5 profissões do futuro: para quem quer sair na frente

PreparaTODOS - 01 Março, 2021

PreparaTodos

5 profissões do futuro: para quem quer sair na frente

Quais as profissões do futuro? E por que elas serão tão relevantes? Se você está entrando no mercado de trabalho e quer sair na frente, vem com a gente descobrir 5 ...

Quais as profissões do futuro? E por que elas serão tão relevantes? Se você está entrando no mercado de trabalho e quer sair na frente, vem com a gente descobrir 5 profissões do futuro!

Você sabe o que faz uma telefonista? E um leiteiro, o que faz? Bom, talvez você nunca nem tenha ouvido falar dessas profissões já que elas fazem parte do passado.

É natural que com o avanço tecnológico e, consequentemente, com a mudança de cultura e comportamentos, certas profissões deixem de existir para dar lugar a outras. 

Fique antenado

O mundo atual está em constante transformação. As mudanças, além de frequentes, chegam em ritmo acelerado! Por isso, se você quer entrar no mundo profissional com o pé direito é muito importante estar atento às tendências do mercado.

Vem com a gente conhecer 5 profissões com forte tendência de crescimento nos próximos anos:

Analista de dados:

Já reparou como hoje em dia fala-se muito na importância dos dados? 

As maiores empresas do mundo usam a análise de dados confiáveis para a tomada de decisões. A partir deles, é possível antecipar uma tendência do mercado para o futuro, o que é de extrema relevância em um mundo em constante transformação.

O analista de dados é o profissional responsável pela análise e leitura interpretativa dessas informações para identificar padrões e predisposições para o futuro do mercado.

Especialista em segurança da informação:

Como falamos no tópico anterior, os dados são de suma importância para o funcionamento do mercado nos dias de hoje. Exatamente por isso, temos uma grande quantidade de informações circulando nas redes e é necessário que haja segurança para que elas não caiam em mãos erradas.

Recentemente, vimos o caso de um mega vazamento de dados de mais de 200 milhões de brasileiros. Isso é bastante grave e, por essa razão, é motivo de grande preocupação entre as empresas. 

O especialista em segurança da informação identifica a fragilidade dos sistemas (são fáceis de serem invadidos?) e, a partir dessa análise, propõe a implementação de processos e políticas de segurança. 

Gestor ambiental

É um fato: ou começamos a investir em um mundo mais sustentável ou não teremos mundo para viver nos próximos anos.

Especialistas, inclusive, apontam que há uma estreita relação entre a degradação ambiental e o surgimento de doenças como a Covid-19. Por essa razão, é urgente a necessidade de desenvolvermos maneiras de utilizar os recursos naturais de forma mais racional e sustentável. 

Cabe ao gestor ambiental fazer propostas de ações que envolvam a economia consciente, ou seja, favoráveis ao desenvolvimento, mas que não agridam a natureza.

Terapeuta holístico

Em um mundo cada vez mais acelerado e instável, muitas pessoas têm sentido a necessidade de buscar práticas integrativas que as ajudem a manter o equilíbrio e a saúde mental.

A palavra holístico refere-se a uma visão integral. Assim, o terapeuta holístico é aquele que vê o indivíduo como um todo. Sua atuação varia, mas, em geral, envolve exercícios corporais e de respiração, tais como a meditação, o reiki e a acupuntura

Professor de EAD

Se tem uma profissão que nunca sai de moda é a do professor!

Não importa o que aconteça, sempre precisaremos de profissionais especializados na transmissão de conhecimento. O que muda, porém, é a maneira como vamos vivenciar a educação daqui para frente.

Durante a pandemia, vimos um avanço considerável da educação a distância, mas será que essa tendência é passageira?

Tudo leva a crer que não! O EAD garante uma maior flexibilidade e autonomia do aluno e, por isso, cada vez mais, firma-se como um formato do futuro. Por isso, mais do que investir no magistério, os professores que querem decolar no mercado de trabalho devem buscar aprender técnicas de como dar aula online.

O que achou dessas 5 profissões do futuro ? Alguma delas tem a ver com você? Sim? Então, mãos à obra! 

Invista em você, invista no seu futuro!

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more