6 mães inspiradoras para você seguir

Refuturiza - 06 Maio, 2022

PreparaTodos

6 mães inspiradoras para você seguir

A maternidade não é fácil, mas ela pode se tornar mais leve se compartilhamos nossas experiências e é isso que fazem essas mães.

A maternidade não é fácil, mas ela pode se tornar mais leve se compartilhamos nossas experiências e é isso que fazem essas mães.

Nos anos 1990, um adesivo para carros fez bastante sucesso. Ele dizia:

“Conheça a vida selvagem: tenha filhos!”

De fato, criar filhos não é tarefa simples. Há muitos fatores que envolvem o bem-estar de uma criança e, infelizmente, a responsabilidade sobre eles, geralmente, recai sobre os ombros das mães.

Longe da visão romântica que, normalmente, se apregoa - quem nunca ouviu frases como “ser mãe é padecer no paraíso”? -, a maternidade pode ser difícil, cansativa e só. Não à toa, os psicólogos chegaram ao termo "solidão materna” para falar da sensação de abandono que muitas mães sentem.  

Com uma rotina exaustiva, resta apenas uma pergunta ao final do dia: quem cuida de quem cuida?

É por isso que algumas mães resolveram usar a tecnologia e as redes sociais para se aproximar de outras mães e compartilhar vivências.

Vamos conhecer algumas delas?

  • Dra. Ana Januzzi (@drajannuzzi) 

Médica e mãe de duas meninas, ela usa as redes sociais para falar sobre aspectos relativos à saúde da criança, como sono e alimentação.

Recentemente, lançou o livro "O ano de Ouro", em que fala dos aspectos importantes do primeiro ano de vida da mãe e do bebê

  • Camila Monteiro (@camilamonteiro)

A maternidade é um assunto recente na vida de Camila. Sua história na internet começou com a reeducação alimentar.

Ela, que já chegou a pesar 150kg, emagreceu sem cirurgia e utilizava as redes para falar sobre a sua experiência de emagrecimento através da reeducação alimentar, sobre auto-estima e  autoaceitação.

No começo de 2021, a influencer teve uma gravidez tubária e dividiu com seus seguidores toda a dificuldade do momento.

Após um processo de FIV, ela engravidou de gêmeos - Aurora e Noah, hj com 6 meses - que nasceram prematuros. 

Hoje, seu perfil no Instagram é recheado de conteúdos sobre maternidade e a rotina como mãe de gêmeos.

  • Andressa Reis (@andressareiis)

Fotógrafa, a carioca Andressa Reis ganhou destaque nas redes por falar sobre a tal "maternidade real"

Longe do glamour que muitas blogueiras mostram, Andressa fala sobre a realidade da falta de rede de apoio, da (sobre)carga mental e dia desafios de criar os filhos sem repetir os (nocivos) padrões que a sociedade impõe.

Hoje, seu perfil no Instagram conta com mais de 300 mil seguidores que gostam do jeito direto e bem-humorado com o qual trata desses assuntos.

  • Gabi Oliveira (@gabidepretas)

Assim como Camila Monteiro, Gabi não produzia, originalmente, conteúdos sobre maternidade. No YouTube, ela gravava vídeos sobre beleza e comportamento, sempre trazendo o recorte desses assuntos que se relacionam com as questões étnicas.

Há cerca de 1 ano, porém, ela compartilhou com seus seguidores que se tornaria mãe através da adoção. Por se tratar de uma "gestação" com tempo indefinido, ela passou a dividir o processo todo de preparação para a chegada de seus filhos - sim, dois! Ela hoje é mãe de um menino de 9 anos e uma menina de 4.

  • Thalita Campedelli (@thalitacampedelli)

Se um filho já deixa as mães de cabelo em pé, imagine 6!

Essa é a realidade de Thalita Campedelli, que se tornou conhecida nas redes por compartilhar as lancheiras de seus filhos.

Casada com um diplomata, ela já morou na Rússia e hoje mora na Itália com a sua prole.

  • Duas mães e um Mundo (@duasmaeseummundo) 

Liz e Mari estão juntas há cerca de 7 anos e são mães de 4 crianças.

Em uma sociedade ainda muito preconceituosa, elas usam as redes para compartilhar as experiências de uma maternidade construída a partir de uma relação homoafetiva.

A maternidade é e sempre será uma condição desafiadora, mas queremos uma sociedade em que ela possa se tornar mais leve. Há um provérbio africano que diz ser necessário uma aldeia inteira para educar uma criança. Isso mostra que, quando deixamos recair sobre uma única pessoa essa responsabilidade, ela certamente ficará sobrecarregada.

Que neste dia das mães e em todos os outros dias do ano, mães e crianças possam ser apoiadas e respeitadas. Pois não há função mais nobre que a de formar novos e grandes cidadãos. 

Tópicos: Adoção, Mulheres


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more