A importância de ter um bom networking

Refuturiza - 28 Novembro, 2022

PreparaTodos

A importância de ter um bom networking

Se há uma certeza é a de que ninguém faz nada sozinho. E no trabalho, essa verdade se faz ainda mais presente. Por isso, ter uma boa rede de contatos é fundamental para ...

Se há uma certeza é a de que ninguém faz nada sozinho. E no trabalho, essa verdade se faz ainda mais presente. Por isso, ter uma boa rede de contatos é fundamental para quem quer ir além na profissão.

É certo que o ser humano precisa viver em sociedade. Segundo o filósofo grego Aristóteles, somos animais políticos, gregários. Apesar disso, a era digital trouxe para nós uma qualidade diferente: a solidão.

Alguns pensadores contemporâneos dizem que estamos vivendo a Era do Individualismo, pois estamos perdendo a capacidade de nortear as nossas decisões a partir da ideia de que não somos únicos no mundo, mas que fazemos parte de um todo, de um coletivo: a sociedade.

Pensamos em nossos próprios desejos, em nosso sucesso individual, em nosso bem-estar e esquecemos de olhar à nossa volta.

Mas há um espaço da vida que nos obriga a confrontar esse padrão de comportamento: o trabalho.

Pensar como equipe

Você já deve ter ouvido falar sobre as soft skills, certo?

São as habilidades comportamentais e interpessoais que complementam o nosso conhecimento técnico na construção do nosso perfil profissional. Se você segue os conteúdos da Refuturiza e está antenado nos assuntos do mundo corporativo, sabe que as soft skills são muito valorizadas e, cada vez mais, determinantes na hora da seleção de um candidato.

E “trabalhar em equipe” é uma das mais importantes dentre estas competências. Isso porque ninguém faz nada sozinho. Você pode até acreditar que sim, mas não é verdade.

Monólogo: um trabalho coletivo

Você sabe o que é um monólogo?

Apesar de ser usado em outros contextos, Monólogo é o nome que usualmente se dá a um tipo de texto dramático (ou seja, escrito para ser encenado) feito para ser dito por uma única pessoa.

E por que estamos falando sobre isso? Porque este é um excelente exemplo de como mesmo que pareça o contrário, é no coletivo que as coisas se constroem. Ainda que um ator suba ao palco sozinho para encenar uma peça, por trás dele há todo um trabalho “invisível” feito por inúmeros profissionais: diretor, cenógrafo, contrarregra, iluminador etc.

Ninguém nunca está sozinho.

A teia que constrói o trabalho

Agora que já entendemos a importância da equipe para a construção do trabalho, é hora de ver que, “fora do escritório”, o coletivo também é fundamental para o desenvolvimento profissional.

Networking é um termo em inglês que se popularizou e hoje faz parte do vocabulário corporativo.

Mas você sabe exatamente o que é isso?

Bom, vamos começar entendendo o significado do termo. Net quer dizer rede, enquanto working é gerúndio do verbo trabalhar (trabalhando).

Imagine então uma rede; uma teia. Ela é formada por uma série de fios que se entrelaçam e, a partir de seus nós (ou seja, de seus pontos de contato), ela dá origem a outros fios, que vão novamente se entrelaçar, formando um todo forte e seguro.

Agora pense nos seus relacionamentos. Não é exatamente assim que acontece?

Você conhece uma pessoa e se torna amigo dela. Ela te apresenta para um grupo de amigos. A partir desse grupo de amigos você conhece outras pessoas e, assim, vai ampliando a sua rede de relacionamentos.

Quando estamos em rede, não estamos sozinhos. O coletivo fortalece o indivíduo e o ajuda a crescer.

A rede de contatos profissionais

Imagine que o mercado de trabalho é um grande mar, um oceano gigante em que navegam milhares de pessoas todos os dias.

Se você tentar nadar nesse mar sozinho, apenas batendo os braços, as chances de ficar parado em um só lugar ou mesmo de se “afogar” são grandes. Mas se várias pessoas se unem, conseguem desbravá-lo com maior facilidade.

Você já ouviu aquela história de “um sobe e ajuda o outro a subir”?

Então, é isso que acontece quando você faz um bom networking. Quando as pessoas sabem quem você é, conhecem o seu trabalho e o seu potencial, você tem mais chance de conquistar melhores oportunidades e, assim, crescer na sua carreira.

Lembra da ideia da rede?

O psicólogo Stanley Milgram desenvolveu uma teoria que diz que todas as pessoas do mundo estão ligadas a, no máximo, 6 graus de separação. A gente entende melhor essa ideia quando lembra da rede. Você conhece uma pessoa, que conhece outra pessoa, que conhece uma terceira e assim por diante.

Quando você constrói um bom networking amplia a sua rede de contatos, as possibilidades de conhecer pessoas importantes da sua área de atuação, assim como aumenta a chance de que seus talentos sejam conhecidos por mais gente.

Então, o que está esperando para começar a construir a sua?

Tópicos: mercado de trabalho, empregabilidade


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more