejam muito amplas e que podem ter infinitas soluções. Defina melhor a sua meta. Por exemplo: qual é o valor mensal que se deseja alcançar? E em quanto tempo?
Depois, desmembre a sua meta em objetivos menores de modo a indicar para você mesmo o caminho para alcançar o que deseja.
Exemplo:
=> Alcançar uma renda mensal de 5 mil reais em 12 meses.
Como?
- Me matricular no MBA - Unar + Refuturiza
- Atualizar o currículo
- Criar um perfil no LinkedIn
- Fazer curso “Liderança Inspiradora”
- Cadastrar currículo na plataforma da Refuturiza
Viu como fica mais simples e palpável? Com metas claras e bem definidas, nosso cérebro compreende melhor o que precisa ser feito. Isso facilita a visualização do progresso e evita que você se sinta sobrecarregado.
2) Estabeleça metas e prazos realistas
Uma outra coisa que faz com que as pessoas desanimem e deixem para trás as suas metas de ano novo é criar para si objetivos e prazos irreais.
Vamos a outro exemplo.
Cuidar da saúde também é uma resolução muito comum (será que faz parte da sua lista?). E é claro que onde há cuidado com a saúde, há a necessidade de fazer exercícios físicos.
Aí, o que acontece?
O anjo que NUNCA fez atividade física estabelece a meta de correr 1 quilômetro por dia na primeira semana. Vai dar certo? É claro que não...
Você precisa ser coerente. E tudo bem se no início os objetivos forem bem pequenos. É melhor começar devagar e ir ganhando velocidade aos poucos.
Como dizem os americanos: em longas jornadas, dê passinhos de bebê!
3) Priorize as suas tarefas
Algumas correntes da Gestão de Tempo dizem que podemos dividir nossas tarefas em 4 categorias:
- Urgente e Importante
- Não urgente e Importante
- Urgente e não importante
- Não urgente e não importante
Nós devemos nos preocupar apenas com as tarefas que fazem parte das 2 primeiras categorias. Mas adivinha em quais tarefas mais ocupamos nosso tempo? Naquelas que estão nas 2 últimas categorias!
Rolar tela de celular, fazer fofoca, assistir a programas vazios de informação e atender a solicitações de terceiros que não contribuem para a sua rotina são alguns exemplos de tarefas que roubam a sua atenção e desviam o seu foco do propósito.
Então, priorize aquilo que você precisa fazer, ou seja, invista tempo e energia nas áreas certas!
4) Crie hábitos
Muitas de nossas resoluções envolvem a criação de um novo mindset, ou seja, uma mudança de mentalidade que produza um novo (e melhor) jeito de ser e agir. E esse mindset vem sempre acompanhado de novos (e melhores) hábitos: comer fruta em vez de pão de manhã; atividade física três vezes por semana; meditar por 15 minutos todos os dias etc.
Mas, para que novas atitudes virem hábitos, é necessário um trabalho estratégico e contínuo. James Clear, autor do best-seller “Hábitos Atômicos”, dá algumas dicas para obter sucesso nessa missão, como:
- Identificar os gatilhos que criam os seus hábitos;
- Vincular recompensas imediatas aos hábitos desejados para aumentar a sua motivação; e
- Investir em pequenas mudanças que tenham um impacto significativo é melhor do que tentar mudar um padrão de comportamento “do dia para a noite”.
5) Busque apoio e responsabilidade
Sabe aquela pessoa que sempre tem um comentário negativo?
Aquele “amigo” ou parente que, quando você conta que começou a fazer algo novo e positivo para a sua vida, vem logo com um comentário negativo? Então, afaste-se deles!
Quando você estabelece propósitos sérios para a sua vida, que vão te ajudar a alcançar os seus sonhos, é fundamental abandonar tudo aquilo que te abala e desanima.
Agora, ao mesmo tempo que tem gente que só atrapalha, existem pessoas que são verdadeiramente amigas que nos ajudam a ir ao encontro dos nossos propósitos. E nessas horas, nós precisamos MUITO delas.
Entenda, o ser humano foi criado para viver em comunidade. É da nossa natureza. Por isso o isolamento é algo tão difícil para nós. Então, compartilhe suas metas com esses amigos, familiares ou colegas. Ter um sistema de apoio e responsabilidade pode te motivar a permanecer no caminho certo quando bater o desânimo. Além disso, ter alguém para discutir seus objetivos também proporciona oportunidades para obter conselhos e alcançar novas perspectivas.
E agora, pronto para tirar as metas do papel? Então, arregace as mangas e vem com a gente Refuturizar 2024!
Aprenda a usar melhor o tempo com nossos cursos de produtividade!