Aprendendo a aprender

PreparaTODOS - 23 Dezembro, 2020

PreparaTodos

Aprendendo a aprender

Estudar é uma das atividades que mais praticamos ao longo da nossa vida. Mas será que estamos fazendo direito?

Estudar é uma das atividades que mais praticamos ao longo da nossa vida. Mas será que estamos fazendo direito?

Se você estranhou a nossa afirmação anterior, calma. A gente te explica! Uma pessoa que tenha concluído a formação básica escolar de forma regular, passa cerca de 12 anos na escola. É claro que há exceções… talvez a sua realidade mesmo seja diferente desta. Ainda assim, com certeza, estudar faz parte da sua rotina. Quando você aprende uma receita, quando lê o jornal, quando se interessa por um assunto novo, também está estudando. E quando se prepara para um concurso? Bom, não preciso nem dizer, né? 

No entanto, apesar de ser uma ação que faz parte do nosso cotidiano, posso afirmar que, na maior parte das vezes, não a desenvolvemos da melhor maneira.

Como assim?

Não quer dizer que, porque você faz algo constantemente, tenha descoberto a melhor maneira de fazê-lo.  Você pode estar desperdiçando parte do seu potencial por não usar as técnicas corretas de aproveitamento dos estudos. 

Pensando em te ajudar a ter um rendimento ainda maior na hora de se preparar para a prova ou concurso que deseja fazer, separamos algumas técnicas que podem te ajudar.

Vamos ver?

Varie o conteúdo:

Evite ficar estudando um mesmo assunto por longos períodos. Distribua as disciplinas ao longo do seu horário de estudos e vá variando as matérias. É o chamado estudo intercalado. 

Divida seu horário de estudos em turnos menores e distribua as diferentes disciplinas entre eles: um para português, outro para matemática e assim por diante. Por incrível que pareça, isso pode ser mais eficiente do que estudar de forma intensiva para cada uma e vamos te explicar o porquê. Cada conteúdo trabalha uma parte diferente do cérebro. Quando os intercalamos, mantemos o nosso cérebro mais ativo e desperto, facilitando a compreensão dos assuntos que estão sendo estudados.

Faça perguntas:

Uma forma eficaz de compreender um determinado assunto, principalmente quando ele pertence à área de humanas, é fazer as seguintes perguntas:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Como?
  • Onde?

Elas são a base para que você desenvolva os seus próprios resumos, o que nos leva à próxima dica.

Faça revisões:

Estudos apontam que absorvemos cerca de 80% do conteúdo quando estudamos ele pela primeira vez. Para chegar ao rendimento máximo, é importante revê-lo no dia seguinte ou, no máximo, nos dias que seguirão. 

Fazer resumos é uma excelente estratégia, que vamos desenvolver melhor no próximo tópico.

Escreva!

Fazer anotações é um método muito eficaz de registrar e absorver os conteúdos. Além disso, ao anotar, você verifica a sua real compreensão do assunto. 

Vamos apresentar dois métodos de elaboração de resumos que são bastante eficazes: 

Mapa mental: 

Nesse método, as anotações são feitas através de esquemas. É uma técnica muito interessante para fazer conexões entre os assuntos.

Vamos entender isso melhor?

Para fins didáticos, os conteúdos foram separados em caixinhas: português, matemática, história, geografia, química, física, biologia, artes, filosofia e sociologia… Mas o mundo, lugar de onde esses conteúdos vieram, não se divide em partes. Nele, as coisas aparecem todas de forma integrada. Todas essas disciplinas dialogam entre si.

Por isso, os mapas mentais funcionam tão bem, pois permitem que o estudante faça conexões entre os assuntos. Além de melhorar a compreensão sobre os temas, você ainda aprofunda os seus conhecimentos.

Cartões:

Uma outra maneira interessante de compor os seus resumos é fazer cartões. Em cada um deles, você coloca uma parte do assunto que está sendo estudado. Assim, o estudo fica sintetizado em partes que podem ser facilmente acessadas e recapituladas a qualquer momento. 

Na hora em que for preciso tirar uma dúvida ou relembrar alguma parte da matéria, você não precisa reler tudo, basta ir ao cartão em que o tópico foi anotado.

Uma outra possibilidade oferecida por essa técnica é sortear, aleatoriamente, um dos cartões em que a matéria foi desenvolvida e tentar explicar o antes e o depois daquele tópico. Isso vai te ajudar a verificar se realmente entendeu e absorveu o conteúdo.

Seja “professor”

Você já ouviu dizer que a gente aprende ensinando? Olha, essa é uma grande verdade. 

Quando vamos explicar algo para outra pessoa, verificamos a nossa real compreensão sobre ela. Além disso, exploramos as diversas possibilidades de abordagem de um mesmo assunto, o que nos leva a conhecê-lo mais profundamente, com mais propriedade.

Por isso, forme grupos de estudos (ainda que virtuais) ou peça a ajuda de pessoas próximas para exercitar essa técnica.

Pratique

Nossa última dica é essa: exercitar! Sabe porque os professores passam exercícios depois da explicação? Porque eles ajudam a verificar a compreensão e  a fixar o conteúdo.

Se você está se preparando para um concurso, exercite os seus conhecimentos através de provas antigas e simulados. A maior parte dos concursos públicos (tal como o ENEM) disponibiliza esses materiais gratuitamente na internet!

Comece hoje mesmo a aplicar essas técnicas e veja o resultado na sua rotina de estudos.

Nos vemos na próxima semana!

Tópicos: Cursos Preparatórios, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more